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Amir Labaki
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  27 de julho
  A hora do 'Oscar' europeu
 

Ele já se chamou Felix, ganhou homenagens até no Brasil e quase desapareceu. O equivalente europeu ao Oscar insiste, agora rebatizado genericamente como 'European Film Awards', sempre sob a organização da European Film Academy. O EFA-2000 encerrou as inscrições em 9 de junho último e prepara-se para soltar nas próximas semanas a primeira grande lista de concorrentes deste ano.
O mecanismo de premiação só podia ser mais complicado que o americano. A CBF deve ter-lhes prestado assessoria. Produções européias prontas desde 1. de julho do ano passado puderam candidatar-se. Uma lista de 25 a 30 escolhidos está sendo preparada por um comitê de seleção da Academia.
Os pré-selecionados serão então encaminhados ao conjunto dos membros da EFA para a escolha dos indicados finais em cada categoria. O produtor de um filme não pré-selecionado pode ainda enviá-lo diretamente aos acadêmicos, torcendo por conquistá-los numa espécie de repescagem.
A cerimônia de premiação acontece no sábado, 2 de dezembro, no Théâtre de lÓdéon de Paris e será transmitida ao vivo por redes européia como o Canal Plus. O Eurochannel brasileiro deveria juntar-se à cadeia. Seria um estímulo para que se amplie o cardápio fílmico à disposição por aqui.
Basta um exemplo. Da lista de doze títulos destacados pela Fipresci a pedido da EFA, nenhum, nenhunzinho, entrou em cartaz no Brasil. Certo, muitos deles desembarcarão aqui em outubro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ou pouco antes no agora Festival do Rio BR. Mas aposto que será bate-volta, com raros entrando em cartaz e alcançando as outras capitais.
Favoritos? Dentre os lembrados pela Fipresci parecem ter maiores chances 'Trolosa' (Infiel) de Liv Ullmann, 'Dancer in the Dark' (Dançarina no Escuro), vá lá, de Lars von Trier, 'Topsy Turvy' (De Ponta-Cabeça), de Mike Leigh, e 'Die Stille Nach dem Schuss' (As Lendas de Rita), de Volker Scholoendorff.
Em condições normais de pressão e temperatura, os dois últimos deveriam partir com larga vantagem. 'Topsy Turvy' é uma requintada e complexa reconstituição do cotidiano dos mestres ingleses da opereta, Gilbert & Sullivan, enquanto 'As Lendas de Rita' radiografa a alma de uma ex-terrorista alemã dos anos 70, no melhor filme de Schloendorff ( O Tambor) em décadas.
É ver para crer. No ano passado, a EFA fez a coisa certa e o grande vitorioso foi 'Tudo Sobre Minha Mãe', de Pedro Almodóvar. Acontece.

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