Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos
Comentários dos leitores
Luís da Velosa (1570) 12/08/2008 07h20
Luís da Velosa (1570) 12/08/2008 07h20
Acho engraçada essa posição de alguns militares contrários à proposição do ministro Tarso Genro. Eles não querem a punição de torturadores, é isso? Qual a razão? Quer dizer, golpe de Estado, pode!... Tirar a vida do filho dos outros e destruir uma família, também pode, não é? Arrasar uma nação, também, não é? Agora, ressarcir os danos por eles causados, pode, não é? Eu só estou refetindo. Lembro-me de um amigo - isso foi ruim, mas foi uma canja em comparação ao que se fez - que teve que morar em São Paulo-SP, para responder a inquéritos. Seu pai, teve que sair da sua terra natal, no nordeste, para acompanhar a desdita do filho, que de subversivo ou comunista não tinha nada. Muito bem. Às 3h da manhão o DOPS chegava na porta do seu apartamento, e o chamava. O pobre rapaz de 20 anos de idade acordava atordoado para depor na sede daquela desgraça. Não visitou a loucura, mas esteve nos seus umbrais. E aí? Bonito, né?! Agora, não quer responder. Aliás, isso foi o pudim das arbitrariedades perpetradas contra os compatriotas. "Ostra" que diga... 48 opiniões
avalie fechar
richardson leao (42) 12/08/2008 06h25
richardson leao (42) 12/08/2008 06h25
Nao da pra acreditar que em um pais como o Brasil, com tanta diversidade racial e tanta disparidade economica ainda existam tantos fascistas! Os comentarios sobre a revisao do barbarismo militar parecem ter vindo de algum estado do sul dos EUA. Quem livrou o Brasil do comunismo? Que comunismo??? Haviam muito mais comunistas na Franca e na Inglaterra nos anos 60/70 e eles tinham toda a liberdade de protestar e exigir. Mas isso fez da Franca um pais Stalinista??? Foram os milicos que deixaram tudo que esta ai??? Como o que? Elefantes brancos, obras faraonicas sem qualquer funcao? Transamazonica, Itaipu... Essas besteiras que os milicos injetaram nas cabecas de voces ja deveriam ter desaparecido. Se quisermos algum dia ser uma democracia ao inves de uma republica de bananas, esses crimes tem de ser revisto, e a historia mostrada a todos pra que isso nunca se repita. 71 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 11/08/2008 21h46
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 11/08/2008 21h46
Penso que muitos não devam ter lido se quer uma vez a lei da anistia. Principalmente os holofotistas de plantão que servem no planalto. A lei é clara e não deixa qualquer margem de dúvida em seu paragrafo primeiro que reproduzo "ibis in iten" abaixo:

Lei 6683 de 28/08/79
§ 1º Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.

/quando a lei diz OU PRATICADOS POR MOTIVAÇÃO POLÍTICA, ainda que o crime de tortura não tenha sido um crime político, ele foi indubitavelmente praticado por MOTIVAÇÃO POLÍTICA, como estabelece a lei.
Portanto vamos por um final nesse factóide Genro!
55 opiniões
avalie fechar
leu leutraix (3) 11/08/2008 21h46
leu leutraix (3) 11/08/2008 21h46
"Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos.Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe." (Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.) eu sou o leu leutraix 16 opiniões
avalie fechar
leu leutraix (3) 11/08/2008 21h42
leu leutraix (3) 11/08/2008 21h42
eu sou o leu leutraix se me cobrarem taxas vocies vão se ver comigo 14 opiniões
avalie fechar
ANTONIO SANTANA (75) 11/08/2008 20h55
ANTONIO SANTANA (75) 11/08/2008 20h55
Falando o bom português-corruptes, é tolerável e entendível, quando alguém chega neste post
de comentários e vomita frases como: "O Excelentíssimo Sr. Dr. Juiz de direito tal, sabe o que faz..." Realmente. Não está mentindo o sujeitinho. Nesta altura do campeonato, eu já imagino homens, crianças, mulheres, papagaios, com os dedos no teclado prontos para disparar on-line uma mensagem bem mau-educada contra a minha pessoa por estar defendendo o tal do STF. Calma meu povo!... O que a autoridade do STF fez ao manter o direito de assassinatos, ladrões, estupradores e outros condenados em primeira instância a concorrerem e se elegerem a vereador ou prefeito em 'nosso país", foi baseado na tal da presunção de inocência. O texto legal está escrito mais ou menos assim: "O sujeito só é considerado culpado quando esgotado o interminável passeio do processo até a última esfera do poder judiciário". - Morremos eu, morremos tu, morremos nós, morremos vós, morremos os sem vós e avós os papagaios também e ninguém vai saber se o individuo é ou não é culpado de qualquer coisa que seja. Basta que ele tenha dinheiro e um advogado disposto a se tornar seu sócio no negócio. Para Você que ta aí soltando faísca, enquanto lê minhas bobagens, eu dou um conselho: O negócio é você cursar uma faculdade de direito; abrir um escritório blindado; comprar um carro blindado; uma casa blindada; uma cueca blindada; ou, uma calcinha blindada e se tornar um(a) intocável blindado. inté!!
105 opiniões
avalie fechar
Um certo primata antes de engolir certas sementes costuma verificar se esta poderá ser expelida por via fecal, evitando desse modo um eventual fecaloma causado pela semente entalada no trato intestinal.
A esquerda Trotkista Burguesa, hoje no poder, não tem competência política para impor qualquer punição aos militares por razões óbvias.
Não em apoio popular e, até mesmo, a base parlamentar do governo é amorfa.
Acho que já passou da hora de os militares assumirem o controle do país e moralizá-lo, pois existe no poder e nas suas hostes, um grupo que confunde DEMOCRÁCIA com a librdade para traficar influências, constitui lobies e proteger corruptos, mediante ações corporativistas no congresso nacional e enganar os analfabetos do país.
28 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 11/08/2008 18h05
Alcides Emanuelli (2004) 11/08/2008 18h05
alguem tem que manda nosso Ministro calar a boca, para não se queimar mais do que esta se queimando.
Ele esta achando que com esse tipo de atitude populista, vai conseguir se tonar popular.
Sabe como Ministro Tarso voce vai conseguir ser popular, quando o Sargento Garcia prender o Zorro.
Ou quando voce nascer novamente e não em berço de ouro, mas num casebre ou hospital publico, ai sim voce vai conseguir se tornar popular.
E tem mais em vez de estudar e fazer faculdade de doutor, tem que ser metalurgico, e em sua atividade perder o dedo.
Só assim voce vai se tornar popular e vai conseguir ter força como candidato para derrotar o José serra.
17 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 11/08/2008 17h57
Rogerio Rocha (660) 11/08/2008 17h57
Enquanto aparecem dezenas de pessoas para criticar os militares -e com razão- estas mesmas pessoas se esquecem de criticar os "revolucionários" que praticaram quase os mesmos crimes. Em escala bem menor é verdade, mas que os praticaram de qualquer forma.
Então, que a lei seja aplicada a todos ou a nenhum. Não podemos ter uma lei que se aplique a um determinado segmento da população e que não seja aplicado a outro. Se assim o fizermos estaremos perpetuando a situação que atualmente ocorre no Brasil onde para uns poucos -sempre os poderosos e os ricos, nesta ordem- a lei não se aplica e para a grande maioria ela é aplicada, às vezes até com rigor excesivo.
O fato de alguém ter optado por atos de terror contra um estado violento não o isenta da culpa e de putabilidade.
Quem foi acusado apena de subversão merece justamente o perdão, porém quem optou pela luta armada e pelo terror -de ambos os lados- que arque com as consequências de seus atos. Mas não dá para "xingar" apenas os militares.
Aqui já vi os mais absurdos argumentos -de ambos os lados- em defesa desta ou daquela facção.
O que deveria ser defendido aqui é a justiça, algo tão escasso atualmente no nosso país e justamente o ministro que deveria zelar por ela ainda parte para mais esta aberração.
Ou se processem todos ou que fiquem quietos, pois atitude diferente é apenas revanchismo e oportunismo eleitoreiro.
Atituide tão comum aos nossos políticos....
14 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (287) 11/08/2008 13h35
Elza Miranda Cardoso (287) 11/08/2008 13h35
É INACEDITÁVL! QUANTO MAIS ABRE A BOCA , MAIS BESTEIRAS EMANAM...
"CALLATE, TARSO!
VOCÊ FALA EM "CLIENTELA" DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA? VOCÊ SE REFERE AO "MINISTÉRIO" COMO A QUALQUER "COMÉRCIO", QUANDO TRATA O POVO BRASILEIRO DE "CLIENTELA"!
