Descrição de chapéu yanomami

Leitores comentam sobre julgamento de militares acusados de golpismo

Codevasf, yanomamis e conquista do espaço são temas de comentários dos leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Militares no banco dos réus
Dois privilégios que devem ser extirpados no Brasil: a justiça especial dos militares e o fórum especial para os parlamentares ("Julgamento de militares acusados de golpismo tem incerteza e pode opor Moraes e governo Lula", Política, 12/2).
Moacyr da Silva (São Paulo, SP)

O ministro Alexandre de Moraes observa danos provocados por vândalos no STF
O ministro Alexandre de Moraes observa danos provocados por vândalos no STF - Rosinei Coutinho - 11.jan.23/STF

Será que o Brasil vai perder de novo a chance de julgar os crimes militares? Uma vergonha se fizer isso.
Rosana Brito (Curitiba, PR)

Trocando em miúdos: não terá punição para fardados, principalmente das três Forças. Se tiver, será muito branda e será um erro muito grande!
Paulo da Silva Batista (Hidrolândia, GO)


Codevasf
Um absurdo o governo Lula manter o cérebro da corrupção instalada na Codevasf ("Governo Lula avalia manter chefe da Codevasf", Política, 12/2). É o momento de ungir verdadeiros líderes que não concordam com o desvio de verbas. Abra os olhos, povo nordestino. Vire as costas para a estirpe de coronéis que exploram a população há séculos.
Ezio Oliveira (Rio Verde, GO)


Representatividade
Existe alguma lei impedindo mulheres de ocupar cargos de liderança ("Mulheres ocuparam menos de 10% dos chefes do Congresso", Política, 12/2)? O eleitorado feminino poderia eleger mais representantes. Por que não o faz?
Marcelo Galvão de Oliveira (São Paulo, SP)


Saneamento básico
Deve ser muito difícil para a população que vive sem saneamento básico ("Apostas, vaivéns e erros: o trajeto do saneamento no Brasil em 5 capítulos", Mercado, 12/2). Mas ideólogos de plantão estão preocupados se o serviço será oferecido pela iniciativa privada. Qual o problema? Não importa a natureza —pública ou privada— desde que o serviço seja viável e funcione. O setor público está desde a Era Vargas para solucionar a questão.
Felipe Araújo Braga (Caieiras, SP)

Em tempo. Moro em Búzios (RJ). A cidade é atendida pela Prolagos há mais de duas décadas. O serviço prestado é caríssimo e péssimo. Eu pago água e esgoto. Água chega uma ou duas vezes por semana. Esgoto… não tem! A cidade fede!
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Armação dos Búzios, RJ)


Fundo Amazônia
Quando se fala em verba destinada a fins lícitos, lembro do alto custo dos Três Poderes ("Brasil se decepciona com valor oferecido pelos EUA para Fundo Amazônia", Mundo, 11/2). Parlamento não é profissão, é prestação de serviço à causa pública. E o Judiciário se cala diante dos absurdos salariais.
Venancio Junior (Campinas, SP)


Religião e inteligência artificial
Enganadores têm à disposição mais uma ferramenta eficiente, não precisam mais se esforçar na retórica da mentira ("ChatGPT chega a igrejas, e pastores se perguntam: tem Deus ali?", Mercado, 12/2). O robô fará isso. Na concorrência para ganhar corações e bolsos incautos, a IA chegou para ficar.
Celso Acacioo Galaxe de Almeida (Campos dos Goytacazes, RJ)


Conquista do espaço
O que a SpaceX está fazendo no ramo espacial é coisa de ficção científica. Basta ver o sucesso do Falcon 9 levando tripulações e carga para a estação espacial e o lançamento dos satélites da rede Starlink ("SpaceX quer lançar em março o maior foguete da história", Salvador Nogueira, Folha Corrida, 12/2). Tudo isso com os foguetes que lançam as cargas e/ou tripulações, retornando à Terra e pousando no local do lançamento ou em balsas ao longo da costa. Simplesmente fantástico.
Antonio Pinheiro de Carvalho Filho (Rio de Janeiro, RJ)

Disparo estático de 31 motores do Super Heavy B7 da SpaceX, primeiro estágio do veículo Starship
Disparo estático de 31 motores do Super Heavy B7 da SpaceX, primeiro estágio do veículo Starship - SpaceX

Ombudsman
Muito oportuno este artigo ("O cercadinho do mercado", 12/2). Menos Escola Base no jornalismo e mais busca da verdade!
Marluce Martins de Aguiar (Vitória, ES)

Ilustração de Lula vestindo terno preto, camisa branca, gravata vermelha e sapatos pretos. Ele está andando da esquerda para a direita e tropeça em uma vírgula vermelha. O fundo é um gradiente que começa preto no alto da imagem e fica branco na parte inferior da composição.
Ilustração de Carvall para a coluna do ombudsman, publicada na Folha em 12 de fevereiro de 2023 - Carvall

Realmente está faltando ao jornalismo voltar a... fazer jornalismo! Os quatro anos do governo Jair Bolsonaro hipersensibilizaram todos. E é preciso botar a bola no chão e os fatos sob uma perspectiva mais serena.
Claudia Roveri (Blumenau, SC)


Até quando?
Perdoe-me o ministro da Defesa, mas os únicos inocentes são os índios, que têm sido mortos, estuprados, tendo a sua terra destruída, morrendo de desnutrição e doenças ("Garimpeiros continuam invasão de terra yanomami e demonstram resistência", Cotidiano, 12/2)! E o pior, o mais hediondo, com a anuência das autoridades que deveriam protegê-los! Vergonha!
Cristina Maria de Sobral Ferrari (Rio de Janeiro, RJ)


Balão no ar e artilharia pesada
Quem sabe? Talvez seja apenas um balão meteorológico, China ("China detecta objeto voador não identificado perto de cidade portuária, diz jornal", Mundo 12/2).
Marisa Coan (São Caetano do Sul, SP)


Colunista
Quero parabenizar a Folha por trazer um "olhar economístico" enviesado àquele que tem sido dogmático na grande mídia. A leitura das análises do economista André Roncaglia trouxe-me um alívio ("A abusiva autonomia do Banco Central", 10/2). Enfim alguém que pensa e faz pensar com argumentos outros!
Olga Maria Biaggioni Diniz (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.