Descrição de chapéu Pelé, o Edson

Presidente da CBF promete 'todas homenagens possíveis' a Pelé

Entidade declarou luto oficial de sete dias pela morte do Rei do Futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, se disse "profundamente emocionado" com a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e afirmou que a entidade fará diversas homenagens ao Rei do Futebol. O dirigente declarou sete dias de luto oficial na entidade.

"Estou profundamente emocionado com a partida do Pelé. A CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno e vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado", declarou.

Imagem publicada pela CBF em homenagem a Pelé
Imagem publicada pela CBF em homenagem a Pelé - CBF/Divulgação

No comunicado, Rodrigues lembrou a emoção de ter visto Pelé em ação, quando tinha 13 anos de idade. Na ocasião, o Rei defendeu o Santos em amistoso contra a seleção da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, em 1967. O Peixe venceu por 3 a 1, com um dos gols marcados pelo camisa 10.

"Fiquei impactado. Dois anos depois, viajei até Salvador para assistir o milésimo gol dele, que acabou não saindo. O Nildo tirou o gol quase na linha. Eu e a Fonte Nova praticamente inteira vaiamos o zagueiro do Bahia. Três dias depois, o Rei marcou o milésimo no Rio diante do Vasco", lembrou Rodrigues.

Em seu site, a confederação classificou a morte de Pelé como "a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação, há 108 anos".

A entidade também publicou um vídeo com depoimento de Pelé, no qual o Rei diz que queria "no máximo", jogar futebol como o pai dele.

Em nota de pesar divulgada em seu site oficial, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também lamentou a morte de Pelé e lembrou a importância do Rei para o esporte brasileiro e mundial.

"As alcunhas de Rei do Futebol e Atleta do Século demonstram um pouco do tamanho dos feitos, que encantaram multidões em todos os continentes e serão eternos", diz a nota.

O texto destaca que, em 2016, Pelé foi homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a comenda da Ordem Olímpica, a mais alta honraria concedida pela entidade.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o COB ainda lembra outros momentos em que o Rei do Futebol se envolveu com os esportes olímpicos.

Em seus perfis oficiais, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) disse que Pelé "colocou a América do Sul no topo". A entidade internacional também chamou Pelé de "o primeiro 10".

A Conmebol ainda publicou um vídeo relembrando o gol de Pelé na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, na final da Copa Libertadores de 1963, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina). "Um gol como Pelé, para a eternidade", diz a publicação.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) homenageou Pelé com duas publicações em suas redes oficiais.

A primeira traz uma fotografia do Rei e um texto de pesar. "A Fifa e todo o mundo do futebol estão de luto pela morte do eterno Rei. Descanse em paz, Pelé. Nossos sentimentos estão com sua família, amigos e todos que tiveram a alegria de ver você jogar."

A segunda é um vídeo com depoimentos de ex-colegas e imagens da carreira do craque:

A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) também homenageou Pelé, lembrando que ele foi a primeira estrela internacional do esporte.

"Nos unimos aos fãs de todo mundo em luto por Pelé, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Foi a primeira estrela global do esporte e desempenhou um papel pioneiro na ascensão do futebol para se tornar a modalidade mais popular do mundo. Descanse em paz", diz a entidade.

O Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira (29), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado há um mês. Segundo boletim divulgado pela equipe médica, o óbito aconteceu "em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia."

LEIA MAIS SOBRE PELÉ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.