NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Nelson de Sá
nelsonsa@uol.com.br
  8 de novembro
  Damn Yankees
 
Os brasileiros, ou melhor, a televisão brasileira entrou pela noite com a eleição americana. Parecia que nós tínhamos votado, nós, também americanos. _ Por quem devo torcer, quem é o mais simpático, o mais confiável, o menos racista.

A sensação de fazer parte da América é cada vez maior, do Halloween na semana passada à saudade do taco do Jack in the Box, séculos atrás, na Brigadeiro Luís Antônio.

Aparece um filme como "Alta Fidelidade" e a nostalgia de John Cusack, dos romances de juventude embalados por música pop, é a nossa nostalgia. Até as namoradas parecem ter sido as mesmas. As minhas, pelo menos.

Latino presunçoso, sempre me considerei quase um americano. Teve época de achar que não tinha sotaque. Morei na Califórnia nos anos 70, estudei em High School, fumei pela primeira vez atrás do campo de futebol americano.

Assisti à primeira peça no teatro da escola, um musical que me pareceu maravilhosamente bem realizado, "Damn Yankees", malditos ianques, sobre o time de beisebol, musical do qual nunca me recuperei: até hoje me ofendo pessoalmente quando falam mal do gênero.

Pois bem, agora os musicais estão em cartaz aqui mesmo: semana que vem estréia "O Beijo da Mulher Aranha", depois "A Bela e a Fera", "Les Misérables", "Chicago" _o preferido de Antônio Araújo, até ele.

Morei uma segunda vez na América, como jornalista, em Nova York, no fim dos anos 80. Arrumei namorada americana, fui ofendido por negros por ser branco, não saía do Soho _e da Broadway, para onde volto quase todo ano, até hoje, como a Meca.

Sempre que chega eleição, como agora, acompanho debates e comícios na C-Span e leio tudo. Como bom liberal americano, confiro o editoral do "New York Times" para decidir sobre a minha escolha. Não entendo por que não me deixam votar de uma vez, cidadão de Roma que sou.

Leia colunas anteriores
1º/11/2000 -
Ratinhos e Bicudos
25/10/2000 -
Brasil cão
18/10/2000 -
Vontade de viver
11/10/2000 -
Fora de cena
04/10/2000 -
Neo-romantismo


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.