Na onda de 'O Menu', veja filmes e séries com chefs de cozinha em ação

Edição da newsletter Maratonar traz dicas gastronômicas pra ver no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

A estreia de "O Menu", em cartaz desde a semana passada, provavelmente abriu o apetite de alguns cinéfilos –ou não, afinal, o chef interpretado por Ralph Fiennes tem um um paladar um tanto peculiar.

Mas o streaming está recheado com outros colegas de cozinha da gastronomia internacional, desde os pratos orientais de "Comer, Beber, Viver" até as receitas mais elaboradas de "Pegando Fogo", passando pelo food truck de respeito em "Chef".

Confira algumas dicas cine-gastronômicas abaixo (talvez pinte até uma ideia para a ceia de Natal).

Chef

Depois de uma noite de fúria, um chef discute com um crítico e deixa o restaurante em que trabalhava em Los Angeles. Após visitar a ex-mulher e o filho em Miami, ele resolve comprar um food truck e viaja o país, se reconectando com a gastronomia (e com a família), com delícias da baixa gastronomia local. Jon Favreau dirige e atua no filme, que tem pontas de Dustin Hoffman, Robert Downey Jr., Sofia Vergara e Scarlett Johansson.

Disponível no Prime Video (115 min.)

The Chef Show (dica bônus)

Para seu papel em "Chef", Jon Favreau aprendeu técnicas da cozinha com o chef Roy Choi. Nesta série documental, os dois viajam pelos Estados Unidos mostrando as cozinhas e os temperos de vários restaurantes do país. E, vez ou outra, pinta um convidado especial na cozinha, como Gwyneth Paltrow (no episódio 8 da primeira temporada, volume 1) ou Seth Rogen (sexto episódio do volume 2). Os programas são curtinhos, com menos de 30 minutos.

Disponível na Netflix (2 temporadas, 25 episódios)

Comer, Beber, Viver

Um dos primeiros longas da carreira de Ang Lee, o longa foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro de 1995, representando Taiwan. Aqui o que vale são os sabores das relações da família, formada por um pai, chef conhecido em Taipei e viúvo precoce, e suas três filhas já jovens adultas. O clã se reúne tradicionalmente aos domingos para um farto jantar, preparado cuidadosamente pelo pai. Aos poucos, a tensão aumenta quando uma das filhas, uma executiva, diz que investiu as economias em um apartamento e vai morar sozinha.

Disponível no Belas Artes à la Carte (124 min.)

Estômago

Este ótimo filme nacional se passa em dois tempos. No presente, Alecrim está numa penitenciária. No passado, vemos como ele chega a São Paulo, do Nordeste, e arruma um bico como cozinheiro de um boteco. Logo ele demonstra ter habilidade na cozinha e é chamado para trabalhar em um restaurante italiano. Entre coxinhas e massas, se envolve com uma prostituta apaixonada por comida. Direção de Marcos Jorge, com João Miguel e Fabíula Nascimento.

Disponível na Netflix (112 min.)

Julia

O filme "Julie & Julia" (2009) trazia uma jornalista-blogueira (Amy Adams) que cumpria o desafio de reproduzir todas as receitas do livro da famosa Julia Child (Meryl Streep) em um ano. É nesta segunda personagem que está o foco desta série —com a inglesa Sarah Lancashire no papel de Julia Child—, que mostra como a chef formada pela escola francesa se tornou uma carismática apresentadora de um programa de culinária nos anos 1960. Os episódios, curtinhos, levam nomes de pratos, como "Omelete", "Boeuf Bourguignon" e "Foie Gras". Ah, e infelizmente "Julie & Julia" saiu do catálogo do Star+, está disponível apenas para locação.

Disponível na HBO Max (8 episódios)

Lunchbox

Neste filme indiano de 2013, conhecemos um intrincado e quase sempre eficiente serviço de delivery de marmitas em Mumbai, grande cidade da grande Índia. Porém, um erro em uma entrega faz com que a comida feita por uma dona de casa vá parar nas mãos de outro homem, e os dois começam a trocar correspondências pelas lancheiras.

Disponível na Reserva Imovision (106 min.)

Pegando Fogo

Depois de se envolver com drogas e álcool, um renomado e arrogante chef quer reconstruir a carreira em Londres. Para isso, consegue um investidor e reúne uma equipe jovem e talentosa na cozinha de seu novo restaurante, com o qual tenta conquistar as três estrelas do prestigiado guia Michelin. Porém, ele continua sendo perseguido por problemas relacionados ao seu passado. Com Bradley Cooper como protagonista, o filme faz um gostoso passeio por pratos gourmetizados de cozinhas requintadas. Leia crítica na Folha.

Disponível na Netflix e no Prime Video (101 min.)

Ratatouille

Ratinho com paladar apurado, Remy consegue fazer uma parceria com um jovem e desastrado humano e vai trabalhar escondido na cozinha do principal restaurante de Paris. No entanto, sua família de ratos não aceita muito bem o novo trabalho, e o antigo chef do restaurante tenta desmascará-lo. Para completar, ele precisa conquistar o paladar de um temido crítico gastronômico. Mais uma belíssima animação com o padrão Pixar de qualidade.

Disponível na Disney+ (111 min.)

O Urso (novidade)

Outros filmes que retratam chefs em ação costumam mostrar a disciplina quase militar da cozinha e o elevado grau de precisão em todas as etapas. Aqui tem isso, mas com grandes doses de insanidade. Comédia com temperos de drama, a série acompanha a trajetória de um ás das cozinhas, com prêmios no currículo, que volta para Chicago para tocar a lanchonete da família após a morte de um irmão. E tem uma ótima trilha de brinde, para quem curte REM, Pearl Jam, Beach Boys, David Byrne, Genesis… Com oito episódios de 30 minutos, é ótima para maratonar num dia sem Copa. Leia a crítica de Luciana Coelho.

Disponível no Star+ (8 episódios)

O que tem de novo

Amsterdam

O filme acompanha a trajetória de três amigos, dois soldados e uma enfermeira, que se conheceram anos antes, na Primeira Guerra, e fizeram uma promessa em Amsterdã de que sempre se apoiariam. No presente, nos anos 1930, um se tornou médico, o outro é advogado, e ambos testemunham um assassinato, mas logo começam a ser tratados como suspeitos. A trama, cheia de guinadas, não fez muito sucesso nos cinemas e saiu de cartaz rapidinho, mas merece uma nova chance. O superelenco traz Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington, Anya Taylor-Joy e outros, sob a batuta de David O. Russell (de "Trapaça" e "O Lado Bom da Vida"). Leia crítica na Folha.

Disponível no Star (136 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.