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Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
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Comentários dos leitores
Ivan Bezerra (1) 13/11/2007 17h52
Ivan Bezerra (1) 13/11/2007 17h52
FORTALEZA / CE
Nenhuma das duas empresas e muito menos o governo pensou nos funcionários da BRA e nem nos das terceirizadas da BRA, que ficaram sem emprego e sem receberem os seus direitos trabalhistas até hj. Pergunta: QUE GARANTIAS TERÃO ESSES FUNCIONÁRIOS DE Q RECEBERÃO TODOS OS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS, CONFORME DETERMINA A LEI? 4 opiniões
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luno garcia (5) 13/11/2007 17h34
luno garcia (5) 13/11/2007 17h34
SAO PAULO / SP
Falar e facil, dar entrevista com esse ar de papagaio emplumado, e ficar falando, falando, falando, quero ver esse ministro Jobim, fazendo, fazendo, fazendo, evitando assim o desrespeito ao consumidor brasileiro e em geral, deixando de por em risco a vida dos passageiros que não devem favor a nenhum deles e sim pagam, e muito caro, diga-se de passagem, as vezes ate com a propria vida, como é o caso de tantos acidentes ocorridos ultimamente, por causa da falta de respeito, cidadania e responsabilidade com a vida e o bem estar do povo brasileiro, que paga seus impostos e tem como serviço, a inoperância dessa gente, o desrespeito, a falta de honestidade , a incompetencia de um governo corrupto na grande maioria dos politicos atuais que governam para dentro, ou seja para seu proprio bolso, sem nenhuma providencia de quem quer que seja. 4 opiniões
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roberto gentil (8) 13/11/2007 17h31
roberto gentil (8) 13/11/2007 17h31
Para a solução só temos uma solução:
Profissionais de cada área trabalhando de modo efetivo nas suas profissões e não um Advogado fazendo papel de Engenheiro.
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Rogerio Rocha (544) 13/11/2007 16h54
Rogerio Rocha (544) 13/11/2007 16h54
Alguns dias atrás postei um comentário onde dizia que os acidentes aéreos envolvendo os aviões da TAM, da Gol, helicópteros e o Learjet tinham como fato comum a falta de infra-estrutura para atender ao setor aéreo -aí se incluem a falta de equipamento, de pessoal qualificado e a falta de investimentos- além da falta de vontade política. Naquela época um dos leitores achou que era um erro violento de avaliação. Ontem na televisão tivemos a triste confirmação de que pelo menos um dos acidentes -o que envolveu um helicóptero e duas vítimas fatais- poderia ter sido evitado caso tivéssemos uma fiscalização eficiente. A aeronave estava com o seguro vencido, excesso de peso e o piloto estava com a licensa vencida. E a fiscalização onde estava nesta hora? Infelizmente a crise do setor aéreo está longe de ser resolvida e o sr. ministro Nelson Jobim, até o presente momento, ainda não tomou nenhuma atitude para resolver o problema. Já começou a seleção e o treinamento de novos controladores de vôo? Já está em andamento algum estudo para a modernização e ampliação da infra-estrutura aeroportuária?
Acho que a resposta para ambas as perguntas é não. Infelizmente...
Como disse o sr. ministro no seu discurso de posse: "Ou faça ou saia!"
