São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


Listas diferem da de 1995

da Redação

O primeiro trabalho significativo de apresentação de dados sobre a performance de cientistas brasileiros foi feito pela Folha em 1988, com a divulgação da chamada “lista dos improdutivos”.
Elaborada pela Reitoria da USP (Universidade de São Paulo), essa lista continha nomes de pesquisadores da própria instituição que não teriam publicado nenhum trabalho científico no período de 1985 a 1986.
Em maio de 1995, a Folha apresentou a reportagem “A lista dos produtivos”, com os nomes de 170 pesquisadores brasileiros com mais de 200 citações no “SCI” (“Science Citation Index”).
O levantamento divulgado hoje pela Folha foi elaborado com critérios diferentes dos que foram aplicados há quatro anos. As principais diferenças entre o trabalho de 1995 e o atual estão relacionadas a seguir.

Áreas da ciência abrangidas
A lista de 1995 relacionou pesquisadores de diversas áreas, agrupando-os numa só tabela. O levantamento atual relacionou cientistas em listas distintas, englobando as áreas da pesquisa básica em ciências naturais (bioquímica, física e química) e matemática. Também foram relacionadas por área em quatro listas os números de citações por instituição.
A área da biologia não foi considerada devido ao limitado número de respostas de pesquisadores à solicitação da Folha, por meio de reportagem, para o envio de suas listas de publicações.

Períodos compreendidos
A lista de 1995 relacionou apenas citações de trabalhos científicos publicados e citados no período de 1981 a 1993.
O levantamento atual considerou todas as citações feitas a partir de 1961, quando o ISI (Instituto para a Informação Científica) começou fazer o registro sistemático de citações. O trabalho atual abrange, portanto, citações a publicações anteriores a esse ano.

Restrições a publicações
Não houve restrição na lista de 1995, para efeito de inclusão de citações, aos tipos de trabalhos publicados que tenham sido citados.
No levantamento atual, não foram incluídas as citações referentes a publicações não cadastradas no ISI. Também não foram consideradas citações a teses, dissertações e outros trabalhos não publicados ou a serem publicados.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.