São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


Instituições sem tradição em
pesquisa captam talentos


da Redação

O mapa da distribuição dos centros de pesquisa relacionados no Ranking da Ciência apresenta instituições, notadamente de ensino, que não possuem a extensa tradição de pesquisa das universidades estaduais e federais e de outros institutos e fundações.
É o caso, por exemplo, da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), das Fisp (Faculdades Integradas de São Paulo) e da USF (Universidade São Francisco) em Itatiba, próximo à região metropolitana de São Paulo.
Na UMC, as 224 citações em física correspondem a Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da USP, classificado em 199º lugar. Para as Fisp foram computadas 458 citações do físico Eugênio Lerner, 104º colocado . Ao campus de Itatiba da USF estão associadas 738 citações em física do pesquisador Marcos Henrique Degani, 50º colocado na lista.
Nas listas de instituições de pesquisa do Ranking, as citações foram relacionadas aos órgãos aos quais os pesquisadores estão vinculados atualmente, independentemente do período em que tenham atuado em outros centros.
Algumas das instituições com larga tradição de pesquisa tiveram um aumento significativo de seu número de citações, como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), onde atualmente trabalha Otto Richard Gottlieb, que lidera a lista da química com 3.099 citações.
A escolha desse critério de vinculação pela Folha se deveu ao objetivo de identificar o patrimônio intelectual disponível nas instituições.
Na medida em que essas instituições investem para manter em seus quadros pesquisadores de renome internacional, elas passam a ser relacionadas entre os centros que tradicionalmente são associados à excelência na área de pesquisa.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.