Descrição de chapéu mídia

Netflix reverte perda de assinantes no terceiro trimestre, e ações saltam 14%

Empresa registra crescimento para o futuro, acalmando investidores após meses de queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisa Richwine Dawn Chmielewski
Los Angeles | Reuters

A Netflix reverteu a perda de assinaturas dos últimos meses e registrou 2,4 milhões de novos assinantes em todo o mundo no terceiro trimestre, mais que o dobro que o esperado por analistas. A companhia ainda projetou maior crescimento para o futuro, tranquilizando Wall Street enquanto se prepara para oferecer um novo plano de assinatura mais barato com anúncios.

As ações da Netflix subiram 14% nas negociações pós-pregão nesta quarta (18), impulsionadas em parte pela projeção do gigante do streaming de conquistar 4,5 milhões de clientes no quarto trimestre. As ações da empresa, favoritas dos investidores durante seus anos de rápido crescimento, caíram quase 60% neste ano antes da divulgação dos resultados.

"Os números impressionantes da Netflix mostram que a história de crescimento da empresa está longe de terminar", disse Haris Anwar, analista do Investing.com.

Cena de "Dahmer", da Netflix
Evan Peters como Jeffrey Dahmer em cena da série - Divulgação/Netflix

Durante o trimestre, a Netflix lançou os episódios finais do sucesso de ficção científica "Stranger Things", além da série "Dahmer: Um Canibal Americano", que se tornou a quarta mais assistida da história da plataforma.

A Netflix também menciona a terceira temporada da série "Sintonia" como um de seus lançamentos de sucesso no período. Segundo a companhia, a produção brasileira foi um sucesso no país e gerou mais de 38 milhões de horas assistidas na plataforma.

O gigante do streaming está trabalhando para impulsionar o crescimento de assinaturas após uma queda repentina no primeiro semestre deste ano, quando a base de assinantes da empresa encolheu em 1,2 milhão em meio a uma economia global instável e à crescente competição entre empresas de mídia. A Netflix agora tem um total de 223,1 milhões de assinantes em todo o mundo.

A maioria dos serviços de streaming parou de crescer nos Estados Unidos, onde o mercado atingiu a saturação. Novos participantes, como o Paramount+, estão ganhando participação graças à programação esportiva ao vivo.

Em sua carta aos acionistas, a Netflix observou que as empresas de mídia rivais estão perdendo dinheiro com o streaming enquanto tentam atrair espectadores.

"Nossos concorrentes estão investindo pesado para aumentar o número de assinantes e engajamento, mas construir um grande e bem-sucedido negócio de streaming é difícil", diz.

A Netflix estimou que os concorrentes terminarão 2022 com perdas operacionais combinadas de mais de US$ 10 bilhões, enquanto com o lucro anual da Netflix deve ficar entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões.

Rivais como a Disney administram vários negócios, incluindo redes de TV e parques temáticos, para compensar as perdas do streaming.

No terceiro trimestre, a Netflix superou as projeções de Wall Street com receita de US$ 7,9 bilhões, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. O lucro foi de US$ 3,10 por ação.

A previsão da empresa de 4,5 milhões de novos assinantes até o final de 2022 ficou um pouco acima das estimativas de Wall Street, que tinham uma média de 4,2 milhões. Para o quarto trimestre, a Netflix está projetando receita de US$ 7,8 bilhões –um declínio sequencial atribuído ao forte valor do dólar americano.

A Netflix também lançará um plano de streaming mais barato com publicidade no início de novembro, para atrair clientes preocupados com os custos, uma medida que enfrentou resistência dos executivos por muito tempo.

O analista da PP Foresight, Paolo Pescatore, disse esperar que alguns dos atuais assinantes da Netflix mudem para o plano de preço mais baixo.

"Alguns vão fazer o downgrade ou decidir voltar para a Netflix", disse Pescatore. "A mudança é tanto para reter usuários quanto para conquistar novos."

Outro analista, Michael Pachter, da Wedbush, vê o plano com anúncios como uma ferramenta para a Netflix reduzir a rotatividade, oferecendo aos assinantes sensíveis ao preço uma alternativa ao cancelamento do serviço.

Disney, Warner Bros Discovery e outras empresas também oferecem, ou planejam oferecer, opções com anúncios.

Embora a Netflix esteja fazendo várias mudanças para impulsionar o crescimento, a empresa disse que continua comprometida em lançar produções originais e liberar todos os episódios de uma só vez para permitir maratonas aos usuários.

"Acreditamos que a capacidade de nossos assinantes mergulharem em uma história do início ao fim aumenta sua diversão, mas também a probabilidade de contar a seus amigos, o que significa que mais pessoas assistem, participam e ficam com a Netflix", disse a empresa.

Uma nova temporada do drama da realeza britânica "The Crown" e uma sequência do filme "Entre facas e segredos" também serão lançadas durante o quarto trimestre.

A Netflix disse que deixaria de fornecer informações sobre novos clientes, um indicador importante para Wall Street, a partir de janeiro. A empresa continuará a emitir previsões de receita, lucro operacional e outras métricas.

"Estamos cada vez mais focados na receita como nossa principal métrica", disse a empresa.

(Tradução de Marcelo Azevedo)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.