Preferida dos paulistanos, maternidade Santa Joana pretende abrir nova unidade

A Santa Joana foi a empresa mais citada na categoria "Maternidade" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 18% das menções.

Dos casos de alto risco do Hospital e Maternidade Santa Joana, um chamou a atenção do médico Marco Antônio Zaccarelli. Há dois anos, um recém-nascido sofreu uma parada cardiorrespiratória de 37 minutos e saiu do hospital sem nenhuma sequela neurológica.

O final feliz foi alcançado devido ao procedimento de hipotermia terapêutica (o bebê é resfriado enquanto seu sangue é oxigenado e sua atividade cerebral, monitorada).

"Quando o parto ocorre dentro da normalidade, prestamos todos os serviços de qualidade. Mas nosso grande diferencial é no atendimento de alta complexidade", afirma Zaccarelli, diretor-geral da instituição.

Pela segunda vez, a maternidade lidera sozinha a categoria.

O hospital foi criado na década de 1940, quando médicos recém-formados na Santa Casa decidiram abrir uma casa de saúde na antiga rua Tupinambá, hoje rua do Paraíso, próxima ao fim da avenida Paulista.

A residência, que tinha mais de 40 tipos de rosa no jardim, passou por reformas e transformações até, em 1991, atingir a marca de mil partos por mês —hoje, são 1.300.

Uma das mais recentes aquisições da instituição é a UTI Neonatal Neurológica, inaugurada em 2016. Encabeçado pelo neonatologista Gabriel Variane, tem como objetivo o de minimizar possíveis lesões cerebrais.

A palavra-chave, segundo Zaccarelli, é segurança. "Esse é o foco da maternidade, respeitando as opções de cada caso", diz.

Apesar de o número de cesáreas ainda ser maior, os partos normais têm subido (no Santa Joana, 34,8%). "A cultura da cesárea ficou arraigada tanto na mulher quanto no médico durante muitos anos." Graças ao trabalho do Ministério Público e de entidades médicas de incentivo ao parto normal, hoje há uma mudança cultural, na opinião do diretor do Santa Joana.

O próximo desafio da instituição diz respeito a um outro tipo de parto. Aos 69 anos, a maternidade se prepara para se tornar "mãe" pela primeira vez: irá abrir uma nova unidade (local e data de inauguração não foram divulgados).

*

Maternidade Santa Joana
Fundação: 1948
Unidades: 1
santajoana.com.br

*

Marco Antônio Zaccarelli, diretor-geral do Santa Joana

Que "feedback" recebem das mães?
O controle de qualidade mostra satisfação acima de 99%. Se tudo ocorre bem, ela vai elogiar. Mas também há elogios das mães com bebês na UTI neonatal, principalmente aos médicos.

Preocupam-se com parto humanizado?
Respeitamos o protocolo do parto adequado, dentro das questões médicas. Se mãe e médico querem, damos todas as condições.

Quais os benefícios das redes sociais?
Detectar necessidades, obter retorno e informar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade