Descrição de chapéu Natal réveillon dieta

Exagerou nas comemorações? Saiba como desintoxicar o organismo

Estudos mostram que o corpo perde naturalmente os quilos adquiridos nas festas de final de ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É possível preparar o organismo para que os exageros na alimentação e no consumo de álcool no fim e início do ano não pesem tanto para a saúde.

Para o médico Leandro Figueiredo, especialista em nutrologia pelo Hospital do Servidor Público de São Paulo e pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), os cuidados são necessários antes e depois das comemorações.

"O preparo é justamente manter-se saudável no dia a dia, com boa alimentação, fazer controle do peso, atividade física e evitar noites muito longas. Resumindo: ter uma rotina adequada e deixar o corpo saudável para que você consiga lidar melhorar com alguns períodos de exagero", afirma Figueiredo.

taças em brinde
Exageros nas festas de final de ano devem ser compensados com dieta equilibrada, qualidade do sono, prática de atividade física e hidratação - Getty Images

E o que fazer após os excessos de fim de ano? Primeiro, voltar para a rotina de alimentação saudável e exercício físico.

Beber bastante água para eliminar mais toxinas, especialmente relacionadas ao consumo de álcool, e ingerir frutas e verduras, especialmente as ricas em vitamina C, como as frutas cítricas, que têm um alto potencial de antioxidantes.

Os encontros com os amigos para o happy hour também merecem atenção.

"A orientação para os meus pacientes que tem três, quatro happy hours por semana é que ele escolha em qual quer se divertir mais e até reflita se há necessidade de ir a todos. É uma forma de evitar exageros diários, abusando nas frituras e no álcool", orienta Figueiredo. O bom senso é fundamental: se exagerou em um dia, controlar no outro.

Na opinião da endocrinologista e metabologista Maria Clara Martins, além do álcool, os grandes vilões na época das festas são o açúcar e a farinha branca. Coloque na lista as sobremesas, os pães, as massas, os condimentados e os embutidos.

Poupar o organismo entre o Natal e o Ano Novo pode ajudar no processo de desintoxicação.

"Se você conseguir fazer isso, vale a pena. Se exagerou no Natal, do dia 26 ao 30 volte para a rotina de exercícios físicos, tenha um sono de qualidade, evite bebida alcoólica ao máximo e faça dieta. Assim, ao voltar para a sua dieta normal e tirar os excessos, essa semana fará muita diferença e você chegará menos intoxicado no Réveillon", orienta a especialista em medicina do estilo de vida.

Em relação aos doces, a médica não recomenda optar pelas versões diet ou light.

"O período das festas é aquele em que a família se reúne. Tem aquela torta que a avó só faz no Natal e Ano Novo, a sobremesa da tia, o pavê maravilhoso que só tem nessa época. Eu recomendo que as pessoas comam com moderação, devagar, não exagerem como se o mundo fosse acabar, mas comam o doce gostoso, aquela coisa da tradição da família. Aproveite aquele momento, mesmo que tenha mais calorias e mais açúcar. Não carregue o comportamento do exagero ao longo do ano seguinte", diz.

Hidratar-se, dormir bem, adotar uma alimentação saudável e se exercitar são ferramentas importantes para desintoxicar o organismo.

Se a preocupação estiver ligada à possibilidade de engordar, a notícia é boa. "O corpo humano é sábio e sabe lidar com excessos. Há estudos que mostram que temos uma tendência a ganhar de um a dois quilos no final do ano, mas o corpo naturalmente perde esses quilos a mais", diz o nutrólogo.

Suco detox funciona?

O suco detox traz uma concentração de alimentos e tem vitamina C, minerais e capacidade antioxidante. Ele não substitui refeições e é uma boa opção para começar o dia.

Receita do suco detox básico

  • Água de coco natural
  • Maçã, especialmente a verde
  • Um pouco de gengibre
  • Uma folha de sua escolha (pode ser alface, couve ou outra)
  • Um pedaço de abacaxi

Bata os ingredientes no liquidificador, mas não coe para ter a fibra da folha no suco. O ideal é não adoçar.

Cuidados com a alimentação

  • Antes da ceia, evite ficar o dia todo sem comer, porque a fome pode aumentar a ingestão do que é mais calórico primeiro e a comer em maior quantidade
  • Sempre combine verduras, frutas e legumes com os demais alimentos; a presença de fibras diminuirá a absorção de gorduras e trará mais saciedade
  • Modere na bebida alcoólica e nos refrigerantes
  • Evite os alimentos industrializados e ultraprocessados
  • Se exagerou na comilança, tente ser mais equilibrado no dia seguinte
  • Prefira as hortaliças e frutas, além de comidas menos calóricas
  • Cuidado com os excessos de sal e açúcar
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.