Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Rússia diz que exame genético confirma morte de líder mercenário em queda de avião

Ievguêni Prigojin, chefe do Grupo Wagner, estava em aeronave que caiu após 2 meses de motim fracassado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A morte do líder mercenário Ievguêni Prigojin, 62, chefe do Grupo Wagner, foi confirmada neste domingo (27) por análise genética, segundo autoridades russas. Ele estava em um avião que caiu perto de Moscou na quarta (23), exatos dois meses após comandar um motim contra a cúpula militar de Vladimir Putin.

Segundo o Comitê de Investigação russo, após uma análise genética molecular, os peritos concluíram que as amostras de DNA correspondem às dos passageiros que constavam na lista de embarque. Além de Prigojin, outras nove pessoas morreram, incluindo Dmitri Utkin, 53, número dois do Grupo Wagner.

Foto de Prigojin em memorial improvisado em homenagem ao líder mercenário, em Moscou
Foto de Prigojin em memorial improvisado em homenagem ao líder mercenário, em Moscou - Maxim Chemetov/Reuters

O governo russo não informou se pretende realizar um funeral. Ao ser questionado sobre o tema na sexta (25), o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, desconversou, limitando-se a dizer que, ainda que haja uma cerimônia, a agenda de Putin está "bastante ocupada".

Após a divulgação do resultado do exame genético, dezenas de pessoas depositaram flores e bandeiras da Rússia em um memorial improvisado em Moscou.

O caso aumenta a lista de mortes em circunstâncias suspeitas ou misteriosas na Rússia desde o início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Generais e ao menos 12 empresários de destaque morreram em circunstâncias trágicas. Os óbitos são atribuídos a doenças, suicídios ou acidentes, mas, segundo críticos do Kremlin, podem ser assassinatos disfarçados.

Após a queda do avião, políticos ocidentais sugeriram, sem apresentar provas, que Putin ordenou a morte de Prigojin em vingança ao motim lançado contra a liderança do Exército russo em junho, no maior desafio imposto ao presidente desde que ele chegou ao poder, em 1999. Os mercenários marcharam em direção a Moscou e só pararam após mediação do ditador da Belarus, Aleksandr Lukachenko.

Putin oscilou no caso, chamando os mercenários de traidores em um primeiro momento e, depois, oficialmente os perdoando. Ninguém foi preso ou punido apesar da morte de 12 soldados russos em combate com os rebeldes, que abateram helicópteros e um avião. Cinco dias após a crise, o presidente russo encontrou Prigojin para ouvir suas razões. