Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: Anteriores 70 71 72 73 74 75 76 77 78 Próximos
Comentários dos leitores
Manoel De Castro (1) 24/07/2008 13h59
Manoel De Castro (1) 24/07/2008 13h59
MANAUS / AM
O Atual presidente dos EUA, Mr. George W.Bush, Vem sofrendo uma errada reprovação por suas Decisões, Ele busca a Proteção de sua Nação e de seus Alidos, e de Nações Amigas, Ele é um homem Decido, isto nao significa que todos devem Aprova-lo. Esta fazendo de tudo para Eleger Mr. Jonh McCain, Vamos ver o outro Candidato, quer Tirar a Tropa Americado do Centro do Terrorismo hoje, Imaginem A retirada, onde ficariam os Terrorista que Explodem o seu Próprio Povo. Será que também se retirariam do Iraque. De vez se querer Tirar as tropas que ajudamna segurança do Iraque, Por que O Candidato Democrata não Tenta tirar Os terrorista do Iraque. 24 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (190) 24/07/2008 12h55
Rogério Athayde (190) 24/07/2008 12h55
O candidado Barack Obama deve se ater a sua campanha política dentro do seu País e não se atirar muito no Oriente Médio onde a questão lá é muito mais complexa que ele possa imaginar. Até hoje os EUA nunca conseguiram intermediar um acordo de paz eficiente naquela região, pois os Palestinos não abrem mão de seu território, e diga-se de passagem, uma luta justa. O que não se justifica é tamanha violência na luta pelo que lhe é de direito, pois milhares de inocentes morrem sem ao menos opinar sobre o assunto. O candidato em questão ainda não é Presidente americano, ele poderá ser ou não ser, portanto, ele que faça a sua campanha onde deve fazer e não lá no Oriente Médio, arriscando até sua própria vida. A crise da maioria compacta já está implantada no mundo e não será ele que irá mudar isso. Para que Israel e Palestina façam as pazes, é necessário empenho do mundo todo e não apenas dos norte americanos. O que aconteceu no Iraque p. exemplo, e ainda está acontecendo, é a mais alta falta de competência para acordo de Paz. Invadir um País sob pretexto de se buscar armas químicas foi uma loucura tão grande quanto a 2ª Guerra Mundial. O mundo ficou perplexo com tal atitude norte americana, ou alguém tem a coragem de dizer que isso foi correto? Aqui na América do Sul, a invasão da Colômbia num pequeno espaço do Equador já deu a maior confa, agora imagine o que aconteceu no Iraque? Chegará um dia em que o poder do dinheiro destruirá a humanidade, inclusive eles. 7 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 24/07/2008 10h44
Gustavo Pereira (43) 24/07/2008 10h44
Antes de mudar de topico, gostaria de colocar mais uma mensagem a respeito do problema com as pesquisas eleitorais aqui nos EUA, devido ao numero de disparates entre algumas pesquisas estaduais eleitorais divulgadas nas ultimas semanas. Salvo quando um verdadeiro escandalo eh revelado, pesquisas eleitorais tendem a ser relativamente estaveis. Mudancas de opiniao normalmente ocorrem de forma gradual e progressiva. Entretanto, as pesquisas em alguns Estados tem demonstrado supostas volatilidades que sao evidentemente absurdas. Vou citar dois exemplos recentes em Missouri e Ohio. Ambos os Estados tem notoriedade por serem extremamente competitivos e os vencedores nesses Estados geralmente ganham por margens bem pequenas. Contudo, dois Institutos realizaram pequisas em Ohio e em Missouri na mesma semana. No Missouri um dizia que McCain tinha uma vantagem de 5% sobre Obama, enquanto que o outro Instituto apontava o mesmo numero, mas no sentido reverso. Nessa semana, uma pesquisa revelou Obama com uma vantagem de 8%, no dia seguinte outra pesquisa dizia que McCain tinha uma vantagem de 10%. Isso eh uma aberracao causada, provavelmente, por essas formulas caseiras que mencionei antes. Logo, eh melhor redobrar-se a cautela quanto a criar-se qualquer expectiva do que acontecera nesses Estados chave. 3 opiniões
