Descrição de chapéu Governo Lula

Qual é sua opinião sobre a delação premiada, leitor?

Câmara dos Deputados avalia projeto de lei que proíbe delações premiadas, recurso amplamente utilizado pela Operação Lava Jato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na última terça-feira (11), a Câmara dos Deputados avaliou o requerimento de urgência para votação de um projeto de lei que proíbe delações premiadas de presos. A proposta foi pautada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

0
Plenário da Câmara dos Deputados durante votação. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress) - Pedro Ladeira/Folhapress

O recurso, utilizado para obter provas úteis para um processo, foi regulamentado em 2013 por meio da Lei das Organizações Criminosas e sancionada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Neste acordo, em troca das informações, o juiz pode conceder benefícios aos delatores, seja redução do tempo de prisão, substituição da pena ou o perdão judicial.

Segundo a lei, para que o delator receba tais benefícios, as informações devem resultar na identificação de outros envolvidos na organização criminosa ou a prevenção de outros crimes. Seu uso marcou a Operação Lava Jato. Entenda mais aqui.

Mais recentemente, outros casos trazem a delação premiada ao centro do debate, como o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, com a delação de Ronnie Lessa, e o caso das joias, em que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, firmou acordo de colaboração premiada.

Em meio aos debates sobre o recurso, qual é a sua opinião a respeito da delação premiada? Conte para a Folha neste formulário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.