Descrição de chapéu indústria

Todos os países ricos tiveram papel essencial no desenvolvimento de suas indústrias, diz leitor

'É a mesma política industrial da década 1960', escreve outro assinante sobre plano do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estímulo
"Lula e Mercadante rebatem críticas e defendem atuação do Estado no setor industrial" (Mercado, 22/1). Todos os países ricos tiveram e têm papel essencial no desenvolvimento de suas indústrias —isso já é uma evidência histórica inquestionável, mas o pensamento tacanho de parte dos liberais brasileiros ainda faz com que acreditem que o unicórnio do livre mercado consegue promover estímulo suficiente para os setores da economia.
Edson José Neves Júnior (Uberlândia, MG)

Inovação, economia verde, geração de empregos etc., tudo isso parece lindo com a expectativa de que seremos uma potência industrial. Mas, se você olhar para os detalhes, é a mesma política industrial da década 1960 e 1970. E nos custou caro, tanto em termos de recursos desperdiçados quanto em perdas de produtividade, acarretando baixo crescimento ao manter indústrias ineficientes. É mais do mesmo, vamos ver de novo esse filme.
Vinícius Freire (Pirassununga, SP)

O presidente Lula com Aloizio Mercadante, presidente do BNDES - Evaristo Sa/AFP

Contribuição ambiental
"MST diz já ter plantado 25 milhões de árvores desde 2020" (Mônica Bergamo, 22/1). A Folha precisa fazer mais matérias sobre a contribuição do MST na produção de alimentos para o consumo interno. E no cuidado com a natureza. Exportação inflaciona os alimentos e nos envenena com agrotóxicos proibidos em outros países.
Maria Pirlin (São Paulo, SP)

Sumido
"Estátua de bronze de Nelson Rodrigues é furtada em cemitério do Rio de Janeiro" (Ilustrada, 22/1). Aqui no Rio de Janeiro tudo é roubado, menos a incompetência das nossas autoridades.
Nivalde Castro (Rio de Janeiro, RJ)

Nelson Rodrigues deve estar rindo no inferno. Ninguém como ele descreveu a sociedade carioca nos mais íntimos segredos e desvios.
Ana Maria Silva (Olinda, PE)

Estátua do dramaturgo Nelson Rodrigues sobre seu túmulo, no cemitério São João Batista - Homero Sérgio/Folhapress

Individualidade
Na análise de Priscilla Bacalhau ("O fracasso do Enem", 18/1) destaca-se o potencial transformador do Enem na educação brasileira. Em Fortaleza, a recusa de Maria, filha de uma amiga, em verificar sua nota revela o temor dos estudantes de serem julgados. Priscilla aponta disparidades entre as unidades federativas, evidenciando que o exame não é acessível a todos. Reconheço a importância das análises, mas é crucial lembrar que cada número representa uma história única. Casos como o de Maria são comuns, demandando reflexão sobre o êxito ou insucesso do Enem.
Heliana Querino (Fortaleza, CE)

Ensino superior
"Desistir da faculdade é decisão delicada, mas pode ser libertadora" (Educação, 20/1). Já faz décadas que um simples diploma universitário ajudava na carreira das pessoas. A ideia de ter o diploma incentivou a proliferação de muitos cursos superiores sem qualquer aplicação na vida prática e muitos com qualidade duvidosa. O diploma deve vir acompanhado de um aprendizado aplicável à vida das pessoas.
Marcos de Luca Rothen (Goiânia, GO)

Provas digitais
Considerando a visibilidade que as redes sociais permitem aos políticos, é contraditório que a ação deles nas redes fique à sombra da história. Como informa a matéria "Caso Bolsonaro expõe travas para preservar rede social como documento público" (Política, 21/1), registros relevantes e mesmo provas de delitos desaparecem a um simples "delete".
Válter Vicente Sales Filho (São Paulo, SP)

Padrão de beleza
"Paolla Oliveira é vítima de ‘belezofobia’" (Becky S. Korich, 22/1). Citando a psicanalista e ativista inglesa Susie Orbach, militante em questões de objetivação do corpo e da ditadura corporal e estética que ora impera: "para os homens, é ótimo que a gente ‘suba na balança e desça da balança’[…] e, enquanto isto, eles vão mandando no mundo".
Silvia Rocha (Cotia, SP)

A pressão sobre a aparência feminina é evidente, exemplificada por críticas a figuras públicas como Paolla Oliveira e Yasmin Brunet. Este incessante escrutínio revela a necessidade de desafiar a normalização da busca pela perfeição, reconhecendo que a verdadeira beleza transcende padrões estreitos e é individualmente única. O corpo da mulher não deve ser um objeto de constante vigilância, mas sim celebrado em sua diversidade.
Beno Roffe (São Paulo, SP)

Reforma administrativa
Concordo com o editorial "Reforma inevitável" (Editoriais, 21/1). Na década de 1990, acabamos com a inflação (Plano Real); na década passada, uma necessária reforma previdenciária, e, agora recentemente, a tributária. Urge, pois, que a sociedade se mobilize também pela reforma administrativa. Não é mais possível conviver com tantos privilégios que ofendem a grande maioria do povo brasileiro.
Badger Vicari (Francisco Beltrão, PR)

Silêncio
Parabenizo a Prefeitura de Guarujá pela proibição de caixas de som na praia ("Proibição de caixas de som tem protestos de banhistas e drible a fiscais em Guarujá", Cotidiano, 20/1). Frequentador há 80 anos, passei o fim de semana nas praias das Astúrias e do Tombo podendo ouvir o som das ondas e o alarido das crianças sem precisar mudar de lugar ou ser desrespeitado em inúteis discussões.
Antonio Carlos Fester (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.