Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Guerra leva Relógio do Juízo Final ao ponto mais crítico da história

Criado em 1947 para apontar risco de extinção humana, instrumento chega a 90 segundos da meia-noite simbólica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após dois anos, o Relógio do Juízo Final, instrumento simbólico que desde 1947 indica o quão perto da extinção a humanidade se encontra, moveu seus ponteiros. A Guerra da Ucrânia fez com que o mundo chegasse a 90 segundos da meia-noite que simboliza o apocalipse, o mais crítico índice de sua história.

A nova medição foi revelada nesta terça-feira (24) pelo Boletim dos Cientistas Atômicos, entidade não governamental americana que é uma das referências globais em não proliferação nuclear e avaliação de impactos das mudanças climáticas.

Atualização de 2023 do Relógio do Juízo Final apontando que faltam 90 segundos para a meia-noite, simbolicamente a destruição da humanidade por guerras, doenças e mudanças climáticas
Atualização de 2023 do Relógio do Juízo Final apontando que faltam 90 segundos para a meia-noite, simbolicamente a destruição da humanidade por guerras, doenças e mudanças climáticas - Divulgação Hastings Group Media/AFP

"Nós enfatizávamos [em 2020 e 2021] que a situação na Ucrânia era um foco potencial de crise. Nossos temores se confirmaram", afirmou a presidente do Boletim, Rachel Bronson.

A posição dos ponteiros reflete os fatos dos 12 meses anteriores. Em 2020 e 2021, estava equilibrado em cem segundos para a meia-noite, o que já era o menor nível histórico, devido ao acirramento das tensões internacionais, à Covid e até à política para a Amazônia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Agora, a cortesia pelo sombrio alerta é de Vladimir Putin, o líder russo que surpreendeu o mundo ao levar a cabo meses de ameaças e invadir a Ucrânia, em 24 de fevereiro passado. O fez montado em alertas de aniquilação nuclear de quem se envolvesse na guerra, repetidos ao longo dos meses do conflito.

Após citar a desestruturação da segurança mundial, o texto completa: "E, pior de tudo, as ameaças russas de uso de armas nucleares lembram o mundo de que a escalada do conflito, por acidente, intenção ou erro de cálculo, é um risco terrível. A possibilidade de que o conflito saia de controle segue alta".

O crescente apoio do Ocidente liderado pelos EUA a Kiev, refletido no debate sobre envio de tanques alemães que Berlim temia por não querer escalar o embate com Moscou para uma guerra entre Otan, a aliança militar ocidental, e Rússia, dá a medida do óleo liberado por Putin para fazer deslizar o ponteiro.

Não por acaso, de tempos em tempos autoridades russas lembram acerca do risco de uma guerra nuclear: herança da Guerra Fria, russos e americanos detêm mais de 90% dos arsenais atômicos mundiais.

A China tem crescido sua posição, ainda na casa das 350 bombas, mas isso pode mudar e ampliar a estabilidade percebida, até porque Pequim não adere a nenhum acordo de controle de armas.

Há outros fatores ligados à guerra: o rearmamento das forças europeias, o que sugere um ambiente mais tensionado daqui para a frente, e a instabilidade econômica decorrente do impacto do conflito nos preços de energia e alimentos, algo ainda inconcluso.

Mesmo sem a Ucrânia, era provável que o ponteiro se mexeria por motivos belicistas. O ano passado assistiu a um acirramento da Guerra Fria 2.0 entre EUA e China focado em Taiwan, a ilha que Pequim diz que vai tomar por bem ou por mal.

Ainda na Ásia-Pacífico, a ditadura norte-coreana acelerou os testes de mísseis nucleares, alarmando Coreia do Sul e Japão —Tóquio está prestes a abandonar o pacifismo que só professa por obrigação com os vencedores de 1945. A Índia, por sua vez, antagoniza-se cada vez mais com os chineses.

Durante as décadas do embate entre EUA e União Soviética, o mais próximo do desastre que o mundo havia chegado no Relógio, 3 minutos para a meia-noite, foi em 1953, refletindo as tensões agravadas pela Guerra da Coreia e a retórica soviética, e em 1984, após a quase guerra entre as superpotências em 1983.

Na crise mais famosa da Guerra Fria, a do mísseis soviéticos em Cuba de 1962, o relógio só moveu seus ponteiros no ano seguinte —baixando os ponteiros de 7 minutos para meia-noite estabelecidos em 1960 para 12.

O Boletim explica, em seu site, que isso ocorreu porque foi avaliado que era melhor esperar o desfecho da curta e aguda confusão, de 13 dias, e ele foi positivo: instrumentos de comunicação entre Moscou e Washington foram aprimorados, e a conversas sobre desarmamento começaram.

O maior alívio na contagem, previsivelmente, foi quando a Guerra Fria faleceu, em 1991, já refletindo a dissolução soviética dos anos anteriores. Os ponteiros começaram a ser atualizados anualmente a partir de 2015. Antes, era mais esporádico; são 29 marcações nesses 76 anos.

Um painel de 19 cientistas de vários países se reúne duas vezes por ano para debater os fatores que afetam o Relógio, consultando primariamente um grupo de 31 patrocinadores do mecanismo, 13 dos quais donos de prêmios Nobel.

A partir de 2007, a mudança climática entrou na conta do Relógio. O fracasso do Acordo de Paris, a citada ascensão de líderes tóxicos ambientalmente como Bolsonaro e a recente necessidade de se voltar a combustíveis fósseis para compensar o fechamento da torneira do gás russo na Europa, por exemplo, são itens considerados. O Brasil não mereceu menção à parte neste ano.

O texto alerta também para riscos biológicos, trabalhando em cima da antecipação falha e a resposta atabalhoada do mundo à pandemia. "O número total e a diversidade de epidemias de doenças infecciosas desde 1980 cresceram significativamente, com metade delas causadas por doenças oriundas de animais."

Da mesma forma, a ampliação de tecnologias consideradas disruptivas no campo da inteligência artificial e o uso de drones autônomos também demandam regulação, sob o risco de criar cenários ao estilo "Exterminador do Futuro" (1984), em que a humanidade é quase aniquilada por máquinas conscientes.

O Boletim é filho do grupo Cientistas Atômicos de Chicago, criado sob inspiração do alemão Albert Einstein, do pai da bomba atômica, de Robert Oppenheimer e de nomes ligados ao Projeto Manhattan, que criou os dispositivos que obliteraram Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Todos os cientistas, que emprestaram seu conhecimento para ajudar a derrotar o que era percebido como um mal maior, anteviram a escalada apocalíptica que as novas armas trariam. Quando o Relógio foi revelado pela primeira vez, contudo, os sete minutos para meia-noite em seu mostrador eram um capricho da artista que o criou, Martyl Langsdorf: "Pareceu bonito aos meus olhos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.