ALIÁ, SERIA PURA ILUSÃO, ESPERAR ALGUMA COISA DIFERENTE...
15 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 11/08/2008 11h49
Rogerio Rocha (660) 11/08/2008 11h49
Na notícia sob o título "Tarso diz que revisão da Lei da Anistia é falsa polêmica" o ministro(?) Tarso Genro mostra a cara desta turminha do revanchismo. Como houve uma grande repercusão contra ele já volta atrás e se desmente.
Se ele relamente não tinha fins revanchistas porque não propôs que TODOS os crimes hediondos praticados na época da ditadura e alvo da anistia perdessem a imunidade? Por que só apontou a sua "metralahdora" contra os militares?
Afinal de contas o sequestro e o assassinato são tão hediondos quanto a tortura e o estrupo.
Mas esta é a cara da ptzada. Infelizmente...
26 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (327) 11/08/2008 11h46
Helio Figueirdo (327) 11/08/2008 11h46
"Tarso está coberto de razão ao dizer que a Lei da Anistia não perdoou crimes de tortura. Na guerra entre militares e militantes políticos, os primeiros representavam o Estado. Foi o Estado brasileiro quem cometeu crimes de tortura, seqüestro e assassinato até hoje nebulosos......
As Forças Armadas dizem que os arquivos da ditadura foram queimados. Sempre com sujeito indeterminado. É preciso responder quem queimou, por ordem de quem, sob o comando de quem.
O coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ulstra tem razão em estar contrariado. Afinal, não foi o único torturador da ditadura. Não agiu sozinho. Seus superiores sabiam o que ele fazia. Os generais-presidentes sabiam. E muitos setores da sociedade civil sabiam e apoiaram.
Há uma culpa do Estado que ainda precisa ser reparada. Faltam respostas para que pais, mães, irmãos, irmãs, maridos, esposas, namorados, namoradas, amigos e amigas possam enterrar os restos mortais de seus entes queridos ou, no mínimo, obter do poder público uma satisfação sobre o que exatamente aconteceu com quem desapareceu nos anos de chumbo".
(Trechos de artigo de Kennedy Alencar, colunista da Folha e do UOL) .
124 opiniões
avalie fechar
Geraldo de Aquino Júnior (1) 11/08/2008 11h20
Geraldo de Aquino Júnior (1) 11/08/2008 11h20
Além da nossa Amazônia, estar sendo agredida por fazendeiros e madeireiros, ainda utilizam moradores das cidades que se empregam nas fazendas com o fim de também colaborarem com o desmatamento, ignorando certamente o mal que estão praticando. Ainda não pensaram os praticantes desse ato, que com o crescente número dos que trabalham, julgando isso ser um emprego, como qualquer um outro, dentro em pouco não haverá mais árvores, e o que farão, após da derrubada da última árvore? São muitos a sangrarem as terras da Amazônia na retirada dos troncos das árvores até mesmo para a produção de carvão, que abastecem os fornos para esse fim, e logo após serem derrubados pelo IBAMA são reconstruídos de imediato, voltando rapidamente a sua atividade. Deveria haver punições mais severas a fazendeiros e madeireiros que agem a favor desse crime.
Aquino Júnior
Rua de Santana, 77
(21) 2224-2391
Rio de Janeiro.
5 opiniões
avalie fechar
Carlos Chrischner (27) 11/08/2008 09h17
Carlos Chrischner (27) 11/08/2008 09h17
Quem livrou o Brasil do comunismo? Já esqueceram?
Quem construiu o que o Brasil tem? Já esqueceram?
Vivi o período do governo militar e nunca fui importunado, muito pelo contrário, tinha boa escola pública, saúde, segurança e neste período foram construído tudo que temos. Foram importunados os arruaceiros, terroristas e comunistas. Era uma guerra para não deixar esses comunistas governarem este país. Saíram os militares e com o tempo estes bandidos tomaram o poder. Agora querem revanche?? Com que moral? Da mala? Da cueca? Do grande time que trouxera? Vejam que bela escalação: Lula, Zé Dirceu, Genoino, Tarso Genro, Dilma, Silvinho, Marta, Ideli etç
39 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (586) 11/08/2008 08h56
Helena Manzione (586) 11/08/2008 08h56
Caro Rui Ruz Caputi Caputi (665)
Sou também a favor do voto facultativo, apesar de saber que com a usina de votos instalada, hoje, isso não passa de utopia.
