São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 

Grupo de elite é pouco citado

da Reportagem Local

O pai da teoria das “supercordas” é o pesquisador com maior número de citações na área de física, segundo uma lista produzida por acadêmicos que inclui citações feitas entre 1981 e 1997.
Edward Witten, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton (EUA), liderava esse ranking com 23.235, mais de 6.000 citações à frente do segundo colocado.
Witten é um dos mais importantes físicos da atualidade _a teoria das “supercordas” é a mais forte candidata a uma explicação única para os quatro tipos de forças à distância que atuam no Universo_ e ainda é um matemático brilhante a ponto de ter recebido a Medalha Fields, equivalente em prestígio ao Nobel.
Mas a presença de Witten no topo da lista de físicos mais citados é uma exceção no grupo de elite da ciência. Entre os vencedores do Nobel, por exemplo, a maioria não aparece entre os mil mais citados. Já o inglês Stephen Hawking, o mais famoso astrofísico do mundo e popularmente conhecido pelo livro “Uma Breve História do Tempo’’, está em 313º lugar.
A lista mostra também que o ingresso nela se dá de modos diferentes. O chinês C.J. Torng recebeu 4.301 citações para apenas três artigos (média de 1.433,67). Já o russo Prokhorov tinha média de 4,6 citações (total de 2.809) em seus 611 artigos.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.