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Ismael Marques Nogueira (2) 10/11/2007 19h18
Ismael Marques Nogueira (2) 10/11/2007 19h18
TAUBATE / SP
Isso é politica de "governo falido", retrogado, sem comando e somente estão preocupados com a mordomia e salários proprios e de seus padrinhos politicos do famoso "cabidão de emprego" e do inchaço de ministérios, das Agencias "DES"Reguladoras sque também estão sem comando, falidas e sem fiscalização que tratam somente do interesse de empresários e concessionários e o mais gritante, em governar não para a população que paga impostos fielmente, e sim para o partido onde são filiados e também de empresários desastrados com ideias da época "cafeeira no Brasil". que pouca vergonha! 42 opiniões
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fernando viveiros (1) 10/11/2007 17h26
fernando viveiros (1) 10/11/2007 17h26
SAO LUIS / MA
Esse Min. Jobim só tem tamanho e muita fala. Ate agora não fez nada para desatar o nó aereo que existe no pais. O antigo presidente da anac tem razão: ele (jobim) não entende nada de nada sobre aviação. Queria era por os "cupinchas" dele em cargos na anac. E ainda faltam tres anos para eleição de um novo pres. UFA!!!!! 19 opiniões
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Rogerio Rocha (544) 09/11/2007 10h24
Rogerio Rocha (544) 09/11/2007 10h24
"Jobim amplia malha aérea de vôos de Congonhas durante as férias"
Com esta notícia já começam as excessões às normas criadas pelo nosso ministro -e dublê de Indiana Jones- visando "aumentar" a segurança e "reduzir" o caos existente no setor aéreo. Segundo a notícia o peso final das aeronaves terá que respeitar o limite imposto para a operação em Congonhas e, ainda segundo a notícia, nenhuma norma de segurança válida para o aeroporto em questão foi alterada. Ótimo, mas quem fiscaliza atualmente e quem fiscalizará o cumprimento destas normas durante as férias? Já existe alguma fiscalização? Acho que não. Pelo que temos lido a ANAC tem apenas 390 fiscais. Este número é suficiente? E quais são as punições para as companhias que desrespeitarem estas normas? Alguma companhia já foi flagrada desrespeitando alguma norma? Ou reformulando a última pergunta, a nossa fiscalização é eficiente?
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José Carlos Rohten (1) 08/11/2007 23h54
José Carlos Rohten (1) 08/11/2007 23h54
UBERLANDIA / MG
O Ministro diz que não existe mais Conexão em Congonhas, contudo o passageiro de algumas cidades não tem outra opção se não comprar uma passagem para congonhas e outra para a cidade que deseja ir. Por exemplo pelo Gol e pela Tam só é possível sair de Uberlândia em direção a Congonhas. 5 opiniões
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Marco Silva (1) 08/11/2007 23h34
Marco Silva (1) 08/11/2007 23h34
SAO PAULO / SP
Esse Ministro tá de brincadeira, tô achando que o ex presidente da Anac, tinha razão. 7 opiniões
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josé reis barata barata (2329) 08/11/2007 06h39
josé reis barata barata (2329) 08/11/2007 06h39
Agências Reguladoras regulam o quê? Vem mais , muito mais por ai. Por ai não:por aqui e por bem perto com tantos espertos.Não que um acidente aéreo possa ser conscientemente imputado a esse descalabro,disparate, despautério da mediana técnica administrativa denominada Agências.Que,em nada os conhecimentos administrativos as justificam ou recomendam.Ótimo exemplo para a “ciência” da Administração que se ensina nas Universidades aos jovens sobre tudo que um Generalista NÃO deve fazer.