Autor moçambicano João Paulo Borges Coelho estará no Encontro de Leituras

Autor discutirá com leitores, em sessão online em 14 de fevereiro, seu romance 'Museu da Revolução'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe em fevereiro João Paulo Borges Coelho, que discutirá com leitores o romance "Museu da Revolução". A sessão acontecerá no dia 14, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

O escritor, nascido no Porto em 1955, se mudou cedo para Moçambique. No país africano, se formou em história e se tornou professor da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, onde desenvolve pesquisas sobre as guerras colonial e civil do país, a política e os conflitos regionais na África e os vínculos entre memória e poder.

Homem grisalho com óculos e camisa verde
Retrato de João Paulo Borges Coelho - Editora Kapulana/Divulgação

Borges Coelho estreou na literatura há 20 anos, com "As Duas Sombras do Rio", ao que se seguiu mais de uma dezena de obras, incluindo "O Olho de Hertzog", vencedor do Prêmio Leya de 2009.

"Museu da Revolução", seu último romance, publicado em 2021, expressa a confluência do historiador e do romancista. O livro reconstitui a memória recente de Moçambique a partir de numerosos personagens comuns, cujas vidas foram transformadas pela guerra e pela violência.

Em entrevista à jornalista Isabel Lucas, do Público, Borges Coelho disse que "havia uma forte necessidade de tirar Moçambique do gueto, das coisas condenadas ao local". "É como se estivéssemos condenados ao local quando o resto do mundo é universal. É resgatar as raízes fortemente cosmopolitas dos moçambicanos."

A obra é editada no Brasil pela Kapulana, editora especializada na literatura de países africanos, e foi a segunda colocada do Prêmio Oceanos no ano passado.

O debate com o autor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 820 7497 2849. A senha de acesso é 538972. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Francisco José Viegas, Pilar del Río, Luís Cardoso, Rui Tavares, Andréa del Fuego, Dulce Maria Cardoso, Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.