Leitores debatem poder de Moraes e lembram Palmirinha

'Que papai do céu a receba de braços abertos', escreve leitor do Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Poderes de Moraes
("Moraes reforça atuação nos moldes da Lava Jato em casos recentes no STF", Política, 6/5). Os objetivos finais podem ser diferentes, podem até ser virtuosos. Mas a custo das garantias dos cidadãos e do devido processo legal? É arriscado demais, perigoso demais.
João Gabriel Fernandes (São Paulo, SP)

É uma falsa equivalência. Uma diferença abismal. Moro tinha interesses políticos, agia em conluio com uma Promotoria nada legalista.
José Ireland Meneses Oliveira
(Sobral, CE)

Codevasf
O governo atual repete os erros do anterior com a Codevasf ("Governo Lula aprova benefícios em série a suspeita de liderar cartel alvo de TCU e CGU", Política, 6/5). Que o tribunal continue apontando as irregularidades, a Polícia Federal investigue os desvios de recursos públicos e o Judiciário atue de forma republicana e aplique a lei. O saco da viúva é sem fundo na gestão dos recursos.
José Walter da Mota Matos (Pouso Alegre, MG)

Os eleitores seguem escolhendo para o Congresso deputados que têm histórias de corrupção. Assim, o governo fica sempre nas mãos dos piores. Quando Dilma não se submeteu às chantagens dos congressistas, foi linchada pela mídia.
Rosana Brito (Curitiba, PR)

Lula x BC
O governo precisa a começar a governar, urgente. Até agora, parece uma orquestra com uma nota só. Só sabe onde fica o aeroporto ("‘Está louco?’, ‘não tem compromisso com o Brasil’, diz Lula sobre Campos Neto", Mercado, 6/5).
Arcangelo Sforcin Filho ( São Paulo, SP)

Bolsonaros
("Michelle recua após defender fim da cota para mulheres na política", Política, 6/5). O PL votou contra a equiparação salarial entre homens e mulheres. Não se esqueçam disso, garotas, na próxima campanha.
Rosane Passos (Salvador, BA)

("Bolsonaro se põe à disposição como ‘alternativa’ ao Brasil e ignora fraude com vacina em ato do PL", Política, 6/5). Prova cabal de que ele continua fora da realidade. É um negacionista de si mesmo, mentalmente irrecuperável e com um cinismo imbatível.
Jayme Kopelman (São Paulo, SP)

Incrível a parcialidade deste jornal. Demonstra um ódio incontido contra o Bolsonaro. Em cada palavra, em cada sílaba, em cada letra.
Colombo Melo (São Paulo, SP)

Marco temporal
Belo texto ("O pecado do nomadismo e seus marcos temporais", Geni Núñez, Opinião, 6/5). É fundamental que os juízes tenham algum saber antropológico para que não haja decisão injusta no julgamento do marco temporal das terras indígenas. A palavra é respeito.
Beckenbauer Simas (Salvador, BA)

Um tratado não precisa ser volumoso, só preciso. Perfeito.
Eliete Della Santina (Vinhedo, SP)

A cozinheira e apresentadora Palmirinha Onofre exibe um prato com suas rabanadas de Natal no apartamento em que morava na Chácara Klabin, São Paulo; ela morreu neste domingo (7.mai.23), aos 91 anos - Eduardo Knapp - 10.dez.21/Folhapress

Palmirinha
Mulher adorável, de muito valor. Alguém que realmente mereceu ocupar um lugar neste mundo, simples, humilde e trabalhadora ("Morre Palmirinha, que ensinou mulheres a cozinhar para o sustento, aos 91 anos", Ilustrada, 7/5).
Maria Bethania Malato (Belém, PA)

Dona Palmirinha, que papai do céu receba a senhora de braços abertos! Me disseram que Ele gosta muito das suas receitas.
Mario Sérgio Mesquita Monsores
(Rio de Janeiro, RJ)

Cada vez que eu fizer a maravilhosa empada que aprendi com uma receita dela, estarei homenageando a Palmirinha!
Marco Antonio Zanfra (Florianópolis, SC)

Evangélicos
A radicalização reacionária religiosa que trava o progresso de direitos universais para as minorias só reforça que o Brasil precisa urgentemente de uma reforma política. Regras têm de impedir que políticos utilizem seus cargos para avançar em agendas religiosas e as utilizem como ferramentas políticas. Isso é o básico para viver na era moderna ("Visão sobre evangélicos é profecia que se autorrealizou", Deborah Bizarria, Opinião, 6/5).
Cristiano Jesus (São Paulo, SP)

A liderança que se diz evangélica no Congresso não me representa em nada. No mínimo, são ateus.
Valdicilia Tozzi de Lucena (São Paulo, SP)

É facílimo culpar a imprensa quando, na verdade, são os próprios autoproclamados líderes evangélicos a fonte primária da percepção que se tem dos adeptos.
Ernesto Dias Júnior (Santo André, SP)

Investimento x aprendizado
Estudantes com alimentação e moradia precárias, em bairros pobres, que trabalham, cujos responsáveis passam horas no transporte entre casa e trabalho. Pode botar R$ 10 mil por aluno: se a realidade social não for alterada, não adianta. Tirando um ou outro resiliente fora da curva, a maioria não decola ("Investimento público no ensino quadruplica, mas aprendizado não evolui", Laura Machado, 5/5).
Adriana de Souza Melo Franciulli (Mogi das Cruzes, SP)

Folhinha
Eu, com 70 anos, aprendendo o porquê de o céu existir e ser azul ("'Por que o céu existe e é azul?', pergunta criança na Folhinha", 6/5). Fantástico! Obrigado ao pequeno grande garoto Alexandre, de 8 anos, por sua perspicácia infantil, e obrigado ao jornalista de ciência Salvador Nogueira, por expor tão bem as razões de um mistério que até então, em minha caminhada, eu nem havia questionado.
Adamilton Andreucci (Mogi das Cruzes, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.