NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  29 de setembro
  Final feliz
 
O que é mais fácil: Escolher qual a direção a ser tomada rumo à pizzaria pós-cinema dominical ou qual o filme a ser assistido precedendo a pizzaria já sabidamente alvejada, num equilíbrio certeiro entre massa, queijo, calabresa e outras alegorias comestíveis?

Você é daqueles que se influenciam pelos ícones dos roteiros de cinema impressos do tipo "carinhas" contentes, apáticas, tristonhas ou estrelinhas cadentes que oscilam de cinco a zero, num sinal de alerta ao leitor quanto ao filme a que se pretende assistir; elege o filme por conta de trabalhos anteriores de diretores, atrizes, atores embutidos na fita; opta pelo longa após ler curtas sinopses sobre o roteiro; vai "nessa" porque um amigo respeitável indicou; ou vai por já ter visto todos os demais filmes em exibição, porque sente dor física quando abstêmio, do tipo cinéfilo de carteirinha?

E quando decide jantar (às vezes almoçar) fora, quais os critérios adotados? Insiste naquele sempre mesmo restaurante, com direito a cadeira cativa, tapinhas nas costas vindos do maitre, garçom, gerente ou proprietário do estabelecimento, sem se dar ao trabalho de ler a bula do remédio, digo o cardápio, pois além de sabe-lo de cor, invariavelmente acaba comandando o mesmo espaguete?

Consulta amigos e suas predileções, vai pra não ficar por fora desta moda, ou consulta os guias e roteiros gastronômicos que os jornais, livros e revistas oferecem? Neste último caso, a escolha com direito a deslumbramentos ou decepções serve para conferir o que já fora agraciado pelas estrelas que não caíram do céu, mas foram postas na constelação dos guias por profissionais que levam a vida duramente, acreditem, bebendo, comendo e escrevendo. Voltando às estrelas, na seqüência de uma a três, permeiam muitas galáxias.
Leva-se em consideração um vasto menu de critérios como as instalações do estabelecimento, conforto, louças, talheres, copos, guardanapos, toalhas, ar-condicionado, calefação, banheiros, ruídos, higiene, decoração, iluminação, atendimento e serviços da brigada de salão, maitre, barman e seus drinks, sommelier, hostess, serviço de manobrista, formas de pagamento, cartas de vinhos, execução e apresentação dos pratos quentes, frios, entradas, sobremesas e couverts, temperatura dos pratos, pesquisa de produtos, inovações, harmonia entre os ingredientes, fidelidade do menu ao estilo da casa, constância da qualidade padrão dos pratos "através dos tempos", seriedade e empenho dos chefes e/ou proprietários, sobretudo o sabor final dos pratos, sem esquecer da relação custo-benefício dos mesmos.

Sejam quais forem as fontes de referência de cinema, teatro, dança, gastronomia, música ou artes, ''consultemos criteriosamente essas opiniões, dosando critica ao nosso desejo, procurando saber: ´nós temos fome de quê?'", pois perambular pela cidade dando tiros às cegas pode resultar num "dejá-vù", filme triste ou numa empada de palmito sem azeitona, "cronicamente inviável".


Leia colunas anteriores

22/09/2000 - Flor da estação
15/09/2000 - Leite derramado
08/09/2000 -
Ervas, um barato
01/09/2000 - Cod fish x pirarucu
25/08/2000 - Memória agridoce

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.