Laboratórios Lavoisier driblam crise e se mantêm em alta entre os paulistanos

O Lavoisier foi a empresa mais citada na categoria "Laboratório de análises clínicas" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 21% das menções.

Capilaridade e ampla cobertura dos planos de saúde. Atributos como esses têm garantido ao Lavoisier a preferência dos paulistanos na categoria laboratórios de análises clínicas por três anos consecutivos. Neste ano, atingiu 21% das menções nas classes A e B. "Fizemos um processo forte de expansão em 2016. Tem um Lavoisier sempre por perto", diz o diretor-médico-executivo Emerson Gasparetto.

Mesmo com a crise econômica, a rede abriu 11 novas unidades no ano passado, totalizando 94 na Grande São Paulo. Na capital, são 76. Pioneiro na implantação de laboratórios dentro de shoppings e hipermercados, o Lavoisier trabalha ainda com cinco megaunidades na cidade.

A presença em diversos bairros chama a atenção dos moradores de São Paulo. Em 2015, o laboratório atingiu 18% das menções e dividiu a ponta na pesquisa Datafolha com Fleury (21%) e Delboni (16%). Nos dois últimos anos, foi o mais citado.

O Lavoisier foi fundado em 1951, em São Paulo. Em 1999, quando já possuía 14 unidades, teve sua estrutura incorporada à marca Delboni Auriemo, formando, em 2000, a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.

Seu portfólio tem mais de 2.600 tipos de exames. Por ano, cerca de 70 novos testes são incorporados à rede.

"Aposentamos exames e entramos com novas tecnologias mais modernas", explica Gasparetto. É o caso do mapeamento genético para detecção precoce de alguns tipos de câncer, ainda pouco procurado.

Se não afetou o crescimento da rede, a crise, por outro lado, teve reflexo no perfil dos pacientes. Com a redução de cobertura de alguns planos, pacientes que antes procuravam o Delboni, rede mais "premium" da Dasa, migraram para o Lavoisier, com foco na classe média —obteve maior número de citações na classe B, 22%, contra 14% na A. Já os clientes sem plano de saúde têm como opção o Lavoisier Popular. Com preços mais baixos, o programa oferece até 20% de desconto nos procedimentos.

*

Fundação: 1951
Unidades: 94 na Grande São Paulo (76 delas na capital)
lavoisier.com.br
1.814.215 exames de análises clínicas são feitos por mês no Lavoisier

*

Quais são os planos para 2017?
Nosso plano de expansão depende de dois cenários: se piorar a economia, não abriremos nenhuma unidade nova. Se melhorar, podemos abrir unidades no segundo semestre. O que não vamos fazer é parar de investir por conta da crise.

Como a crise afetou a rede?
Fomos prejudicados pelos trabalhadores que perderam seus empregos e, consequentemente, o plano de saúde. Notamos também que várias empresas migraram seus convênios médicos para categorias inferiores. Por outro lado, os pacientes particulares cresceram. Tivemos um mix de perdas e ganhos. Houve pequeno crescimento de pacientes, mas queda no número de exames por paciente, que acaba questionando o médico da necessidade de determinado exame.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade