Descrição de chapéu dia do trabalho

Leitores trazem reflexões sobre Dia do Trabalho e CLT

Assinantes também comentam Agrishow, ração para cachorros e álbum 'Getz/Gilberto'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

CLT, 80 anos
"CLT faz 80 anos sem garantir direitos a todo trabalhador brasileiro" (Mercado, 28/4). Precisamos de equilíbrio: uma legislação trabalhista que proteja os trabalhadores, seja estendida a todos e não prejudique a geração de emprego. No Brasil temos exageros: uma extrema direita bolsonarista estilo Guedes que quer que o povo trabalhe por um prato de comida e uma esquerda jurássica querendo até imposto sindical.
Felipe Araújo Braga (Caieiras, SP)

"Trabalho todos os finais de semana, às vezes até durmo na estação, diz informal que sonha com CLT" (Mercado, 30/4). Acho que carteira assinada já era e que daqui a 30 anos ninguém mais aposenta. Tenho cardiopatia grave com válvula metálica e CDI (um marcapasso que dá choque), paguei o INSS a vida toda e não obtive aposentadoria por invalidez. Então, se sobrar, aconselho a colocar em qualquer aplicação que em 30 anos vai pagar mais que o falido INSS.
Valdir Costa (São Paulo, SP)

O Estado protetor dos direitos do ser humano está voltando. É a única maneira de fazer frente à ganância e à mentalidade escravagista dos abutres rentistas.
Eloisa Giancoli Tironi (São Paulo, SP)

Carteira de trabalho e previdência social - Gabriel Cabral/Folhapress

País de quem?
Provavelmente o Brasil não é um país dos brasileiros ("Suspensão de venda de terras pelo Supremo afeta negócio bilionário dos irmãos Batista", Painel SA, 30/4). Os mais ricos moram fora do país, as terras vendidas aos estrangeiros perfazem anos, os minérios e as pedras não geram renda nem para as cidades de onde são extraídos. E aqui se desmata, polui, desgasta o solo, exporta conhecimento aos borbotões e agora se joga qualquer informação e o povo acredita.
Luciani Aubin Kehl (Porto Alegre, RS)


Susto na Agrishow
"Avião quase atropela homem em pista de pouso da Agrishow" (Cotidiano, 30/4). Dos mesmo criadores de "Ele não é doido, está me vendo", mais um sem noção obrigando quem pilota a ter que desviar ou levar a culpa pela tragédia. Mas concordo que tinha que ter alguém ali sinalizando e impedindo que idiotas ficassem transitando em local perigoso.
Eliane Silva (São Paulo, SP)


Bastião bolsonarista
"Santa Catarina vira principal bastião do bolsonarismo após derrota nacional" (Política, 1º/5). Com todo o respeito, sei que há lá pessoas dignas, honestas e trabalhadoras, mas está aí um dos lugares que só boto o pé se for obrigado. Por opção jamais.
Vinicius Chaves (São Paulo, SP)

A par de ser um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, opção de residência e vida de migrantes de todo país, abriga sim uma sociedade tradicionalmente conservadora que, como quase metade do eleitorado brasileiro, não esqueceu dos erros e malfeitos dos governos petistas. A pecha de que se trata de um abrigo de nazistas é, certamente, uma bobagem.
Mario Garcia (Florianópolis, SC)


Transporte
"Apesar de vetos, apps de mototáxi e triciclos ganham espaço no país" (Mercado, 30/4). É o retrato do empobrecimento do povo e da desigualdade brutal.
Rosangela Silvestrin (Farroupilha, RS)


Ração
"‘Como são feitas rações de cachorro e gato?’, pergunta criança na Folhinha" (Folhinha, 29/4). Essas pseudocomidas não são frescas, não têm a vitalidade que um corpo mamífero precisa. Comecei a fazer comida caseira. Os bichinhos estão com pelo mais brilhante que cabelo de comercial. Na melhor forma que já estiveram, aos dez anos de idade!
Fabiana Pereira (Niterói, RJ)


Estátua riscada
Crianças sendo crianças ("Estátua de ninfa de 200 anos é riscada com giz de cera em memorial na Inglaterra", Ilustrada, 30/4). Não é culpa delas, mas de quem não cumpriu o dever de supervisioná-las.
Roberto Brunoro Ramos (São Luís de Montes Belos, GO)

Estátua com marcas de giz de cera
Estátua com mais de dois séculos em Croome é rabiscada com giz de cera azul - National Trust via The New York Times

Capivara Filó
Parabéns ao magistrado pela sabia decisão ("Você viu?", Folha Corrida, 1º/5)! Estaria fadada à morte em um centro de triagem, como acontece com milhares de animais nesses centros, por falta de comida!
Marcio Reis (Vila Velha, ES)

A regra é clara, seres silvestres não são para viver como cães ou gatos. Existe um oportunismo em meio a uma inexistente "polêmica".
Raphael Mertens (Brasília, DF)


Jogada de risco
Por que dar esse destaque a um jogador que promove violência com armas ("Com Wallace em quadra, Cruzeiro vence Minas e conquista a Superliga", Esporte, 1º/5)? Eu parei de assistir ao jogo exatamente no momento em que ele entrou em quadra: me deu náuseas.
Maria da Graça Pimentel (São Carlos, SP)


Charge
Genial a charge de Benett inspirada na escrava Anastácia. Nela fica evidente que, além do impedimento, o "Gol" foi contra e não precisou nem do VAR.
José Roberto Machado (São Paulo, SP)

A charge de Benett (@albertobenett) publicada na edição de hoje da Folha e em todas as suas plataformas digitais, tem três quadros com desenhos em branco, preto, marrom e azul. A charge imita um estilo de desenho técnico usado em panfletos de segurança distribuídos nos bancos dos passageiros de avião. No quadro 1 um mulher afro-descendente está sentada no banco. O texto diz: Em caso de mulheres que não se subordinam as nossas ordens...". No quadro 2 o texto continua: "máscaras cairão automaticamente". No quadro 3, ao invés de máscara de oxigênio a mulher aparece amordaçada por uma "máscara punitiva de ferro", retratada em uma pintura do século XIX de Jacques Etienne Arago
Charge de Benett para Opinião de 30 de abril de 2023 - Folhapress

Bossa nova
"‘Getz/Gilberto’ sessentinha" (Ruy Castro, 29/4). Li a coluna e fui cozinhar ouvindo o maior disco de bossa nova gravado até hoje. Que delícia!
Jussara Helena Beltreschi (Ribeirão Preto, SP)

Que jeito bom de lembrar os sessentinha de um momento maravilhoso da bossa nova. Grandes e inesquecíveis nomes.
Cristina Reggiani (Santana de Parnaíba, SP)

Wanderléa
Wanderléa, inesquecível ("Wanderléa diz que não namorou com Roberto Carlos porque via ele de touca no camarim", Mônica Bergamo, 30/4)! Que bom vê-la tão ativa e cheia de planos! Como marcou época na Jovem Guarda!
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.