'Dupla moral' sexual ainda faz mulheres esconderem seus corpos e desejos

Busca de normalidade desconhecida gera insegurança e angústia em jovens do sexo feminino

Mirian Goldenberg

[RESUMO] Pesquisadora de sexualidade, antropóloga identifica entre jovens brasileiras sentimentos de vergonha e de insegurança em relação à imagem corporal e à vida sexual que resistem ao feminismo.

 

Há mais de 30 anos venho investigando questões como sexualidade, família, amor, casamento, infidelidade, corpo, envelhecimento e felicidade. Já pesquisei mais de 5.000 brasileiros de 18 a 99 anos, por meio de questionários, entrevistas em profundidade e grupos focais.

Aqui, apresentarei algumas reflexões sobre sexualidade e corpo entre cariocas das camadas médias urbanas, com idade de 18 a 25 anos. 

Os jovens pesquisados desde o ano 2000, tanto do sexo masculino quanto do feminino, afirmam ter se iniciado sexualmente entre 13 e 23 anos, sendo que o maior número de respostas se concentra na idade de 16 anos. Entre as jovens, 17% declararam ser virgens. Já entre os rapazes, apenas 4% disseram que “ainda” são virgens.

Diante da pergunta “Com quantas pessoas você teve relações sexuais?”, o que mais chama a atenção nas respostas masculinas é a imprecisão: “menos de 30”, “aproximadamente 123”, “muitas, perdi a conta”, “com sinceridade, não lembro o número certo, mas em torno de 35 a 50 pessoas”, “não me lembro, foram muitas”, “um montão”, “menos do que eu gostaria”, “menos do que os meus amigos tiveram em um ano”.

mulher à mesa com iphone
Ilustração - Tiago Elcerdo

As respostas femininas foram muito precisas, contrastando fortemente com as masculinas. As jovens se lembram de seus parceiros sexuais, indicando que eles foram importantes em suas vidas, com a esperada associação feminina entre sexo e afeto. Do total, 33% afirmaram ter tido um único parceiro; 46%, de 2 a 5 parceiros; 3%, de 6 a 10; 1%, de 11 a 20. Somente uma disse ter tido mais de 20 parceiros.

Percebe-se, apesar de transformações do comportamento sexual masculino e feminino —principalmente no que diz respeito à iniciação sexual—, a existência de uma “dupla moral” que prescreve multiplicidade de parceiros sexuais para os homens e restringe os parceiros sexuais para as mulheres.

Tenho constatado, ao entrevistar algumas jovens, uma curiosa ambiguidade: apesar de defenderem a liberdade sexual das mulheres, elas reproduzem e fortalecem, com seus discursos e comportamentos, modelos femininos mais tradicionais. 

Uma estudante de ciências sociais contou: “Perdi a virgindade aos 16 anos e já transei com dez garotos. Quando perguntam com quantos caras transei, respondo: três. Li em uma revista que uma mulher de 30 anos deve ter tido, em média, sete parceiros sexuais. Como estou com 20 anos, acho que três está de bom tamanho. Se eu falar a verdade, nenhum cara vai querer namorar comigo, vai querer só sexo”.

Ela revela que as próprias mulheres reforçam os preconceitos existentes sobre a sexualidade feminina. “Minhas amigas têm vergonha de entrar na farmácia e comprar camisinha. Acham que, se tiverem camisinha na bolsa, as pessoas vão pensar que elas são vagabundas, putas, periguetes. Dá para acreditar que em 2018 jovens que estão começando a faculdade prefiram engravidar, ter doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo morrer por vergonha de comprar uma camisinha?”.

Uma aluna de psicologia, de 22 anos, disse que tem vergonha de ser virgem. “Morro de vergonha de contar que ainda sou virgem. Ninguém da faculdade sabe. Vão achar que não sou normal, nenhum rapaz vai ter coragem de namorar comigo. Por mais antiquado que possa ser, eu quero perder a minha virgindade com alguém que eu ame e com quem eu queira casar e ter filhos.”

Também nesse caso aparece o preconceito feminino. “Minhas amigas dizem para eu transar com o primeiro homem que aparecer só para tirar o estigma de ser virgem. Já disseram que tenho sérios problemas psicológicos. Fui xingada de neurótica, histérica, reprimida e louca porque não quero transar com qualquer um só para provar que eu sou normal. Elas se acham totalmente liberadas, mas fingem que têm orgasmos e transam mesmo quando não estão com vontade. Elas morrem de medo de perder o namorado se disserem não.”

