Vida de estagiário: veja respostas para as principais dúvidas

Newsletter FolhaCarreiras dá dicas para se destacar em processos seletivos, equilibrar tarefas e buscar efetivação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (14). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

O Dia do Estagiário é comemorado nesta sexta-feira (18). Se você faz estágio ou está em busca de um, provavelmente tem dúvidas sobre esse tema.

Por isso, trago um presente antecipado: vou responder questionamentos enviados por leitores da newsletter na semana passada. Quero agradecer a Vinicius Garcia, Isadora Pacello, Marina Fernandes, Camila Teixeira e Anna Paola Araia pelas perguntas que ajudaram a guiar esta edição.

Antes: se você quer saber especificamente sobre direitos dos estagiários, já falei sobre o tema em uma edição anterior. Você pode ler aqui.

O Dia do Estagiário é comemorado nesta sexta-feira, 18 de agosto - Pressmaster/Adobe Stock

Então, vamos lá:

1) Como se destacar em processos seletivos online sem ter experiência profissional?

Palavras-chave no currículo. Preste atenção aos requisitos da vaga e às competências mais solicitadas pelas empresas. Inclua-as em seu currículo, diz Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.

  • Por quê? Essas palavras-chave serão pesquisadas pelo recrutador para buscar pelo profissional na plataforma.

Sem experiência? O estágio se baseia na premissa de aprendizado e desenvolvimento. Portanto, não é preciso se preocupar com experiência neste momento, afirma Tey Yanagawa, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos na Cia de Talentos.

  • Dica: projetos acadêmicos e voluntários são boas opções de experiências para colocar no currículo.

2) Encontrei a área que gosto, ainda preciso estagiar em outras áreas para ganhar experiência?

Não necessariamente. "É uma escolha pessoal e individual", diz Yanagawa. "Não existe uma regra, existe o quanto a pessoa percebe que já se encontrou ou o quanto ainda tem curiosidade em experimentar outras áreas."

3) Mas é prejudicial trabalhar em diversas áreas? Me faz parecer indeciso(a)?

Depende da empresa. Algumas podem ver isso como negativo, enquanto outras não, afinal, o estudante está na fase de experimentação e aprendizado, afirma Mavichian.

4) Recebi uma proposta de outro estágio, o que avaliar?

Avalie o básico como remuneração e pacote de benefícios, e atente-se a outros aspectos como oportunidades de aprendizado e possibilidades de efetivação.

5) Como apresentar novas ideias aos meus colegas e chefes?

Baseie-se em fatos ou evidências, e não em opiniões, diz Lilian Cidreira, especialista em carreiras e professora na ESPM. Em vez de dizer "eu acho que deveríamos ter isso...", explique por qual motivo sua proposta é interessante.

  • Dica: o objetivo é deixar claro como sua ideia pode solucionar um problema ou melhorar processos na companhia.

6) Como funcionam os estágios de pós-graduação?

Eles também são regidos pela Lei do Estágio. Por isso, pós-graduandos podem estagiar por até 6h diárias ou 30h por semana e o contrato pode durar no máximo dois anos.

  • Mas...São poucos que fazem estágio, pois as empresas tendem a considerar que pós-graduandos já completaram a formação e podem se candidatar a vagas com cargos efetivos.

7) O que devo fazer caso não esteja gostando do trabalho?

Yanagawa indica entender o que não está sendo satisfatório nessa experiência e avaliar se é possível negociar mudanças com a chefia. Caso a situação não melhore, considere explorar outras oportunidades.

8) Como equilibrar as tarefas do estágio com a faculdade e outras atividades?

Sabendo negociar tarefas e prazos.

  • Exemplo: se o estagiário tiver uma alta carga de trabalho e não conseguir tempo para estudar, é importante informar a chefia. Isso é útil para exercitar habilidades de diálogo e negociação, sugere Yanagawa.

Organização é a chave.

  • Por quê? Defina horários para estudar e descansar. A capacidade de se autogerenciar está diretamente relacionada à eficiência no uso do seu tempo, diz Cidreira.

9) Estou no último ano da graduação...

...mas não consigo estágio. Há outras oportunidades?

Busque programas de trainee que direcionam-se a estudantes no último ano de graduação ou com até dois anos de formados.

...preciso ser mais seletivo na escolha de estágio ou qualquer oportunidade vale?

É importante selecionar uma empresa e área das quais o estudante goste e que estejam alinhadas aos seus interesses, argumenta Yanagawa.

  • Por quê? Trabalhar apenas por obrigação não proporciona um sentimento de realização, engajamento ou mesmo interesse em continuar na experiência, diz.

....como ser efetivado?

Mostre interesse nessa promoção.

  • Como? Converse com seu gestor e pergunte qual caminho deve seguir na empresa para chegar nessa posição.

Peça feedback para gestores e colegas sobre o seu desempenho durante o período de estágio.

  • Se essa avaliação for positiva, isso demonstra que o estagiário está pronto para assumir um cargo efetivo, explica Yanagawa.
  • Acha difícil? Falei mais sobre como dar e pedir feedback nesta edição aqui.

Veja mais dicas na seção De Estagiário a Contratado. Dá um scroll!


De Estagiário a Contratado

Jovens dão dicas de como ser efetivado no estágio.

carlos falcão - news carreiras
Carlos Falcão, 24, desempenha o cargo de comprador no nível júnior na multinacional MAN Energy Solutions; ele foi estagiário por dois anos até ser promovido em junho de 2023 - Leitor

O que ajudou a ser promovido? "Sempre recebi feedbacks muito positivos e mantive um canal de diálogo aberto com o meu gestor. Isso me permitiu estar sempre disposto a discutir essa questão, apresentar meus pontos de vista e também ouvir. No final do contrato, faltando quatro meses, comecei a levantar o assunto e busquei entender o posicionamento da empresa em relação à efetivação."

Dicas para quem deseja fazer a transição de estagiário para efetivado: "Estar aberto ao diálogo é fundamental. É essencial deixar claro o seu desejo de ser contratado e ser honesto com o seu gestor: o que preciso fazer? Será que é possível? Existe espaço para isso? Assim, você consegue se programar. Também é importante deixar a porta aberta para possibilidades futuras. Enquanto a efetivação não acontece, continue estudando e se aprimorando."

Pedro Henrique T.Cordeoli - news carreiras
Pedro Henrique Cordeoli, 19, estudante de economia, é analista trainee na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); ele foi estagiário por seis meses antes de ser promovido em maio de 2023 - Leitor

O que ajudou na promoção? "Gostar do meu trabalho e ter um esforço contínuo em aprender mais sobre a função. Sempre pedia ajuda aos meus colegas ou buscava esclarecer minhas dúvidas. Quando você é capaz de agir com autonomia, permite que os outros membros da equipe se concentrem em outras atividades, o que, por sua vez, aumenta a produtividade do grupo. Isso foi bom porque meus colegas me recomendaram à gerência."

Dicas para quem deseja fazer a transição de estagiário para contratado: "Demonstre interesse em buscar novos conhecimentos e não ficar estagnado. Ao encontrar algo que não sabe fazer, em vez de passar a responsabilidade para outra pessoa, tente aprender a realizar essa tarefa. Quando você demonstra interesse, as pessoas percebem sua verdadeira vontade de contribuir. Se você tiver autonomia e assumir responsabilidades, a empresa não vai esquecer de você. Quando uma vaga surgir, poderá ser lembrado."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.