Descrição de chapéu ilustríssima conversa

Fantasia de masculinidade de Bolsonaro é a real ideologia de gênero, dizem pesquisadoras

Regina Facchini e Isadora França discutem construção de direitos LGBTI+ e desmonte com ofensiva conservadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, o Ilustríssima Conversa discute o processo tortuoso de reconhecimento dos direitos das pessoas LGBTI+ no Brasil.

Para falar sobre esse assunto, o repórter Eduardo Sombini recebe Regina Facchini e Isadora Lins França, professoras dos programas de pós-graduação em ciências sociais e antropologia social da Unicamp e organizadoras do livro “Direitos em Disputa: LGBTI+, Poder e Diferença no Brasil Contemporâneo” (Editora da Unicamp).

A partir de diversos ângulos, a coletânea narra a construção de políticas de combate à discriminação e de afirmação da cidadania desses grupos nos anos 1990 e 2000 e analisa a ofensiva conservadora da última década que, na avaliação das convidadas, vem promovendo um desmonte da agenda de gênero e de sexualidade no país.

Na conversa, as pesquisadoras abordaram as transformações das estratégias e do vocabulário do movimento LGBTI+ nas últimas décadas, que ganhou novos sujeitos e se abriu para a ideia de que é preciso combinar a denúncia da homofobia com o enfrentamento de outros tipos de opressão, como o racismo e o machismo.

Retratos de Regina Facchini e Isadora Lins França
Regina Facchini (esq.) e Isadora Lins França, organizadoras de 'Direitos em Disputa: LGBTI+, Poder e Diferença no Brasil Contemporâneo' - Divulgação

Facchini e França também discutiram a força política da chamada ideologia de gênero, que teve um papel fundamental na campanha que levou Jair Bolsonaro à Presidência. Elas consideram esse termo um factoide, usado para criar pânico moral e viabilizar um projeto que transforma o gênero e a sexualidade em tabus.

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa Alessandra Devulsky, autora de livro sobre racismo e colorismo, Idelber Avelar, que discutiu a ascensão do bolsonarismo, Christian Dunker, psicanalista que reconstituiu a história da depressão, Lira Neto, que narrou a saga dos judeus sefarditas até o Recife, Roberto Simon, autor de livro sobre o apoio da ditadura brasileira ao golpe contra Allende, no Chile, Heloisa Buarque de Hollanda, que situou as principais tendências do pensamento feminista contemporâneo, Ilona Szabó, que discutiu as ameaças à democracia no Brasil, Luiz Simas, que apontou os conflitos do Brasil institucional e da brasilidade, Malu Gaspar, repórter que investigou os escândalos de corrupção e a derrocada da Odebrecht, Flavia Rios, coorganizadora de coletânea da intelectual Lélia Gonzalez, Karla Monteiro, biógrafa do jornalista Samuel Wainer, Vinicius Torres Freire​, que tratou de medidas econômicas durante a crise do coronavírus, Muryatan Barbosa, pesquisador da história do pensamento africano, e Júlio Delmanto, autor de livro sobre a história social do LSD no Brasil, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.