São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


USP lidera na bioquímica

da Redação

O Iqusp (Instituto de Química da USP) é o órgão com mais citações de pesquisadores selecionados pela Folha tanto na bioquímica como na química. O órgão tem em seu quadro 40 dos 135 bioquímicos selecionados (o que equivale a 29,63%) e 31 dos 119 químicos listados (26,05%).
Apesar dessa performance, o instituto não obteve nenhum lugar entre os primeiros dez colocados da bioquímica.
O Iqusp já havia se destacado como o mais produtivo entre os centros de pesquisa apresentados no levantamento publicado pela Folha em 1995.
Com 4.137 citações, o segundo colocado na lista da bioquímica é o neuroquímico Ivan Izquierdo, da UFRGS, que obteve o primeiro entre os 170 pesquisadores com mais de 200 citações, na lista de 1995, que não discriminou os cientistas por área de atuação.
O terceiro colocado entre os bioquímicos, Leopoldo De Meis, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que possui 4.022 citações, é também um especialista em estudos sobre produtividade científica.
O quarto lugar na lista, Gilberto de Nucci, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, é também o autor do artigo de bioquímica com mais citações (1.073).
A mulher com melhor colocação na lista da bioquímica é Johanna Dobereiner, de 74 anos, que possui todas as 2.796 citações atribuídas no levantamento da Folha ao Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia.
Vinculado à Emprapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o centro está situado no município de Seropédica, próximo ao Rio de Janeiro.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.