São Paulo, domingo, 12 de setembro de 1999


 


MUNDO

Cientistas que ganharam o Nobel têm o triplo de citações dos principais pesquisadores do país

Nobel aumenta índice de citações

da Reportagem Local

Os líderes de citações da ciência brasileira ficariam em posições modestas caso fossem incluídos no ranking mundial. Para chegar a essa conclusão, a Folha levantou o número de citações de um físico, um químico e um bioquímico que receberam o Prêmio Nobel nos dois últimos anos.
John Walker, Nobel de química em 97, Daniel Tsui, laureado em física em 98, e Stanley Prusiner, vencedor da categoria de Medicina e Fisiologia de 97 (não existe Nobel de bioquímica) possuem entre o triplo e o quádruplo das citações dos melhores brasileiros.
Em números, os confrontos são: em bioquímica, 22.023 (Prusiner) x 6.518 (Sérgio Ferreira); em física, são 10.621 (Tsui) x 3.258 (Amir Caldeira); e, em química 11.673 (Walker) x 3.099 (Otto Gottlieb). As relações não são exatas porque as medidas foram feitas em meses diferentes deste ano.

Associated Press
O norte-americano Stanley Prusiner recebe o Nobel das mãos do rei da Suécia, Carl Gustaf

Stanley Prusiner

Nobel de Medicina e Fisiologia em 1997

22.023
Citações
3,38 vezes 6.518, número de citações do brasileiro mais destacado na área, Sérgio Ferreira

Nascimento: San Francisco (EUA), 1942
Formação: Universidade da Pensilvânia
Instituição: Departamento de Neurologia da Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Francisco (EUA)
Trabalho premiado com o Nobel: descoberta dos príons, proteínas que são agentes causadores de doenças contagiosas como a encefalopatia espongiforme bovina, a doença da vaca louca

Jhon Walker
Nobel de Química em 1997

11.673
Citações
3,77 vezes 3.099, número de citações do brasileiro mais destacado na área, Otto Gottlieb
Reuters
Nascimento: Halifax (Inglaterra),1941
Formação: Universidade de Oxford
Instituição: Conselho de Pesquisa Médica do Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge (Inglaterra)
Trabalho premiado com o Nobel: estudos sobre novas enzimas e a produção e consumo de energia no interior das células, mostrando a atuação da enzima ATP-sintetase na produção do adenosinatrifosfato


Daniel Tsui
Nobel de Física em 1998

10.621
Citações
3,26 vezes 3.258, número de citações do brasileiro mais destacado na área, Amir Caldeira
Associated Press
Nascimento: Henan (China), 1939
Formação: Universidade de Chicago
Instituição: Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Princeton, Nova Jersey (EUA)
Trabalho premiado com o Nobel: demonstração do processo pelo qual agregados de elétrons passam a se comportar como fluidos. Esses estudos apontam novas descobertas sobre a estrutura da matéria

Mas, de toda forma, como cientistas estrangeiros usados como parâmetro de comparação não foram escolhidos por serem os líderes nesse ranking _provavelmente nem o são_, a diferença deve ser bem maior.
Essa diferença, contudo, não pode ser creditada à diferença de qualidade da pesquisa. Como em toda atividade humana, fatores exógenos também influenciam nela. Fatores como pedigree do autor ou da instituição influenciam nesse indicador.
Com a proliferação das publicações científicas, os pesquisadores não têm como ler todos os artigos que poderiam interessar.
Assim, a presença de um ganhador de Prêmio Nobel na lista de autores estimula o pesquisador a pelo menos dar uma olhada. A mesma coisa vale se o artigo provém de uma instituição de ponta. Tsui, por exemplo, foi o 30º cientista da Universidade de Princeton (EUA) a ganhar um Nobel. E, quanto mais lido, maior a chance de um trabalho ser citado.
Por outro lado, hoje poucas pesquisas são realizadas individualmente. E cada grupo de pesquisa possui um critério próprio sobre quem deve assinar o artigo. Em alguns, só aparecem os nomes de quem efetivamente participou. Em outros, o grupo todo assina. Se um cientista mediano assina artigos com um Prêmio Nobel, tende a ter mais citações que outro de um grupo sem uma estrela.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.