São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


RANKING

Levantamento inédito deve subsidiar as
avaliações da produtividade científica


Folha mostra cientistas com
mais influência no exterior


MAURÍCIO TUFFANI
Editor-assistente de Cotidiano/SP

A Folha apresenta seu “Ranking da Ciência”, que relaciona os nomes e instituições de 494 cientistas do Brasil com trabalhos de maior repercussão na comunidade científica mundial. São 136 bioquímicos, 205 físicos, 34 matemáticos e 119 químicos.
Um dos objetivos do trabalho apresentado hoje é fornecer subsídios para análises e estudos sobre o desempenho e a produtividade de pesquisadores e, principalmente, de instituições do país.
Procurou-se também identificar, para o público não especializado, uma parcela altamente qualificada do patrimônio intelectual disponível nas principais instituições de pesquisa do país.

Como um artigo é publicado e como se avalia sua repercussão em outros trabalhos
60 mil
é o número aproximado de revistas de ciências e tecnologia em todo o mundo

5.722
é o número de revistas de ciências naturais, matemática e tecnologia cadastradas no ISI

O que são o ISI e o SCI
As revistas indexadas
O Instituto para a Informação Científica (ISI, Institute for Scientific Information, em inglês) foi fundado em 1958 e é sediado em Filadélfia, nos EUA. O ISI mantém o Índice de Citações da Ciência (SCI, Science Citation Index, em inglês), que registra todas as citações de artigos científicos apresentadas a partir de 1962 em estudos publicados nas revistas indexadas São publicações cadastradas no ISI com base em critérios de regularidade de edição, de rigor na avaliação de artigos e de independência de seu conselho editorial. Muitas das publicações não indexadas têm sua política editorial restrita ao interesse corporativo de órgãos de pesquisa ou entidades que as mantêm


Por essa razão, os nomes dos pesquisadores selecionados foram relacionados aos das instituições às quais estão vinculados atualmente, independentemente de onde tenham desenvolvido a maior parte de seus estudos.
Outro objetivo importante foi estabelecer uma base inicial para futuros levantamentos periódicos, a serem elaborados com critérios mais adequados que os usados na lista de pesquisadores apresentada pela Folha em 1995.
Para realizar o atual levantamento, a Folha designou uma equipe de especialistas em estudos e pesquisas sobre avaliação da produção científica.
Seguindo um procedimento semelhante ao adotado na avaliação de trabalhos de pesquisa pelas revistas científicas de âmbito internacional mais conceituadas, a Folha mantém em sigilo os nomes dos integrantes dessa equipe, a fim de evitar interferências.
A inclusão dos nomes de pesquisadores nessa relação não foi feita com critérios meramente quantitativos. Em vez de se basear no número de artigos publicados, o levantamento considerou a relevância desses estudos.
Um dos critérios mais adequados para avaliar a relevância ou o impacto de um estudo no âmbito da comunidade científica se fundamenta no número de citações que ele recebe em outros trabalhos, que precisam ser divulgados por meio de publicações consideradas de alto nível.
Inicialmente foi fixado o mínimo de 200 citações de trabalhos (veja quadro abaixo) para inclusão dos nomes de pesquisadores.
No decorrer do levantamento, esse mínimo previamente estabelecido mostrou-se pouco representativo da produção brasileira em química e matemática. Desse modo, para essas duas áreas foi fixado o mínimo de cem citações.
A área de biologia, inicialmente prevista, acabou não sendo incluída devido ao limitado número de respostas de pesquisadores à solicitação para o envio de suas listas de publicações.
Conforme publicou nas reportagens em que solicitou as listas de publicações (veja quadro nesta página), a Folha encaminhará por e-mail aos pesquisadores que as remeteram o resultado completo de seu levantamento, inclusive os dados de pesquisadores que não foram incluídos nas listas publicadas neste caderno.
Os pesquisadores que não tiverem recebido esses resultados até o final deste mês podem enviar solicitação pelo endereço eletrônico rankingfolha@uol.com.br


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.