avalie fechar
Maria Regina Ruiz (24) 24/07/2008 00h07
Maria Regina Ruiz (24) 24/07/2008 00h07
Sr. José Nunes, agradeço da mesma forma. Torna-se mesmo difícil abordar questões relativas a uma terra que até hoje é chamada de "santa" sem entrar no mérito da questão. Minha intenção foi saber se o sr. ficaria restrito ao Antigo Testamento ou se chegaria mais adiante, já que o Deus é o mesmo e a profecia do Apocalipse segue a mesma linha das anteriores, ou seja, conflitos entre o que seria o "bem" e o que seria o "mal", aí cada religião dá a sua interpretação... Mas o grande detalhe para mim, nesse caso, é chegar à conclusão bíblica de que não serão os povos do Antigo Testamento, atuais muçulmanos, os guerreiros de uma possível batalha em Israel. Veja que estou falando em profecias, não que acredite piamente nelas, mas na História mais recente não tem sido o povo árabe o grande perseguidor do povo de Israel, existe sim um conflito de terras que inclusive impede o sonho do "Grande Oriente Médio" de Shimon Peres. Me corrija por favor se estiver errada. 1 opinião
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 23/07/2008 11h22
Gustavo Pereira (43) 23/07/2008 11h22
Aproveitando agora o periodo de hibernacao do ciclo eleitoral nos EUA vou comentar a respeito dos problemas com as pesquisas de opiniao nos EUA, como eu havia prometido. Pesquisas de opiniao nos EUA estao sujeitas a um erro muito maior do que no Brasil por dois motivos: 1) o voto popular nacional nao interessa, mas o desempenho em cada Estado e no colegio eleitoral; e 2) o voto nao eh obrigatorio, entao eh preciso "adivinhar" quem vai votar. Ha dois casos emblematicos para ilustrar o primeiro motivo: a eleicao de 2000 quando Gore teve 540 mil de votos a mais que Bush e nao se tornou presidente, e a eleicao de 1980 quando Reagan obteve soh 50,7% do voto nacional, mas venceu em 44 dos 50 Estados americanos. No Brasil eh mais facil ponderar os resultados de uma pesquisa e ajusta-los baseados em informacoes demograficas nacionais do eleitorado porque o voto eh obrigatorio. Nos EUA, eh necessario fazer esse ajuste Estado por Estado e ainda adicionar uma receita caseira pelo Instituto de pesquisa pra adivinhar quem vai votar. Essas receitas sao normalmente baseadas em identificacao partidaria (% de Republicanos, Democratas e Independentes) e demografia do eleitorado que compareceu as urnas em eleicoes passadas em cada Estado. Isso quer dizer que se houver grupos bem mais/menos entusiasmados nessas eleicoes do que nas anteriores, eh provavel que essa receita caseira de ponderacao nao funcione e as pesquisas nao reflitam o resultado real. 4 opiniões
avalie fechar
rafael sampaio (4) 23/07/2008 09h47
rafael sampaio (4) 23/07/2008 09h47
Simplesmente mais um presidente. Só isso. Não há nada de novo. 8 opiniões
avalie fechar
Srs. Moderadores.
Por três vezes eu respondi à Maria Regina Ruiz e vocês não postaram.
Então qual a razão de publicar as perguntas se restringe o direito de responder ?
...
Se está incomodando " assuntos religiosos " então dou-lhes uma sugestão:
Deletem todas as perguntas e respostas relacionadas ao assunto religioso e publiquem somente o ping-pong eleitoral de Barak Obama e John McCaim.
...
Não faz o menor sentido essa atitude de vocês que parece não ter critérios. Essa é a impressão que fica.
Ou então passem um e-mail a todos cadastrados informando qual é a nova filosofia para publicação.
Se é que existe.
1 opinião
avalie fechar
Uma palavra a Obama , John McMacin ou a outrem quaisquer.
Ensina a psicologia que não temos controle direto sobre nossas emoções, mas sim sobre os pensamentos, pois as emoções são reações daquilo que pensamos.
Então cuidado com o coração, pois as emoções podem destrui-lo.
Inteligência emocional é preciso, até para divergir de opiniões alheias, sem contudo afetar a saúde, pois como disse o Rei Salomão:
" A ira abriga-se no seio do tolo ".
