Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Próximos
Comentários dos leitores
Reginaldo Carvalho (94) 10/08/2008 12h56
Reginaldo Carvalho (94) 10/08/2008 12h56
Na verdade o que o PT quer é instalar a desordem no país. É um partido que não tem propostas para fortalecer a democracia. O seu objetivo é a instalação de um regime político de revanche, apenas para punir. O povo brasileiro quer trabalhar. Quer ter uma vida tranquila. Não quer ver seus direitos de ir e vir cassados por uma estrutura política sindical e oportunista. 16 opiniões
avalie fechar
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 11h12
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 11h12
Ao propor essa tese de tortura ser dissociada do regime militar, o Ministro da Justiça está buscando vingança pessoal.
Com base no mesmo racicíno, devemos rever os homicídiso e roubos praticados pelos terroristas.
Isso teria sido legítimo?
7 opiniões
avalie fechar
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 10h37
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 10h37
O ministro defendeu que tortura na época do regime militar não foi crime político com o fim de "dar a volta" no impedimento de serm julgados por isso.
Nesse caso, têm que ser desconsiderados crimes políticos o roubo a banco, homicídios, roubo a residências e outros cometidos pelos terroristas.
5 opiniões
avalie fechar
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 09h33
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 09h33
Se tortura não é crime político, como disse o ministro da justiça (ex terrorista), então, roubo a banco, roubo a residência e homicídio, que foram cometidos pelos terroristas brasileiros nos anos 70, também não são. 6 opiniões
avalie fechar
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 09h15
Elisio Almeida (9) 10/08/2008 09h15
Se tortura não é crime político, como disse o ministro da justiça, roubo a banco, homicídio, roubo a residência, como fizeram os terroristas, também não é. 6 opiniões
avalie fechar
Alexandre Acampora (12) 10/08/2008 09h02
Alexandre Acampora (12) 10/08/2008 09h02
Olha, eu estava do lado da luta pela democracia e por liberdade. Não sei de que lado o Tarso Genro estava. Desenterrar esse defunto vai dar em quê? Já existe uma lei de reparação aos que lutaram. O que se pretende com esse debate? Afastar a opinião pública de uma crítica necessária à continuidade e à radicalização do neoliberalismo nesse governo, que favoreceu a corrupção e o retôrno ao atraso do populismo e da demagogia politica tipo Chavez? Esse governo não garantirá maior apoio popular com essa medida, muito ao contrário. Além dos torturadores, lideres autênticos deverão ser novamente julgados, exemplos, Dilma Roussef por assalto a mão armada, Franklim Martins, por sequestro, e por aí vai.
A palavra de ordem da esquerda foi por anistia ampla geral e irrestrita. Buscamos o fim da guerra, a paz. Uma guerra é a prova que dois lados da mesma moeda estão ensandecidos e partiram para uma luta desumana e cruel.
A guerra acabou, quem perdeu, agradeça a quem ganhou. Os arquivos da ditadura, isso sim, devem ser abertos como patrimônio histórico do Brasil, para que as futuras gerações tenham consciência clara do processo vivido e tenham elementos para não repetir o desastre.
9 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 10/08/2008 07h07
Luís da Velosa (1570) 10/08/2008 07h07
Muti bem se houve o presidente Lula, ao tomar a iniciativa de restaurar a Casa do Estudante. Um Chefe de Estado não pode olvidar o passado de desgraças que se abateu sobre o povo que governa. Ele mesmo, foi um dos alvos da ditadura. Nos temos o dever moral de reparar todo o dano que nos foi causado naqueles dias terríveis. Tanto de opressão como de pusilanimidade. Dizer-se que os danos aconteceral foram causados por ambos os
lados, é querer brincar com a história. Eu mesmo tinha vários amigos que jamais foram comunistas, mas mesmo assim foram torturados e mortos. Escapei pelo "pau do canto", como diz o povo. Agora, o presidente Lula - presidir um país que, durante séculos, foi violentado, não é qualquer coisa - resgata a dignidade de quem a perdeu.
