NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Amir Labaki
labaki@uol.com.br
  10 de agosto
  Garrafa virtual
 

É hora de desafogar a caixa de e-mails. Mesmo dedicando em média cerca de uma hora por dia só à correspondência eletrônica, não dá para comentar ou responder no ato a todas as mensagens. Acumulei alguns e-mails de leitores que julgo merecer registro ou comentário especial. Tomo a liberdade de reuni-los abaixo -e a todos que me escreveram, escrevem ou escreverão, grato pela audiência e pela resposta às mensagens que postamos semanalmente nesta garrafa virtual.
Colunas sobre o Brasil parecem motivar especialmente o navegador do Folha OnLine. O recorde de acesso e de repercussão ficou com a crônica sobre os candidatos brasileiros à disputa do Oscar de melhor filme em língua não-inglesa. Os dois mais fortes continuam sendo "Eu Tu Eles", que estréia na semana que vem, e "Bossa Nova", que continua a fazer boa carreira comercial nos EUA.
A leitora Ana Graziela Acosta Silva disse ter preferido "O Dia da Caça" a "Bossa Nova" e pergunta sobre as chances de uma indicação para o thriller de Alberto Graça. São remotíssimas, Ana. Qualidades e defeitos à parte, "O Dia da Caça" não acumulou consenso crítico ou sucesso de público suficientes para escorar uma candidatura com maiores chances. Na remotíssima hipótese de chegar a ser indicado, duvidaria que ficasse entre os cinco finalistas. Thriller por thriller, Hollywood faz muito melhor.
"Os melhores risos de nossas vidas" veio logo a seguir. O correspondente em Nova York, Sérgio Dávila, mais uma vez honrou-nos com a audiência, lembrando a ausência de Costinha da lista de principais comediantes do cinema nacional. Para ir direto ao ponto, não houve esquecimento. A omissão foi deliberada.
Por sua vez, Andrea Vieira Santos ousou votar num extraordinário ator em geral coadjuvante: Walter D'Ávila. A pesquisa do Canal Brasil, que catalisou a coluna, foi liderada por folga pelo imenso Oscarito. Por estes dias, um especial sobre ele estará sendo exibido. Tivesse feito carreira nos EUA, Oscarito dividiria sem favor o culto destinado a Chaplin, Keaton, Groucho e Jerry Lewis. Comentando a coluna "De Dogma a Demented", o jovem Renato Assis, 19, pergunta sobre os cineastas brasileiros mais críticos ao modelo hollywoodiano. A resposta exigiria um livro. Sugiro que ele confira o irregular mas poderoso "Cronicamente Inviável", de Sérgio Bianchi, para tranquilizar-se sobre a existência de uma produção alternativa.
Por falar em Dogma, recebi do documentarista brasileiro radicado na França César Paes (Saudade do Futuro) uma resposta tardia a uma provocação que lhe fizera a partir do novo manifesto de Lars von Trier, o "Desfoco", dedicado à produção não-ficcional. Paes considerou o texto "muito vago, abrindo várias possibilidade de leitura" mas "insuficientemente claro para, na forma atual, ser seguido e/ou adotado". O cineasta destaca ainda que von Trier "gosta do paradoxo: enquanto o Dogma, que tratava de ficção, se aproxima do documentário, (...) ele chama a ficção quando trata do documentário".
Agradeço a Fernando Sérgio Zucoloto por apontar um lapso em minha resenha sobre "The Sinatra Files" que circulou na semana passada tanto na Ilustrada tradicional quanto na versão on line. Sinatra deu a volta por cima em Hollywood como o soldado Maggio de "A um Passo da Eternidade" (1953), de Fred Zinneman, que lhe valeu seu único Oscar como ator coadjuvante. A memória me enganou e escrevi "Assim Caminha a Humanidade" (Giant), estrelado por James Dean. Kabong! Perdão, perdão, perdão. Como penitência, mereço uma semana sem ouvir Sinatra. Ou uma terceira sessão de "Estorvo".

Leia colunas anteriores
03/08/2000 - Grande Prêmio, ano 2 - o resgate
27/07/2000 - A hora do 'Oscar' europeu

20/07/2000 - A biblioteca de Scorsese
13/07/2000 -
Desfoco, o "Dogma" para o documentário
06/07/2000 - Mais dois MSTs


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.