A ira por sua vez tem 16 variações:
Amargor; Rancor; Protesto; Inveja; Ressentimento; Intolerância; Crítica; Vingança; Indignação; Ódio; Insubordinação; Ciúme; Agressão; Maledicência; Sarcasmo e Inclemência.
....
Percebe-se claramente que todos nós - indiscutívelmente - em maior ou menor grau, sofremos dessa mazelas.
...
Somos todos tolinhos..........
sem opinião
avalie fechar
Breno Bacci (14) 22/07/2008 15h41
Breno Bacci (14) 22/07/2008 15h41
Venho por meio desta compartilhar minha satisfação por ter meu primeiro comentário rejeitado pelos moderadores nesta seção. Aproveito a ocasião para sugerir à Folha que desenvolva este canal de comunicação, aproveitando-se do aparente bom número de entusiastas, e transforme-o num verdadeiro serviço de debates. Várias coisas podem ser melhoradas, inclusive no que toca a formatação do texto, limite de caracteres, habilidade de postar links, vídeos, imagens, etc. Uma transformação bastante importante seria algo como wikificar todo o serviço. Concebi esta idéia pois cheguei à conclusão que o serviço atual tem falhas demais para que uma discussão saudável possa ser realizada - entre as que me ocorre citar, o fato de comentários serem rejeitados sem aviso ou justificativa dos moderadores. Imagino que os encerregados desta função devam ter outras obrigações na empresa, e que expandir o sistema agora não seja "economicamente viável". Ainda assim, creio que valha um pouco de reflexão quanto à ineficiência do sistema atual. Tempos atrás achei que o Orkut seria um bom lugar para debates, mas me enganei totalmente.
Só queria dizer que admito talvez ter passado do ponto no meu comentário rejeitado, chegando mesmo a ser agressivo com um certo usuário que insiste em usar uma publicação não-técnica para justificar todas suas opiniões como se fossem irrefutáveis (por se basearem neste documento pseudo-histórico). De qualquer maneira... 1450 caracteres, hora de parar!
24 opiniões
avalie fechar
Sr. Gustavo Pereira. Boa noite.
É uma pena Powell não aceitar a vice-presidência, mas pensando bem faz sentido o que o sr. escreveu.
Ao contrário da guerra que os EUA enfrentam nesses dias, Powell é ainda visto como um herói do conflito de 1991, pois naquele ano os EUA tinham o apoio da comunidade internacional da guerra que foi denominada: Tempestade no Deserto ".
Talvez ele não queira se arriscar nesse novo empreendimento.
Eu não tenho conhecimento de outros nomes importantes a vice-lider, como o sr. que mora por aí,
mas de qualquer forma parece que os Democratas estão conseguindo se achar.
Essas eleições ainda prometem.
4 opiniões
avalie fechar
Parece que os conselheiros de Obama já começaram a creditar que ele ganhe a eleições e conseguiram detectar falhas de sua campanha e colocando-o para fora do páis - viagens internacionais - a fim de conquistar prestígio e autoridade, que requer um presidente de um país tão importante.
Vamos observar como ele se sai.
3 opiniões
avalie fechar
Maria Regina Ruiz (24) 20/07/2008 01h16
Maria Regina Ruiz (24) 20/07/2008 01h16
Sr. José Nunes R. Filho, se não se importar em responder, com sua convicção nas profecias bíblicas teria opinião formada sobre o Apocalipse, ou seja, o domínio cristão sobre Israel, ou seja, a lição de casa para o povo judeu? 2 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (360) 19/07/2008 19h37
porfirio sperandio (360) 19/07/2008 19h37
Depois que Mikee Powell detonou Howard Sterns, forcando o Judeu Nova Yorkino (famoso por promover strips e orgias usando crucifixos via TRANSMISSAO de radio) a ir pra radio de satelite, a familia dos Power-ll ficou mais suja que o Cascao vasculhando os lixos do Opportunuty ...
Apesar do General Powell ter servido sob Bush, nunca escondeu puxar as asinhas pros Democratas, em especial pra ala de Ted Kennedy - com quem ajudou a militarizar o Peace Corps nos ultimos anos.
Por outro lado MickaeeMickey Powell, o homem da censura das comunicacoes da era Ashcroft, e' o lado republicano da familia ( Todos do Land of Love),
que tenho certeza vai fazer tudo pra impedir a vice presidencia do seu pai em chapa de Obama ...
