Descrição de chapéu alimentação

'Como são feitas rações de cachorro e gato?', pergunta criança na Folhinha

Seção Um Adulto Responde fala do modo de preparo e dos ingredientes, que incluem grãos, farinhas de carne, óleos e vitaminas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem responde à pergunta desta semana na seção Um Adulto Responde é Marcos Vasconcellos, gerente de desenvolvimento de produtos da Nestlé Purina.

E se você também tem uma pergunta que ninguém nunca soube responder é só mandá-la para folhinha@grupofolha.com.br, que encontraremos um especialista naquele tema para ajudar.

Cachorrinho feliz com sua ração - Adobe Stock

Como é feita ração de gatos e a de cachorros?

Anna P. P. Z., 8 anos

Preparar ração para cães e gatos é bem parecido com a forma como cozinhamos em casa. Primeiro, escolhemos cada um dos ingredientes com bastante cuidado e criamos a receita combinando sabores, texturas e vitaminas para que, além de saborosa, a ração também ofereça equilíbrio nutricional para que os pets tenham bastante energia para correr e brincar ao longo do dia.

Os ingredientes para o preparo da ração são: grãos (milho, trigo e arroz); farinhas de carne (bovina e suína), de peixe e de frango; óleos de origem animal; vitaminas e minerais.

O preparo da receita começa com a separação, pesagem e mistura dos ingredientes secos (grãos, farinhas e vitaminas e minerais) em uma grande batedeira. Na sequência, essa mistura vai para o cozimento, em uma grande panela de pressão.

A massa resultante desse cozimento é cortada em pedaços formando os grãos da ração que, em seguida, são levados ao forno para atingir a liga perfeita entre sabor e textura. Quando sai do forno, a ração está muito quente e precisa esfriar para, então, receber os óleos que dão o sabor especial.

A etapa final é a embalagem. Todo o preparo leva cerca de duas horas, a depender da variedade produzida. É importante lembrar que os grãos da ração possuem formatos diferentes de acordo com cada tipo de alimento. As rações para filhotes possuem grãos menores, já as de adultos possuem grãos maiores. Alimentos para gatos possuem formatos menores em relação aos alimentos desenvolvidos para cães.

Estamos em constante evolução para atender os diferentes paladares dos pets —principalmente as necessidades dos gatos, que costumam ser bastante exigentes.

Por isso, ao elaborar as receitas, levamos em consideração fatores como idade, raça, tamanho e condições de saúde dos cães e gatos para oferecer rações secas nos sabores carne, frango, peixe, e produtos úmidos com sabores e texturas variados nos sabores cordeiro, salmão, peru.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.