O personagem

AFP
Patrick Ewing

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Terça-Feira, 29 de agosto de 2000

ACONTECEU NA SEMANA

Melchiades Filho
     


O Houston continua o único campeão da história da WNBA. No domingo (27/8), conquistou pela quarta vez o título da liga norte-americana. A armadora Cynthia Cooper foi o destaque das finais contra o New York, aliás uma reprise da decisão do ano passado. Registrou, em média, 22,5 pontos, 6 assistências e 3,5 rebotes por partida. E anotou o tiro de três pontos, a 21 segundos do fim, que garantiu a prorrogação e abriu o caminho para a segunda vitória. A cestinha já havia anunciado que esta seria sua última temporada nas quadras. Vai embora de cabeça erguida.

*

Um dos destaques do time texano nas semifinais, diante do Los Angeles, Janeth teve um desempenho fraco nas finais. Foi útil nos rebotes, com média de 5,5 por jogo. Mas decepcionou nos pontos (5,0), pontaria (35,7%), assistências (2,5) e, sobretudo, nos “turnovers” (4,0). Mas o que importa é o tetracampeonato _o número que fica para a história é o 4, de títulos da brasileira na WNBA.

*

Só para constar, os placares das finais: HOU 79 x 73 NY e HOU 59 x 52 NY.

*

Veja ainda como terminou o “round” anterior dos playoffs da WNBA:
Los Angeles 0 x 2 Houston
New York 2 x 1 Cleveland

*

Saíram as seleções do ano da WNBA, eleitas pela imprensa norte-americana com a chancela da liga. O time titular tem Ticha Penicheiro (Sacramento), Cynthia Cooper (Houston), Sheryl Swoopes (Houston), Natalie Williams (Utah) e Lisa Leslie (Los Angeles). O reserva forma com Teresa Weatherspoon (New York), Betty Lennox (Minnesota), Shannon Johnson (Orlando), Katie Smith (Minnesota), Yolanda Griffith (Sacramento) e Tina Thompson (Houston) _são seis atletas, devido ao empate entre Lennox e Johnson. Dos 62 jornalistas, um mencionou o nome da brasileira Janeth.

*

A seleção feminina embarcou para o Havaí, última parada antes da aventura olímpica. O time fará três amistosos _EUA (2/9), Nova Zelândia (7/9) e Austrália (12/9). Lembrando que a estréia em Sydney será contra a Eslováquia, no dia 16. O técnico Antonio Carlos Barbosa ainda não definiu o quinteto titular. A situação parece complicada principalmente na posição de armadora: Claudinha, Helen e Adriana brigam por duas posições.

*

Já o técnico Hélio Rubens, do masculino, radicalizou e convocou quase só novatos para disputar amistosos na Grécia. Algumas pessoas consideram a decisão arriscada _temem os efeitos de eventuais (prováveis) lavadas no ânimo da garotada. Eu penso o contrário. Botemos logo os moleques na panela. Só assim, cozinhando, saberemos se eles dão para o riscado ou não.

*

Começou na última quinta-feira o depenado Paulista masculino. Bauru, Franca e Mogi são os favoritos de um torneio cuja principal atração é a adoção dos quatro períodos de tempo e a redução do tempo de posse de bola (de 30 para 24 segundos), novidades, aliás, que já tinham sido implantada no Estadual 99/00 do Rio.

*

Começa nesta quarta-feira (30/8) o Sul-Americano de clubes, com oito times. O Vasco representa o Brasil. As partidas serão exibidas pela PSN e pela ESPN International, mas a programação mudou várias vezes nos últimos dias. Confira diariamente os jornais para saber o horário exato das transmissões.

*

A Confederação Sul-Americana divulgou os grupos da Liga Sul-Americana de 2001. O Vasco, campeão brasileiro, vai disputar a primeira fase no Chile. Já o Flamengo, vice nacional, vai jogar em casa. Vai entender... Vale lembrar que será a primeira edição do torneio sem uma equipe paulista. O terceiro representante brasileiro é o Uberlândia.

*

O mercado da NBA perdeu velocidade. Confira as contratações de cada time, lembrando que em negrito aparecem as novidades da semana:

Boston - Randy Brown (armador, ex-Chicago), John Williams (pivô, ex-Dallas) e Robert Pack (armador, ex-Dallas)

Charlotte - Jamal Mashburn (ala, ex-Miami) e P.J. Brown (ala-pivô, ex-Miami)

Chicago - Ron Mercer (armador, ex-Orlando)

Cleveland - Robert Traylor (ala-pivô, ex-Milwaukee), J.R. Reid (ala-pivô, ex-Milwaukee), Matt Harpring (ala, ex-Orlando) e Bimbo Coles (armador, ex-Golden State)

Dallas - Eric Murdock (armador, ex-LA Clippers), John Wallace (ala, ex-New York), Dana Barros (armador, ex-Boston) e Howard Eisley (armador, ex-Utah)

