NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Marcio Aith
maith@uol.com.br
  15 de janeiro de 2001
  O mundo espera que o cargo transforme George W. Bush
 

Eu o vi pessoalmente duas vezes. Na primeira, durante a primária republicana na Carolina do Sul, em fevereiro do ano passado, George W. Bush caminhou uns duzentos metros cercado de um grupo de quatro jornalistas - dois norte-americanos, um argentino e um brasileiro (eu). O presidente eleito havia perdido a primeira primária republicana, em New Hampshire, para o azarão John McCain, herói da Guerra do Vietnã. Bush tentava exibir confiança em meio a uma avaliação crescente de que perderia a disputa partidária, apesar de ter arrecadado um volume de doações eleitorais jamais registrado. A julgar pela opinião pública nacional naquele momento, Bush seria um político basicamente inepto, um filhinho de papai incapaz de administrar sua vida pessoal, empresas e -principalmente- uma campanha presidencial. Bush acabou derrotando McCain na Carolina do Sul, a disputa partidária e, nas condições estranhas que todos nós acompanhamos, as eleições presidenciais.

Naquele dia na Carolina do Sul, Bush caminhava com a cabeça exageradamente empinada, como que querendo ver as pessoas de cima, como se liderança política decorresse do ângulo de visão. Seus braços ficavam um pouco distanciados do corpo, o que lhe dava um ar de caubói prestes a disparar sua arma - o mesmo ar que assumiu durante os momentos mais tensos da disputa e que foi satirizado pelo programa humorístico de TV "Saturday Night Live".

Num determinado momento da caminhada, um jornalista norte-americano perguntou a Bush se sua candidatura teria sido um erro, se Jeb Bush, seu irmão, governador da Flórida, não teria sido um nome mais viável devido a sua experiência política. "Alguns pensam de uma forma, outros de outra, mas sei que vou ganhar", respondeu o republicano. O jornalista argentino perguntou, em espanhol, por que seu plano de política externa não havia sido anunciado ainda. "Vamos a gañar", respondeu Bush num espanhol estranho. Perguntei, em inglês, qual seria sua política para a América Latina. "Veja como tratamos os mexicanos durante meu governo no Texas e você terá uma idéia", respondeu ele em inglês, para depois repetir, em espanhol, "Vamos a gañar".

Na segunda vez em que o vi, durante a convenção republicana na Filadélfia, Bush já era um político diferente. Ninguém podia aproximar-se dele e Bush não dizia uma única palavra que não tivesse sido elaborada por seus assessores. A perspectiva de vitória nas eleições fez com que o isolassem, para protegê-lo - muito provavelmente dele mesmo.

Bush assume o cargo no próximo sábado sem que os norte-americanos saibam exatamente quem elegeram para a presidência. Dizem agora que, mesmo se Bush for intelectualmente prejudicado (o eufemismo mais comum para burro), o cargo, com suas responsabilidades e poder, transformará o homem, como fez com o ator Ronald Reagan. Dizem também que, apesar da aparente inépcia, Bush está cercado de bons assessores e teria a humildade necessária para usar suas opiniões. Como a economia norte-americana atravessa fase crítica e poderá, mais uma vez, desencadear uma retração global, não só os norte-americanos, mas o mundo todo, espera que o cargo transforme o homem.

Leia colunas anteriores
08/01/2001 - Por que o governo brasileiro teme Oscar de Barros
01/01/2001 - Argentinos querem viver o novo milênio em outro país
25/12/2000 - O peru de Natal de Armínio Fraga
18/12/2000 -
Bush, Letelier e a perspectiva histórica
11/12/2000 - Brasil, isolado e humilhado
04/12/2000 - Onde está o dinheiro das dot.com?


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.