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marciafk@uol.com.br
  20 de outubro
  Cartas na mesa
 
Alguns restaurantes abrem e fecham suas portas com a mesma velocidade. A receita para o sucesso ou a "mortificação" precoce depende de ingredientes que, às vezes, "dão liga" entre si, mas que também podem fazer "desandar o bolo".

Existem aqueles que vêem nesse tipo de empreendimento um investimento comercial visando lucro garantido num curto-médio espaço de tempo. Aplicam suas reservas ou vão atrás de parcerias dispostas a aplicar seus capitais no negócio. Encontram seus pontos e iniciam suas obras. Contratam arquitetos (às vezes engenheiros), decoradores, designers, projetistas de iluminação... .Colocam à mesa pratos, talheres e copos "importados", equipam suas cozinhas com fornos de convecção, fritadeiras, chapas, char-broilers, máquinas para lavagem, e coifas capazes de "exaustar" até panela de pressão.

O que comumente acontece por esquecimento, em meio a tantos detalhes, é a preocupação com o enfoque principal do estabelecimento, pois tratando- se de um comércio é evidente que deva haver um produto. E esse atende pelo nome de cardápio. Empreendedores com esse perfil citado delegam a último plano a atenção ao que não é um detalhe, mas sim "o carro-chefe" da empreitada. Saem como loucos atrás de um chefe de cozinha capaz de elaborar um cardápio "que seja chique, moderno e - de preferência -barato", que seja executável e implantável sem demora, já que a casa, com suas obras concluídas, não dispõe de tempo para treinamentos e maiores delongas. O aluguel do ponto e a folha de pagamento já estão correndo soltos, o dinheirão que excedeu a previsão da obra só saiu e ainda nem um tostão foi "garfado". Cartas de vinhos e assessorias de imprensa, nem pensar. Os gastos ficaram incrustados no mármore importado do piso ou no vidrotil dos banheiros.

Essa é uma receita perecível e digna de fracasso.

Comida não pode ser tratada como um par de calçados, com todo o respeito e fixação que confesso ter por esse item do vestuário, pois os estoques são substituídos à mercê da moda e estação, não perecem e, muitas vezes, são consignados.

Lidar com comida apoiando-se em modismos é um "furo n’água".

Algumas providências básicas devem ser tomadas quando se decide enveredar por esse caminho:

. Verificar na procura do ponto qual o perfil de clientela que se pretende atender.

. Fazer uma pesquisa dos tipos de estabelecimentos existentes nas proximidades, assim como as facilidades de acesso, estacionamento e segurança.

. Pensar em primeiro plano qual o tipo de serviço que se pretende implantar e qual o tipo de cardápio que mais se aproxima do cliente alvo e da "alma do dono da casa" (ele deve ter uma).

. É importante equipar e distribuir os itens da cozinha depois de se ter traçado o tipo de cardápio que se pretende trabalhar, para não correr o risco de ter forno demais e pouca boca de fogão, confeitaria feita no local, sem bancada e geladeiras apropriadas, muita fritadeira e nenhuma fritura, chapa no lugar de grelha, passagem de garçom pela cozinha para buscar o prato...

. É importante que o tamanho do cardápio seja adequado ao espaço da cozinha, área de armazenamento, dimensão do estoque, adequação à desenvoltura, competência e tamanho da brigada de cozinha...

Bem, são tantos os itens necessários para ter um restaurante "feliz" que nem sempre provocam risos aos donos na "primeira infância", na sua fase inicial de vida. Consomem disposição, fins-de-semana, contas, conversas, contratos, entrevistas, contato com fornecedores, preocupações quanto a higiene, leis trabalhistas, validade dos produtos, armazenamento, planejamento econômico, financeiro e administrativo, escala de funcionários, padronização dos pratos do menu, adequação das compras à demanda...

Mais do que tudo, vender comida requer gosto e alma para o negócio. É preciso gostar de comer, gostar de comida, gostar de servir, gostar de encantar com esse produto que, diferentemente de um par de calçados, é sutil e subjetivo, às vezes levemente adocicado.

Leia colunas anteriores


13/10/2000 - É Batata
06/10/2000 - A voz do polvo
29/09/2000 - Final feliz
22/09/2000 - Flor da estação
15/09/2000 - Leite derramado

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