Denver - Voshon Lenard (armador, ex-Miami) e Mark Strickland (ala-pivô, ex-Miami)

Detroit - Chucky Atkins (armador, ex-Orlando), Ben Wallace (ala-pivô, ex-Orlando) e Billy Owens (ala, ex-Milwaukee)

Golden State - Bob Sura (armador, ex-Cleveland), Vinny del Negro (armador, ex-Cleveland), Danny Fortson (ala-pivô, ex-Boston) e Adam Keefe (ala, ex-Utah)

Houston - Maurice Taylor (ala-pivô, ex-LA Clippers)

Los Angeles Clippers - Corey Maggette (ala, ex-Orlando), Derek Strong (ala-pivô, ex-Orlando) e Sean Rooks (pivô, ex-Dallas)

Los Angeles Lakers - Isaiah Rider (armador, ex-Atlanta)

Miami - Eddie Jones (armador, ex-Charlotte), Anthony Mason (ala-pivô, ex-Charlotte), Ricky Davis (ala, ex-Charlotte) e Chris Gatling (ala-pivô, ex-Denver)

Milwaukee - Jason Caffey (ala-pivô, ex-Golden State) e Lindsey Hunter (armador, ex-Detroit)

Minnesota - Chauncey Billups (armador, ex-Orlando)

New Jersey - Aaron Williams (ala-pivô, ex-Washington)

New York - Erick Strickland (armador, ex-Dallas)

Orlando - Grant Hill (ala, ex-Detroit), Tracy McGrady (armador, ex-Toronto) e Dee Brown (armador, ex-Toronto), Andrew DeClercq (pivô, ex-Cleveland), Troy Hudson (armador, ex-LA Clippers) e Don Reid (ala-pivô, ex-Detroit)

Phoenix - Tony Delk (armador, ex-Sacramento)

Sacramento - Bobby Jackson (armador, ex-Minnesota) e Doug Christie (armador, ex-Toronto) -- San Antonio - Derek Anderson (armador, ex-LA Clippers) e Danny Ferry (ala, ex-Cleveland)

Toronto - Mark Jackson (armador, ex-Indiana) e Corliss Williamson (ala-pivô, ex-Sacramento)

Utah - John Starks (armador, ex-Golden State), John Crotty (armador, ex-Detroit), Danny Manning (ala, ex-Milwaukee), Bruno Sandov (pivô, ex-Dallas) e Donyell Marshall (ala, ex-Golden State)

Vancouver - Tony Massenburg (ala-pivô, ex-Houston) e Ike Austin (pivô, ex-Washington)

Washington - Felipe Lopez (armador, ex-Vancouver), Dennis Scott (ala, ex-Vancouver), Obinna Ekezie (ala-pivô, ex-Vancouver) e Cherokee Parks (ala-pivô, ex-Vancouver)

*

A grande novidade da semana foi a reabilitação de um dos maiores “vilões” da NBA. O Los Angeles Lakers resolveu correr o risco e fechou com Isaiah Rider.

Será o quarto time do armador na liga. Antes, ele arrumou problemas no Minnesota, no Portland e no Atlanta. Para os catastrofistas, vale a pena lembrar que o técnico angeleno, Phil Jackson, já teve uma experiência bem-sucedida com um “bad boy” _o ala-pivô Dennis Rodman, no Chicago.

*

Estão praticamente acertadas duas megatrocas. Uma, já abordada neste espaço, traz a triangulação de alas-pivôs: Brian Grant troca o Portland pelo Miami, que despacha Clarence Weatherspoon e Chris Gatling para o Cleveland, que, por fim, manda Shawn Kemp para o Portland. A outra envolve sete atletas: o Detroit envia Christian Laettner, Loy Vaught e Terry Mills para o Dallas, em troca de Cedric Ceballos, Dana Barros, Eric Murdock e John Wallace.



E-mail: melk@uol.com.br


Leia mais:


Leia as colunas anteriores
:

22/08/2000 - A importância do coadjuvante
15/08/2000 - O mundo visto do alto
08/08/2000 - O reverso da WNBA
1º/08/2000 - Paz e amor
25/07/2000 - A vitória do liquidificador
18/07/2000 - Guerra fria
11/07/2000 - Fantasia
04/07/2000 - Seis degraus de separação
27/06/2000 - A questão carioca
20/06/2000 - A comunidade e Hollywood

13/06/2000 - Kobe, Schmidt e a fome
06/06/2000 - O homem que nunca ri
30/05/2000 - O inverno paulista
23/05/2000 - A regra do predador
16/05/2000 - A histeria e a hipocrisia
09/05/2000 - A lista dos Romários
02/05/2000 - A Vasco x Vasco + Vasco = ?
25/04/2000 - A temperatura das mãos
18/04/2000 - Joalheria