24 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 10/08/2008 05h51
sérgio carneiro (287) 10/08/2008 05h51
Tirania e escravos.
Declarações do ministro Tarso em 30 de julho de 2008: "É um debate jurídico, que não analisa as instituições", explicou. "Será discutido o papel do agente público; se ele extravasou a lei vigente - que não permitia torturas ou qualquer atentado à idoneidade física e moral de um cidadão. Esses crimes podem estar prescritos, mas é preciso construir uma jurisprudência histórica".

Sobre "o agente publico que extravasou a lei vigente": Concordo que devemos punir todo agente público que extravasa a lei vigente, contudo acredito que a prioridade sejam aqueles que o praticam agora: a corrupção, peculato, apropriação ou o desvio, prevaricação, improbidades, abuso e desvio de poder e etc... e garanto que culpados não faltam.

Sobre "construir uma jurisprudência histórica": Já temos o principio irretroatividade das leis quebra-la seria prejudicar os direitos das pessoas, pois, se assim for, a estabilidade estará sofrendo um golpe mortal e a incerteza nas relações jurídicas produzirá o caos e a mais ferrenha ditadura, qualquer que seja o "disfarce".

"As leis retroativas, somente tiranos as criam e só escravos a elas se submetem"(Walker)

Brasil! Um paisinhozinho de todos os...
6 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 10/08/2008 05h32
luiz dias (418) 10/08/2008 05h32
LULA DÁ 40 MILHÕES PARA UNE ?
PARA REPARAR DANOS PROVOCADOS POR MILITARES NO PERÍODO DA DITADURA ?
UNIÃO DO QUÊ ? DE EX CARAS PINTADAS DE MENTIRA ?
QUE BADERNARAM NA ERA COLOR DE MELO, LIDERADOS PELO SR. LINDBERG FARIA ?
AJUDARAM NA FARRA MENTIROSA PARA ARRANCAR COLOR DO PODER POR CORRUPÇÃO ?
E AGORA, O QUE ESTÃO FAZENDO NO COLO DE LULA, GOVERNO LAMAÇADO MIL VEZES MAIS QUE COLOR POR CORRUPÇÃO E CRIMES ?
ONDE ESTÁ LINDBERG, O EX-AVENTUREIRO, HOJE PREFEITO DE NOVA IGUAÇÚ-RJ, METIDO ATÉ O PESCOÇO EM ATOS DE CORRUPÇÃO, DENUNCIADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS E MINISTÉRIO PÚBLICO ?
QUEREM SÓ 40 MILHÕES PARA OUTRA FARRA DE JOGAR DINHEIRO NO LIXO ?
ESSA MONTANHA DE DINHEIRO, ARRANCADA, ASSALTADA DOS BOLSOS DOS BRASILEIROS, COMERCIANTES, EMPRESÁRIOS QUE PAGAM OS MAIORES IMPOSTOS DO MUNDO, NÃO PODERIA IR PARA A SAÚDE ?
E A EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, NÃO ESTÃO PRECISANDO DE NADA ?
AH, PARA ONGS CORRUPTAS, MST DE BADERNEIROS, UNE DE INCONSEQUENTES, AÍ TEM DINHEIRO À RODO E SEM PRESTAÇÃO DE CONTAS ?
O PRETEXTO, DE NOVO, É A DITADURA ?
ESSE GOVERNO DE BAIXO EM CIMA, DEVERIA SER PISOTEADO NO INFERNO.
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, NÃO PODERIA EM NOME DO QUE RESTA DE GENTE HONESTA NESTE PAÍS, ENTRAR NESTA ESTÓRIA E IMPEDIR ESSA FARRA DE DINHEIRO À UNE ?
14 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 22h54
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 22h54
Não me confudem com o Advogado do Diabo!
Mas tem decisões que exprimem o direito legal do cidadão perante a nossa Republica Democrativa.
O que deveria ser feito é agilização da justiça é que casos de processos em qualquer esfera deveriam ter um periodo no maximo de dois anos e não de uma vida inteira a procura da tão sonhada prescrição.