Mas, graças a Deus, a gente ainda pode sonhar...
13 opiniões
avalie fechar
Ivan Turri (2) 10/08/2008 20h47
Ivan Turri (2) 10/08/2008 20h47
Fico profundamente consternado com a postura do Sr. Ministro Tarso Genro. Verdadeiramente um incendiário democrata.
Este Senhor deveria estar comprometido com os interesses do cidadão Brasileiro e suas necessidades prementes na área de Segurança Pública. Deveria estar atuando junto ao Legislativo de forma efetiva para elaboração leis que coloque na cadeia assaltantes do Estado Brasileiro e da Coisa Pública.
Que o Sr. Ministro se preocupe com o Cidadão Brasileiro e as verdadeiras demandas ou volte para seu Estado, pois tem demonstrado inabilidade para o cargo que ocupa
14 opiniões
avalie fechar
Marcio Gennarini (66) 10/08/2008 18h48
Marcio Gennarini (66) 10/08/2008 18h48
Esses senhores que aí estão no poder hoje, devem ter a noção do que se trata TORTURA ,se é que sabem o significado da palavra poís em sua grande maioria não sabem ler e nem o que falam!!
Esquecem eles que também foram TORTURADORES!
As guerrilhas, ARAGUAIA,VALE DO RIBEIRA, ETC.Sr.Jenoino,Sr.Jose Dirceu,Sr.Wladimir Palmeira,Sr.Srs.Srs.. tantos outros.O próprio Sr.Lulalau, com suas taticas de guerrilhas nas greves ao ABC,etc.
Ora fiquem quietos e tratem de governar o País para o povo brasileiro.
BRASIL TERRA AMADA !!!
ACORADA MEU POVO VAMOS MOSTRAR O PODER QUE TEMOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
"VOTE 01,08,99,88 PARA PREFEITO OU 99.998,001.001, ETC. NUMEROS QUE NÃO TENHA CANDIDATO.ANULEM SEUS VOTOS VAMOS ACABAR COM ESSA RAÇA DE POLÍTICOS!!!!!!!
15 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 10/08/2008 16h59
Alcides Emanuelli (2004) 10/08/2008 16h59
Qual deveria ser o Papel do Estado! Esse conjunto dos poderes politicos de nossa Nação.
Administrar, desenvolver e organizar politicas sociais em nossa Nação Brasileira.
Assim são montadas todas essas estruturas politicas de nossos Poderes, Executivo, Legislativo, Judiciario e Militar, são 4 poderes que tem ou deveriam no minimo ter responsabilidades por tudo que acontece com nossa Nação.
Mas como explicar a decadência total do ensino Publico, uma catástrofe total, uma vergonha comparada a educação dos anos 50, 60 e foi se perdendo nos anos 70, enterrada nos anos 80, 90 e 2008.
Onde esta o estado só gastando e não cumprindo suas obrigações com a educação!
Agora vamos caminhar na saúde o que melhora tem mais sáude para todos é só propaganda da televisão e epídemias já erradicadas que estão voltando, e tem mais voces já contaram nos dedos quantos hospítais foram construidos depois dos anos 70 e olhem que os 90 milhões dobraram, assim não dá para comprender, entender e querer aceitar, porque tambem são gastos dinheiro aos rodos e os médicos cada vez mais ricos e o povo morrendo aos montes!
Agora tem a segurança e olhem que tem muita gente empregada nessa área! Um monte ou montanha de empregados que em conjunto com os Militares fazem um total de mais ou menos 1 milhão de pessoas que ganham bons salarios alguns altos salarios como menbros das policias federais e judiciarios e militares e outros tambem com salarios aceitaveis, mas a violencia é uma violencia vergonhosa.
6 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 10/08/2008 15h36
Rui Ruz Caputi Caputi (1914) 10/08/2008 15h36
Lei 6683 de 28/08/79

§ 1º Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.
§ 1º Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.
§ 1º Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.
5 opiniões
avalie fechar
juvenal pinto pinto (6) 10/08/2008 14h15
juvenal pinto pinto (6) 10/08/2008 14h15
IR COM MUITA CEDE DE VINGANÇA PODE SE AFOGAR ,POIS ÁGUA DEMAIS MATA A PLANTA ;DESMOTIVAR E DESACREDITAR AS INSTITUIÇÕES É TIRO PELA CULATTRA ,NO PÉ . 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página