As duas, por motivos opostos, sofrem por se sentirem diferentes das jovens supostamente normais. Mas o que é ser normal hoje? Qual é a idade normal para deixar de ser virgem? Qual é o número normal de parceiros sexuais?

A ideia de normalidade parece ter exatamente essa função: provocar inseguranças, medos, vergonha e angústia em jovens que se sentem peixes fora d’água, excluídas dos grupos dos normais, sem saber exatamente o que isso significa.

Quando perguntei o que elas mais invejam nos homens, responderam, em primeiríssimo lugar: liberdade. Em segundo lugar, disseram: fazer xixi em pé. Elas também invejam a liberdade masculina com o próprio corpo, a liberdade sexual, a liberdade para rir e brincar de qualquer bobagem e muitas outras liberdades. Quando perguntei aos homens o que eles mais invejam nas mulheres, eles responderam, simplesmente: nada.

Quando perguntei o que as mulheres mais invejam em outras mulheres, elas responderam: ser magra, ser bonita e ser sensual.

Não é à toa que as mulheres brasileiras estão entre as maiores consumidoras do mundo de cirurgia plástica, botox, preenchimentos, tintura para cabelo, remédios para emagrecer, moderadores de apetite, medicamentos para dormir e ansiolíticos. São as que estão mais insatisfeitas com o próprio corpo e as que mais deixam de sair de casa, ir à praia e a festas e até mesmo de trabalhar quando se sentem gordas, feias e velhas.

Quando pedi: “Se você escrevesse um anúncio com o objetivo de encontrar um parceiro, como você se descreveria?”, elas responderam, em primeiro lugar, “eu sou magra”, e, em seguida, “eu sou linda, jovem, atraente e sensual”. Já os jovens responderam: alto, forte e bem-dotado. Nenhum homem afirmou ser baixo ou se descreveu com menos de 1,74 m. Nenhuma mulher respondeu que é gorda, gordinha ou com mais de 60 quilos. 

Encontrei uma enorme preocupação dos jovens com a pergunta: “Se fosse possível, o que você mudaria em seu corpo?”. As principais respostas dos rapazes foram “teria o corpo todo malhado” (28%) e “aumentaria o tamanho do meu pênis” (24%). Já as jovens disseram “eu queria ser magra e ter o corpo perfeito” (32%). Apenas 14% deles e 7% delas responderam que não mudariam nada, “deste jeito está bom”.

Se os jovens querem ser altos, fortes, musculosos e ter um pênis grande, as jovens querem ser magras, bonitas e sensuais. Essa obsessão feminina gerou uma cultura da magreza que tem uma de suas manifestações mais perversas nas páginas da internet que incentivam a anorexia, com fotografias de meninas esquálidas apontadas como modelos de beleza.

Os sites divulgam os seguintes “mandamentos”: “Você não deve comer sem se sentir culpada. Você não deve comer algo que engorda sem se punir depois. Ser magra é mais importante do que ser saudável. Ser magra é a coisa mais importante que existe. Não engula: morda, mastigue e jogue fora! Durma pouco, assim você queima mais calorias. Limpe banheiros ou ambientes bem sujos para perder a fome. Diga que você vai comer no quarto e jogue a comida na privada. Em casa, diga que vai comer com os amigos. Aos amigos, você diz que já comeu em casa”.

Diante de tantas doenças e mortes de mulheres, é importante refletir sobre uma questão: o que estamos fazendo, no nosso cotidiano, para deixarmos de ser coniventes com um modelo de sexualidade e de corpo que provoca tanto sofrimento e exclui a maior parte das brasileiras?

Para responder a essa questão, preciso falar de Leila Diniz (1945- 1972). Durante mais de seis anos, estudei sua trajetória para escrever minha tese de doutorado, intitulada “Toda mulher é meio Leila Diniz”.