Julgar como se muitos desses candidatos que foram beneficiados pelo direito de poderem concorrer embora tendo processo na justiça que os poderia impedir de concorrer.
Nesses casos o correto seria a aceleração do julgamento e se fossem absolvidos poeriam concorrer se fossem culpados deveriam honrar suas responsabilidades.
Aqueles caras, os ladrões do mensalão, tiveram penas alternativas para cumprir e ninguem cumpre nada nesse Brasil e fica por isso mesmo.
Para justificar ou resolver esses problemas todos,. a lei eleitoral deveria proibir as reeleições.
Assim a justiça teria maior tempo para julgar e ninguem usaria a maquina publica para se beneficiar.
Essa história de eleições, coloca a politica na contra mão da história, e sabem como se explica a contra mão! da seguinte forma: ao serem eleitos os projetos e promessas de campanhas desaparecem no vento e fica o projeto mais ambicioso o do continuismo.
E tudo começa no dia da posse com o novo projeto de começar a campanha para as proximas eleições, esse é o nosso sistema, sujo, imundo e infame, feito pelo homem e para homem.
5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 22h07
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 22h07
O mundo é imundo, o poder é terrivel, ele tem em suas garras o sangue a destruição do seu selhante.
O poder nunca perdoa, nunca age com parcialidade e com verdades o poder é uma farsa uma mentira, ele é montado de acordo com o momento fazendo dos homens hiprocritas, falsos e mentiros.
O poder faz dos homens maus carater, ele não tem limites só interesse pessoais esse é o poder que tem sua força no corporativismo.
e quantas são sua faces!
Ninguem sabe e ninguem quer saber ou desafiar o Poder o que todos querem é pertencer ao poder nem que para isso precisam vender suas vidas ao Diabo.
Assim funciona o Poder esse todo ser Poderoso que amedronta a todos e tantos males faz a nação porque seus interesses estão ligados ao Corporativismo.
Bem amigos agora quem é o Poder! o poder é o dinheiro, o poder é a força, o poder é o totalitarismo, o poder é as ditaduras. o poder é os oportunistas e por fim o Poder é o mal.
4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 21h55
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 21h55
E o oportunismo e hipocresia continua, os donos do poder querem punir os militares que fizeram parte da ditadura.
O Sr Abrão quer que se abra os arquivos e se divulgue nomes de quem este presente nesse cenário, esse elemento é tão hipocrita e reacionario que não abre as portas para os bandidos dos dois lados, os bandidos do lado da ditadura como quem foi terrorista e foram muitos.
O filho do Moises, mais os dois Tarsos e outros não sei se o Lulinha esta nesse rolo querem porque querem aparecer na Mídia como os responsaveis os herois pelo fim da ditadura.
Todos sabemos que essa revolução nunca existiu, foi um primeiro de abril e que eles não participaram e que os que tentaram evitar o fim dos direitos do povo hoje já foram para outra dimensão.
Eles sim foram politicos sérios e honestos que lutaram por um idea.
Brasileiros da Aristocracia da pecuaria que se desfizeram de seus bens de suas fortunas por um ideal de ver um povo feliz e com direitos a ser um cidadão com trabalho com dignidadel.
Um legado de Getulio Vargas, que muitos até hoje não comprendem como os menbros do PT que só se aproveitam do poder para o enriquecimento ilicitamente.
Enquanto Getulio Vargas que fez o Brasil ser desenvolvido, ser industrial que fez esse Brasil ser grande e infelizmente com sua grandiosidade fez dos politicos atuais ambiciosos, corruptos e destruidores da Nação.
Um relato que muito me deprime porque infelizmente é a triste realidade dos dias.
5 opiniões
avalie fechar
Roberto Freire, presidente do PPS, matou em cima a hipocrisia petista em questão de direitos humanos quando lembrou o caso dos dois boxeadores cubanos que fugiram da concentração e pediram asilo no Brasil. Paulo de Tarso, para eles, imitou o índio Tonto quando, cercado com o amigo, Zorro, e diante da frase de que estavam perdidos para os índios, respondeu: "Nós quem, cara-pálida?". Imitou, também, o sistema soviético de, através da história, retirar das fotografias do partido e do governo, os que caíam em desgraça. Falando em regimes autoritários, alguém lembrou a beleza de "Cara al Sol", o hino do franquismo, dizendo que mesmo os ditatoriais produzem boas canções. No filme "Cabaret", com Liza Minelli, há seqüencia arrepiante quando, num piquenique, um jovem, acompanhado por outros no uniforme amarelo da juventude nazista, canta belíssima música que diz: "O futuro pertence a nós". Comparar a cena campestre com a destruição, ruína e morte que o nazismo promoveu aturde nosso sentido estético, fazendo-nos lembrar que a beleza também pode estar a serviço do erro. É isso que Tarso Genro faz: usa os direitos humanos para defender os interesses corporativos do PT, de seus componentes e aliados, no Brasil ou no exterior, mas não lembra outros que também têm direito a ser tratados humanamente. Essa entrega manchou a tradição diplomática brasileira. Roberto Freire colocou-o em seu devido lugar. 4 opiniões
avalie fechar
Marcos Carneiro (56) 09/08/2008 17h24
Marcos Carneiro (56) 09/08/2008 17h24
O ministro Tarso ironiza que "Se fosse uma ditadura, quem fizesse uma manifestação como essa seria cassado" (Referindo-se as declarações do General Gilberto Figueiredo presidente do clube militar). Em primeiro lugar Sr. Ministro não fale em ditadura porque se ela ainda existisse o Sr. Não ocuparia o cargo que ocupa. E em segundo lugar, como reconhecimento, a esquerda deveria mudar a "gravação" e não somente falar mal dos militares, devemos a eles o que o País é hoje. E também porque foi um militar que devolveu a democracia ao País com a abertura política. E ninguém, ninguém mesmo, fala, lembra, ou mesmo homenageia o responsável por tudo, o General João Baptista de Oliveira Figueiredo, que cumpriu o que prometeu não aceitando nem mesmo as pressões internas de militares radicais. "É pra abrir mesmo. Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento" Em 28 de Agosto de 1979 foi sancionada a Lei 6683, que concedeu anistia aos cassados e aos membros do governo acusados de tortura. E o assunto foi encerrado. Então senhores Ministros não mexam mais nesse assunto, são quase trinta anos vivendo-se a democracia em sua plenitude, não tentem mudar a direção da história do país. Não mostrem para a geração mais nova um mérito que não lhes pertence. Acabem com esse "saudosismo revolucionário" o mundo mudou a guerra de vocês é outra, tentem mudar os problemas reais e diários vividos no País, pura e simplesmente por incompetência governamental, principalmente na Segurança pública... 15 opiniões
avalie fechar
José Carlos (8) 09/08/2008 14h26
José Carlos (8) 09/08/2008 14h26
O governo tem a obrigação de investigar os abusos cometidos na ditadura, pois movimentos populares foram massacrados, pessoas foram obrigadas a sair do país e aqueles que abusaram do poder na época ainda estão por aí impunes, a questão da anistia precisa mesmo de revisão com enfoque no abuso de poder dos repressores da ditadura. 24 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 14h16
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 14h16
O Brasil é só alegria e felicidade, aqui não tem mais violência, a policia acabou com o narcotrafico, a pf terminou com os ladrões de colarinho branco, algemando uma monte deles e as outras policias estão terminando com os sequestros, assaltos e roubos.
Nosso Parlamento esta terminando com a pedofilia, a policia esta prendendo todos os Pedofilos.
Nunca antes foi visto tanto trabalho para o bem social, devolverem o direito ao povo de liberdade social, e sem medo o povo vai poder voltar a sorrir andar pelas ruas e dizer bom dia, boa tarde, boa noite aos seus semelhantes.
O povo vai poder viver de verdade, longe de prisões domicialeres geradas pelo medo da violência.
