Sites e apps preenchem rotina de crianças com criatividade e conteúdo educativo

Conheça boas plataformas para aprender e relaxar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já que, com este isolamento, ficou ainda mais difícil escapar do uso de tecnologia pelas crianças, o jeito é buscar formas mais criativas de se relacionar com os eletrônicos, fugindo daquilo que pouco acrescenta na quarentena, além de dar mais e mais ansiedade.

Há sites e aplicativos para preencher uma parte da rotina coronavírus com atividades, músicas e jogos capazes de levar a meninada a raciocinar, aprender, relaxar e a embarcar em viagens saudáveis pelo mundo da fantasia. E que delícia poder viajar...

A seguir veja sugestões da socióloga e doutora em educação pela Universidade de São Paulo Gisela Wajskop, referência em educação infantil e na formação de professores no Brasil, e pela consultora e produtora de projetos infantojuvenis Beth Carmona, responsável pelo festival internacional comKids, de conteúdo audiovisual para crianças e adolescentes, que atuou como diretora da TV Cultura e do Discovery Kids.

Antes, porém, não custa lembrar o que os psicólogos reforçam: é preciso montar uma rotina, isso traz segurança e conforto emocional para estes tempos turbulentos.

Portanto, escolha os sites e aplicativos, encaixe-os na faixa horária delimitada a essas atividades no confinamento, respire fundo e tire do fundo da alma toda a sua dose de criatividade, paciência, paciência e mais paciência. Carregando... Carregando... Iniciar.


Inventeca — iOS e Android, grátis.
Histórias ilustradas para as quais as crianças podem inventar suas versões, gravar e compartilhar.

O nome das coisas — IOS e Android, grátis.
Jogos e ilustrações para aprender palavras em diferentes idiomas.

Marina está do contra — iOS e Android, R$ 10,90.
Edição digital de um clássico da literatura sueca dos anos 1970, com narração e trilha sonora da cantora Tiê, ferramenta para gravar a criança contando a história e para brincar com uma boneca da protagonista.

BBC Learning English — iOS, Android e www.bbc.co.uk/bitesize, grátis.
Conteúdos dos mais variados, como atividades, jogos, vídeos e áudios para o aprendizado do inglês separados por faixas etárias.

Mirim.org — grátis.
Plataforma sobre povos indígenas no Brasil, com informações sobre a forma como as crianças vivem, alimentam, que língua falam, como brincam etc.

Tempojuntowww.tempojunto.com
Sugestões das mais diversas atividades, jogos e brincadeiras para crianças dentro de casa, incluindo um guia especial para os tempos de coronavírus, que convida a família a fazer deste limão uma limonada.

Histórias em português — contadoresdestorias.wordpress.com
Blog com histórias de A a Z para serem lidas para crianças, além de imagens com propostas para colorir, descrever, refletir e inventar narrativas.

Manual do mundo — Canal do YouTube, grátis
Premiado canal sobre ciência e tecnologia do jornalista Iberê Thenório e de sua mulher, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro. Eles postam vídeos todos os dias, com informações sobre a crise e sugestões para a meninada passar o tempo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.