Por que Leila Diniz é lembrada até hoje como uma “mulher revolucionária”? A própria Leila respondeu a essa questão. Ela afirmou, em 1969, em plena ditadura militar: “Como todas as minhas entrevistas dizem ‘Leila, a mulher livre’, ‘Leila, a mulher que faz amor’, ‘Leila, que é independente’, todo o mundo fica achando que sou aquela puta da zona. Sobre minha vida, meu modo de viver, não faço o menor segredo. Sou uma moça livre. A liberdade é uma opção de vida. A diferença é que, enquanto as outras pessoas estavam apenas falando, eu gritava tudo o que tinha para gritar. Não sei se foi loucura ou coragem minha, mas sempre me expus muito. Meio inconsciente, me tornei mito e ídolo, ou mulher símbolo da liberdade. Muita gente não entende o que é isso. Só quero que o amor seja simples, honesto, sem os tabus e as fantasias que as pessoas lhe dão”.

leila diniz posa nua e grávida
Leila Diniz no início dos anos 1970 - David Drew Zingg

Leila fazia e dizia o que muitas mulheres tinham desejo de fazer e de dizer, mas não tinham coragem. 
Esta foi a revolução de Leila Diniz: trazer à luz do dia comportamentos femininos já existentes, mas que eram vividos como estigmas, proibidos e ocultos. 

Ao expor publicamente sua maneira de pensar e de viver, ela abriu possibilidades para outras mulheres enfrentarem problemas semelhantes. Leila foi considerada uma precursora do feminismo no Brasil: uma feminista intuitiva que influenciou decisivamente as novas gerações. 

Uma das suas frases mais emblemáticas foi a resposta a um coronel do interior que ofereceu dinheiro para dormir com ela. Depois de ser rejeitado, o coronel engrossou: “Mas, Leila, você dá para todo mundo!”. Com a irreverência de sempre, ela respondeu: “É verdade. Eu dou para todo mundo... Mas eu não dou para qualquer um!”.

Em um dia ensolarado, Leila vestiu um biquíni e foi à praia de Ipanema, como costumava fazer. Sua fotografia foi estampada em inúmeros jornais e revistas por ser a primeira grávida a expor a barriga ao sol. As mulheres de então escondiam suas barrigas em batas escuras e largas, mesmo quando iam à praia. 

A barriga grávida de Leila é ainda hoje lembrada como símbolo da liberação da mulher. Ao exibi-la na praia, ela demonstrou que a maternidade sem o casamento não era vivida como um estigma a ser escondido, mas como uma escolha consciente, baseada em um sentido de prazer, realização e liberdade. 

Leila fez uma verdadeira revolução simbólica ao revelar o oculto —a sexualidade feminina fora do controle masculino— em uma barriga grávida ao sol. Como ela disse: “Sou uma pessoa livre e em paz com o mundo. Conquistei a minha liberdade a duras penas, rompendo com as convenções que tolhiam os meus passos. Por isso, fui muitas vezes censurada, mas nunca vacilei, sempre fui em frente. Tudo o que fiz me garantiu a paz e a tranquilidade que tenho hoje. Sou Leila Diniz, qual é o problema?”.

Em “O Segundo Sexo”, Simone de Beauvoir (1908-1986) escreveu que é muito difícil para as mulheres assumirem conscientemente sua condição de indivíduo autônomo e seu destino feminino. E que, sem dúvida, é mais confortável suportar uma escravidão cega do que trabalhar para se libertar. Ela afirmou que só existe uma saída para as mulheres: elas deveriam recusar os limites que lhes são impostos e procurar abrir para si mesmas e para as outras mulheres os caminhos da libertação. 

Leila Diniz, ao expor de forma pública suas ideias e escolhas, mudou não só o significado de suas próprias condutas mas também o de muitas mulheres que estavam, até então, condenadas ao silêncio, à vergonha e à culpa.

A grande lição de Leila é que não estamos sozinhas no nosso sofrimento. Cada uma de nós que busca se libertar das prisões e dos preconceitos existentes está, consciente ou inconscientemente, contribuindo para a libertação de todas as mulheres.

Meio século após a revolução de Leila Diniz, cabe perguntar: o que ainda falta para não escondermos mais os nossos corpos e os nossos desejos e nos libertarmos dos preconceitos, rótulos e estigmas que continuam nos aprisionando? Que tal resgatar o slogan feminista “nosso corpo nos pertence” e nos tornarmos protagonistas de uma nova revolução das mulheres?


Mirian Goldenberg é antropóloga, colunista da Folha, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de “A Bela Velhice” (Record). 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.