O personagem


AP
Adrian Newey


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sábado, 26 de agosto de 2000

O COLUNISTA RESPONDE

José Henrique Mariante
     


Gostaria de tirar uma dúvida que, com certeza, já passou pela cabeça de muitos fãs de carros, como eu: com o retorno da F-1 à Indianápolis, gostaria de saber se, levando em conta a potência e peso dos carros, qual seria o mais veloz: um F-1 ou um Indy?
Até onde eu sei, ambas as categorias possuem motores em uma faixa muito parecida de potência, mas acredito que os F-1 são mais leves. Nesse caso, num hipotético racha entre os dois, um F1 levaria a melhor. Estou correto?

(Júnior)


A disputa não seria assim tão cartesiana. Um carro de F-1 é cerca de 200 kg mais leve, mas não apresenta o mesmo volume de potência que um carro da Indy. De fato, a diferença no número de cavalos (quase 900 hp na F-1) não é grande. O problema, porém, é que os motores da Indy são anabolizados com turbocompressor, equipamento proibido na F-1.

Quanto ao chassi, é inegável a superioridade dos F-1, que possuem um desenho muito mais refinado e eficiente que os da Indy, dona de um regulamento muito mais limitado.

Somadas todas essas características, o racha que o leitor propõe dependeria muito das condições da pista. Um F-1, por exemplo, não tem regulagem possível para ovais. Um modelo da Indy, por sua vez, não tem tecnologia para largadas estáticas. Na reta, os carros da Indy levariam vantagem. Em curvas, o inverso.

Enfim, o duelo seria quase impraticável.



E-mail:
mariante@uol.com.br



Leia mais: