NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Elvira Lobato
elobato@uol.com.br
  14 de outubro
  A lição do Nobel
  O prêmio Nobel de economia James Heckman deu, como se dizia antigamente, um tapa com luva de pelica nos economistas que encaram o mundo como se estivessem diante de um balanço financeiro.

Um dia depois de saber que recebera do Prêmio Nobel deste ano, Heckman participava, no Rio de Janeiro, da quinta Conferência Anual da Associação de Economistas da América Latina e Caribe, quando veio a notícia do agramento dos conflitos entre israelenses e palestinos.

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Stanley Fischer, que se encontravam no mesmo evento, deram declarações sobre as consequências do conflito sobre os preços do petróleo.

Perguntado sobre o mesmo tema, Heckman deu uma resposta que surpreendeu os jornalistas.

"Meu maior medo é de que comece uma guerra", afirmou o simpático professor. Em seguida, explicou que os impactos econômicos não têm importância diante da terrível ameaça do sacrifíco de vidas humanas.

Estamos tão acostumados a olhar o mundo pelo prisma econômico que nos surpreendemos quando alguém, de forma singela, nos chama à realidade.

A declaração de Heckman, naturalmente, não teve impacto jornalístico, porque há um consenso de que uma guerra no Oriente Médio vai desencadear uma crise econômica nos países do Terceiro Mundo. Além de afetar nossos bolsos _com o aumento do preço da gasolina_ ela pode prejudicar o crescimento econômico dos países do Terceiro Mundo e ameaçar nossos empregos.

No mesmo dia em que dois soldados israelenses foram linchados pelos palestinos e Israel reagiu ao episódio bombardeando Ramallah e a Cidade de Gaza, o preço do barril do petróleo bateu US$ 35,30, levando pânico às bolsas e deixando atônitas as autoridades econômicas.

O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco atraiu sobre si os holofotes ao defender o imediato aumento do preço da gasolina no Brasil e ao acusar Fernando Henrique Cardoso de populista por postergar o aumento. Para suprema ofensa dos tucanos, Gustavo Franco comparou FHC a Itamar Franco, pelo que qualificou de "neura" para aumentar as tarifas públicas.

O FMI aproveitou para vender a idéia de que o país deveria atrelar o preço dos combustíveis à cotação internacional do petróleo. Se subisse lá fora, subiria aqui dentro e o inverso também seria verdadeiro.

Até o momento, ninguém tem segurança do que vai acontecer e os prognóticos e ameaças surgem sob uma capa de oportunismo.


Leia colunas anteriores
07/10/2000 - Teleproblema
30/09/2000 - Invasão guerrilheira na Amazônia: realidade ou fantasia?
23/09/2000 -
Sorry, periferia
16/09/2000 - A Telemar na berlinda
09/09/2000 -
Um executivo em apuros

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.