São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


Unicamp é líder no país

da Reportagem Local

O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas, é a instituição brasileira que possui o grupo de cientistas cujos trabalhos têm maior impacto na comunidade internacional de físicos.
Entre os quatro primeiros colocados no ranking de física, três estão ligados à Unicamp _dois em atividade e um aposentado.
Somando as citações dos pesquisadores que possuem pelo menos 200, o total do IFGW atinge 36.836 citações.
Esse valor é 84% maior que a instituição que está em segundo lugar, o Instituto de Física da USP (Ifusp), que possui 20.012.
A instituição da Unicamp é a mais jovem entre as principais instituições de física do Brasil. O IFGW foi criado em 1967, há 32 anos, e também reúne um grupo de pesquisadores muito bem titulado. Na USP, a física, como departamento ou como instituto, existe desde 1934.
Das 24 instituições listadas, 11 ficam no Estado de São Paulo. Mas em número de citações as instituições paulistas têm mais do que a metade: 74.727 num total de 120.717 (62% do total).
Outro fenômeno que a lista revela é a migração, ainda tímida e restrita ao Estado de São Paulo, domingo, de cientistas produtivos para instituições privadas, como as Faculdades Integradas de São Paulo e a Universidade São Francisco.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.