13 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (43) 19/07/2008 15h51
Gustavo Pereira (43) 19/07/2008 15h51
Sr. Nunes Rodrigues,
Concordo com o senhor que Bush nao eh o unico culpado pela Guerra no Iraque. Igualmente responsaveis sao o seu ex-secretario da Defesa, Donald Rumsfeld e sua conselheira para Seguranca Nacional (responsavel por questoes de inteligencia) Condoleezza Rice. Ha muitos outros na administracao tambem responsaveis por esse fiasco. Isso sem contar a total falta de planejamento para o que aconteceria no pos-ocupacao, ao contrario do que aconteceu com a invasao da Alemanha na 2a Guerra. Ha um documentario interessante a respeito disso chamado "No end in Sight", nao sei se esta no disponivel no Brasil. Faltou responder a parte do Iran. Nao acredito que o Iran invadira o Iraque porque eh mais facil eles atingirem seu objetivo (de cimentar o poder Xiita no Iraque) armando milicias Xiitas a exemplo do que faz com o Hezbollah no Libano. O custo financeiro e politico sao menores com esse tipo de guerra branca. Por ultimo, eu nao acredito que Powell sera o vice de Obama porque acho que Powell nao quer mais saber de politica. Talvez eu esteja errado, mas acho que escolherao alguem com aspiracoes para ser presidente nas eleicoes seguintes. Tambem concordo com o senhor que nada eh certo a respeito dessas eleicoes (escreverei mais a respeito dos problemas com pesquisas eleitorais na proxima mensagem). Como eu ja disse, ainda tem muito tempo ate o dia das eleicoes e o mes de Julho eh um mes morto, pois os americanos estao de ferias e nao prestam atencao em politica.
8 opiniões
avalie fechar
lutero carmo de lima (24) 19/07/2008 14h10
lutero carmo de lima (24) 19/07/2008 14h10
a chapa Obama-Powell será
correr para o abraço.
1 opinião
avalie fechar
Política é semelhante a F1, ninguém pode dizer que já ganhou antes que tenha cruzado a linha de chegada.Parece nuvens. Olhamos um desenho, em segundo se transforma em outro.
Quanta coisa pode acontecer até novembro, inclusive um dos candidatos morrer. Não necessariamente o mais velho ou o mais novo, pois na fila da morte todo seres vivos tem uma " senha "
só não se sabe a hora e o número a ser chamado.
...
Um pouco filosófico, mas é assim que tudo funciona.
Projeção, estatística ou perspectiva é uma coisa, a realidade é outra.
5 opiniões
avalie fechar
Se os democratas se entenderem e efetivarem a vice-candidatura de Colin Powell, Obama ficará muito fortalecido.
Colin é um homem bastante experiente para lidar com conflitos externos belicistas.
O senário político americano começa a tomar " corpo
sólido ".
8 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 18/07/2008 13h26
Roberto Souza (177) 18/07/2008 13h26
As únicas mudanças com as quais Hussein está comprometido, são as de opinião, sobre tudo e qualquer coisa, para chegar ao "pudê"... deplorável, lamentável e decepcionante. Enquanto isso, McCain tem todas as possibilidades de vencer em novembro, a despeito do rancor de pseudo-pacifistas. 24 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (177) 18/07/2008 08h35
Roberto Souza (177) 18/07/2008 08h35
Está claro que Hussein não tem nenhum compromisso com utopias delirantes ou imorais que alguns desejam. Ele apenas representa um império, e já demonstrou o quanto é capaz de mudar suas convicções, apenas para ser o chefe desse império. 25 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (360) 17/07/2008 17h09
porfirio sperandio (360) 17/07/2008 17h09
Ainda bem que somos a sexta maior reserva de uranio do mundo ...

Ainda bem que temos 10 000 teses de fissao atomica disponivel nas universidades pra entrar na esteira da producao ...
Tvs o desemprego de engenheiros que vivemos atualmente, tenha um motivo maior em nossa Historia como nacao ...

Ainda bem que fariamos o trajeto de extracao e fissao entre as 11:00 da noite e as 03:00 da manha...
ARMEMO-NOS,
E IMPEACHEMOS BUSH !
97 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2850)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 70 71 72 73 74 75 76 77 78 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página