(Por oportuno,outra tristeza:especializar Administradores?Contradição.)Não é à-toa que o número de Ministérios chega a quarenta.O Sr. Lula já não deve sequer falar com alguns dos titulares a meses, talvez até mesmo não lembre o nome de alguns e duvido que,sem auxílio,ele,ou algum brasileiro lembre o nome de todos os Ministérios,Secretarias e Agências.Catástrofes suscitam responsabilizações,portanto, dúvidas e especulações.Da calmaria à baixaria aérea sem qualquer sinal amarelo, de pronto, de logo, de imediato sem qualquer hiato.Por quê?No mínimo, estranho.A seguir escândalos públicos, discussões, desrespeito aos mais ínfimos direitos do cidadão consumidor (se é que existe algum),exonerações, designações,CPIs abafadas, desordem generalizada que respinga até em acreditadas Instituições que se intenta continuamente em desacreditá-las com a tempestade política de maldosos e interesseiros Comandos.Como desejar ou pretender deixar no exclusivo terreno do imponderável, tantas e seqüenciais catástrofes? 38 opiniões
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ouvi comentarios que esse caso bra tem haver com as mudancas da anac.gostaria de saber a opiniao de voces se a um fundo de verdade nesse "imbroglio". grato sem opinião
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matia tereza brum (1) 08/11/2007 00h04
matia tereza brum (1) 08/11/2007 00h04
SAO PAULO / SP
SENHORESM É UM ABSURDO O QUE ESTA ACONTECENDO, ALEM DE TODO O SOFRIMENTO QUE
EU E OS FAMILIARES DE PASSAGEIROS DA FALIDA BRA ESTA PASSANDO, AINDA TEMOS QUE LER E OUVIR NA MIDIA INFORMAÇÕES ENGANOSAS
ATENÇÃO SÃO 23:47 MINUTOS AGORA E EXISTE
NO AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE UM GRUPO E GRANDE DE PESSOAS ABANDONADAS ESPERANDO
UMA CARIDADE DE ALGUMA EMPRESA DE AVIAÇÃO PARA PODEREM VOLTAR PARA CASA
MUITAS DESSAS PESSOAS ESTÃO LA DESDE AS 7:30 DA MANHA SEM DIREITO A NADA, LITERALMENTE A ESPERA DE UM MILAGRE
MINHA MÃE SENHORA IDOSA ESTA SENDO JOGADA DE UM LADO PARA O OUTRO, E SENDO MANTIDA EM UM AEROPORTO QUE PARA QUEM NÃO CONHECE
É MINUSCULO E SEM COMFORTO ALGUM
MINHA MÃE DONA MARIA DO SOCORRO BRUM
AGORA A NOITE DEPOIS DE INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS DE QUE ELA TERIA SIDO COLOCADA EM HOTEL, MENTIRAS CONTADAS PELA ANAC ELA E MAIS UM GRUPO JA EM DESESPERO CONTINUAM NO AEROPORTO FALA SE EM MANDALOS PARA FORTALEZA ESTA MADRUGADA, ALEGANDO QUE EM FORTALEZA ELES TERAM MAIS CHANCES DE VOLTAR PARA SÃO PAULO, E DO MEU DESESPERO EU PERGUNTO PARA ONDE MAIS VÃO MANDAR MINHA MÃE E TODAS ESTAS PESSOAS , E ATE QUANDO PAGAREMOS E NÃO RECEBEREMOS A ATENÇÃO DEVIDA, POIS SE VC PRECISA MUDAR E REMARCAR UMA PASSAGEM VC PAGA UMA TAXA POR ISSO CERTO? E AGORA NESTE CASO QUEM PAGA O QUE?
NOVAMENTE O CONSUMIDOR PARA COM A SAUDE
POIS É ISSO QUE ESTA ACONTECENDO
PAGA A MINHA MÃE IDOSA PASSANDO POR TUDO ISSO, PAGAMOS NOS OS FILHOS QUE DAQUI SOFREMOS COM TANTA PATIFARIA
M, TEREZA BRUM
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gente
CADÊ O JOBIM
SER PODEROSO NO SUPREMO É UMA COISA.
AGORA É A REALIDADE NO MUNDO DOS COMUNS.
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Fernando Manso (1) 07/11/2007 22h41
Fernando Manso (1) 07/11/2007 22h41
BELO HORIZONTE / MG
Gostaria que os leitores que possuem conhecimento o compartilhem.
Minha dúvida (simples curiosidade) é relativa à real funcionalidade do sistema de transporte brasileiro e também quanto aos elementos que impossibilitam a implementação de outros modelos.
Faltam-me dados e sobretudo consistencia na análise, mas no período em que morei nos Estados Unidos, pude concluir, mesmo que de forma empírica, que o transporte aéreo (me refiro ao transporte de pessoas) é massivo. Ônibus são pouquíssimo e trens pouco expressivos. Quanto ao aéreo, se não funciona perfeitamente, digo que é extremamente funcional e robusto. Em um ano com muitos vôos realizados, POUQUÍSSIMAS foram minhas experiências com atrasos, cancelamentos e quaisquer outras eventualidades (salvo condições climáticas, obviamente incontornáveis).
