São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


Órgão tem maior base de dados


da Redação

O levantamento da Folha sobre os cientistas do Brasil de maior repercussão se baseou no banco de dados mais abrangente do mundo sobre estudos nas diversas áreas da ciência, que é o “SCI” (Índice de Citação Científica).
O “SCI” registra desde 1961 todas as citações de estudos feitas nas publicações científicas mais conceituadas (veja quadro abaixo).
O “SCI” é mantido pelo ISI (Instituto para a Informação Científica), entidade não governamental fundada em 1958 na Filadélfia (EUA).
A base de dados online do “SCI” abrange citações feitas a partir de 1974 (a Folha se baseou também na versão impressa, que abrange citações feitas desde 1961).
O acesso online das instituições de pesquisa brasileiras ao “SCI” começou em novembro de 1998, promovido pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Desde março deste ano, esse acesso está disponível a 119 instituições do país. O endereço do site do ISI é www.isinet.com


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.