Esse é o retrato do Brasil atualmente, assim nossos politicos nossos ministros não precisam mais se preocupar com o bem social do povo e ficarem brigando e fazendo intrigas com o exercito brasileiro sobre se devemos abrir ou não os porões da ditadura e se pune com cadeia os ditadores do passado.
Vamos Prender, Castelo Branco, Costa e Silva, Figueiredo, Geisel, Medici, porque na verdade os outros eram seus empregados, eles são os verdadeiros responsaveis.
Bem mas teva mais atitudes irresponsaveis, como pessoas que fizeram a defesa de direitos com terrorismos tambem temos que prender essa turma, porque inocentes tambem sofreram nessa luta.
Os Srs do Poder não precisam mais pensar em solucionar os problemas da Nação que existem atualmente e sim se preocupar com o passado e aparecer na Mídia.
6 opiniões
avalie fechar
Marcio Gennarini (66) 09/08/2008 14h14
Marcio Gennarini (66) 09/08/2008 14h14
Se os Exmo.Srs. Ministros, querem voltar ao assunto, gostaria que as FORÇAS ARMADAS DO NOSSO QUERIDO BRASIL, fossem pra cima deles.
Esse bando de impatriótas oportuneiros,corruptos,etc.etc.
QUEM SÃO VOCES PERANTE A PÁTRIA AMADA BRASIL!!
VÃO PARA CUBA,VENEZUELA,PRO DIABO QUE TE CARREGUE.
AQUÍ É BRASIL!!! TERRA ADORADA!! PÁTRIA AMADA!!
BANDO DE DELINQUENTES,TERRORISTAS,PELEGOS!!
MEUS IRMÃOS VAMOS ACABARA COM ESSA IPOCREZIA, "ACORDA BRASIL" SE NÃO TIVEREM EM QUE VOTAR ANULE SEU VOTO SERÁ MUITO ÚTIL PARA QUE POSSAMOS PASSAR ESSE PAÍS A LIMPO".
14 opiniões
avalie fechar
Punir os militares por causa da ditadura é um absurdo!! Se eles não tivessem peseguido esse terroristas marxistas hoje o Brasil seria uma Cuba da vida... No entanto graças a eles que o Brasil hoje é o gigante que é. Na verdade, está passando da hora dos militares derrubarem o governo atual e por ordem na casa!! Quem precisa ser punido são os políticos de Brasília!!!! 5 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 14h04
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 14h04
A Burocracia é a mãe da corrupção e o Pai é o Poder!
E Domingo é dia dele!
4 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 14h02
Alcides Emanuelli (2004) 09/08/2008 14h02
Esta correto devolver aos estudantes sua sede que foi tirada na revolução, que nunca existiu e sim uma opressão a um povo a uma Nação.
Bem toda a ditadura oprime a Nação, sequestra dela todos os direitos de liberdade, e não podemos entender nem comprender tais atos do ser humano, mas o Poder que é o grande gerador desses sistemas e interesses explica com clareza essa violencia.
Agora aos Estudantes o que de direito foi deles e é deles, mas para que isso aconteça o povo vai pagar e não quem faz campanha e propaganda para aparecer como o Sr. Presidente.
Quem vai pagar a construção da sede dos estudantes vai ser o povo, mais precisamente a classe média que é a mola propulsora de todo o sistema atual do brasil.
A classe pobre ganha dinheiro para ajuda na sua sobrevivencia, que infelizmente esse governo, incompetence e despreparado não sabe desenvolver politicas sociais que enaltecem a dignidade e sim só faz politicas de protecionismos de de vinculos usando o dinheiro da classe média.
E novamente a classe média vai pagar essa obra, porque a Aristrocracia está sempre inventando uma forma de roubar o dinheiro do povo, e as formas criadas por ela são terriveis e impensadas nas formas de consideração e respeito ao povo.
Mas 40 milhões é muito dinheiro, sabem o que é 40 milhões, e olhem que são estudantes, que tem administradores, engenheiros, economistas.
Se o CUB, vale 1000,00 reais, com quarentinha milhões dá para construir 40.000m2.
Ato inconsequente ou impensado ou........
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página