Já numa segunda experiência morando na Alemanha, observei que além da grande robustez do sistema aéreo não somente na Alemanha, mas em toda União Européia (incluindo INUMERAS cias low fare, low cost) o sistema ferroviário é IMPECÁVEL, e novamente, não só na Alemanha, mas em toda UE.
Minha pergunta então é... Independentemente dos elementos que estão envolvidos num bom sistema aéreo. QUAL É O MOTIVO DO BRASIL NÃO POSSUIR UM SISTEMA FERROVIÁRIO QUE PELO MENOS AJUDE A SANAR PROBLEMAS SERÍSSIMOS DE TRANSPORTE, AO MENOS ENTRE POLOS DE ALTÍSSIMO FLUXO DE PESSOAS COMO RIO DE JANEIRO - SAO PAULO? Por que não temos uma Die Bahn, SNCF, SBB, NS etc...?!!???
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Wallace Giacomazo (1) 07/11/2007 18h19
Wallace Giacomazo (1) 07/11/2007 18h19
SAO PAULO / SP
Até o momento preocupam-se em como realocar os passageiros em outras cias. aéreas, como será o ressarcimento, quando será, etc... E quanto aos funcionários, pais e mães de família, pessoas que tem compromissos a cumprir, alugueis a pagar, enfim...suas contas que não deixarão de vir! Muito se reclama e se fala sobre a BRA, alguns aproveitam para expor uma opinião pessoal, sobre um voo ou situação que posso ter vivenciado nunm vôo, mas até o momento ninguém agiu com seriedade para analisar os fatos que levaram à Diretoria da BRA a dar este golpe, não só em quem comprou passagens ou pacotes através da PNX, mas principalmente em todos os funcionarios que dali dependiam para obter seu salário e honrar seus compromissos. 3 opiniões
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Luciana De Vecchi (1) 07/11/2007 16h07
Luciana De Vecchi (1) 07/11/2007 16h07
SAO PAULO / SP
Desde o início da crise área vi duas mudanças: a do ministro e a da diretoria da ANAC... o resto continua tudo igual. Viva a Copa de 2014!!! 1 opinião
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Flavio Machado (2) 07/11/2007 15h30
Flavio Machado (2) 07/11/2007 15h30
é uma pouca vergonha os aeroporto do Brasil e eles ainda querem fazer uma copa no Brasil.
LULA 3º mandato, as pessoas só podem estar loucas, não sei como reelegeram esse cara!!!
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Silvia Z. (1) 07/11/2007 15h06
Silvia Z. (1) 07/11/2007 15h06
MOGI DAS CRUZES / SP
Eu gostaria de saber como esta sendo o processo de acomodações, se é emergencial, ou se já estão atendendo os casos dos proximos meses.
Obrigada
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Walter Penteado (1) 07/11/2007 13h38
Walter Penteado (1) 07/11/2007 13h38
Eu queria dizer ao "Camarada" Carlos Antonio dos Santos, que ele já tem condições de se candidatar às Eleições para Presidente, pois escreve errado como o Lula e fala besteiras como ele. sem opinião
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Sebastião Marchini (23) 07/11/2007 12h38
Sebastião Marchini (23) 07/11/2007 12h38
O governo não tem que socorrer ninguem. Porque o Itau, o Bradesco e outros bancos não pedem socorro agora para o governo ?? Porque ao invés de apregoar agora que o governo tinha que ter ajudado a Varig e agora a BRA os analistas economicos não disseram a alguns meses que aquelas companhias estavam com dificuldades financeiras ? Porque a policia federal, o ministerio público ou sei lá quem de direito não investiga porque uma empresa que esta em dificuldades financeiras vende 70 mil passagens para curto prazo? Ou a imprensa divulgou esse numero erroneamente ? Isso por si demonstra o mau carater e a intensão clara do administrador da BRA de dar um belo golpe no mercado ??? Ou precisa alguma coisa mais do que dividir o número de passagens vendidas pelo número de aviões que a empresa dispõe ???? 1 opinião
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