GM começa a vender carro elétrico nesta sexta na Europa e põe à prova sua força

Montadora volta a investir no mercado europeu com lançamento do Cadillac Lyriq, na Suíça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Peter Campbell e Claire Bushey
Londres e Chicago | Financial Times

A General Motors começará nesta sexta-feira o lançamento na Europa de uma linha totalmente elétrica liderada pela sua marca Cadillac. O evento ocorre seis anos depois que a montadora americana vendeu suas marcas populares na região.

A empresa disse que irá lançar os modelos gradualmente, começando com as vendas na Suíça a partir de sexta-feira e se expandindo para Suécia e França em breve, com o objetivo de atingir outros mercados nos próximos dois anos.

Joe Biden dirige Cadillac Lyriq, modelo elétrico, no Salão de Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos
Joe Biden dirige Cadillac Lyriq, modelo elétrico e que será usado pela GM para iniciar as vendas na Europa - Kevin Lamarque - 14.set.2022 / Reuters

A iniciativa ajuda a GM a aumentar a sua participação no mercado de carros elétricos, mas coloca a marca de luxo da empresa - que perdeu participação de mercado para rivais alemães nos EUA - contra marcas locais, como BMW e Mercedes-Benz, que possuem lealdade do cliente.

O primeiro modelo a ser vendido será o Lyriq, o primeiro elétrico da Cadillac, e a linha será ampliada no futuro para outros modelos e potencialmente outras marcas. O Lyriq, que é vendido nos EUA por US$ 58 mil (cerca de R$ 300 mil), começará a partir de 85 mil euros (cerca de R$ 453 mil).

Historicamente, a GM enfrenta dificuldades na Europa. Ela acabou com as vendas no continente da Chevrolet em 2016. Um ano depois, vendeu as marcas Opel e Vauxhall, que davam prejuízo, para a PSA, que agora é de propriedade da Stellantis, dona da Chrysler, após quase duas décadas sem conseguir obter lucro na Europa.

Embora a empresa nunca tenha parado oficialmente de vender alguns Cadillacs a gasolina ou o esportivo Corvette na região, as vendas haviam diminuído para apenas alguns veículos.

Na quinta-feira (5), a GM anunciou que seu negócio será "totalmente elétrico" na região no futuro, e qualquer "demanda de nicho" por modelos antigos será atendida por "distribuidores independentes".

A Europa é um centro de vendas de veículos elétricos, liderado por mercados como a Noruega, e a GM acredita que competir na região ajudará a entender como aumentar as vendas nos EUA e na China, seus dois maiores mercados.

A iniciativa também permite que a empresa teste as vendas exclusivamente online, algo que seria difícil de oferecer nos EUA devido às leis sobre o uso de concessionárias.

Mas, além de ser o lar do maior número de marcas de automóveis premium e de luxo, a Europa também atraiu um punhado de fabricantes chineses que desejam entrar no mercado com veículos elétricos, tornando-o um dos mais competitivos do mundo.

O plano da GM é focar no segmento premium do mercado, onde os clientes têm mais renda disponível e estão dispostos a pagar por veículos elétricos caros.

A empresa abrirá um "centro de experiência" em Zurique, mas atenderá todos os pedidos dos clientes de forma online.

Jaclyn McQuaid, diretora-gerente da GM para a Europa, disse que o "design arrojado do carro se destaca em relação a outros carros da categoria de veículos premium, tornando-o a escolha certa para o mercado europeu".

A GM vendeu pouco mais de 17 mil veículos elétricos nos EUA no terceiro trimestre, em comparação com pouco menos de 21 mil da rival Ford. A maioria das vendas da GM veio do seu elétrico Chevrolet Bolt, mas a empresa também começou a entregar o utilitário esportivo elétrico Chevrolet Blazer aos clientes no trimestre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.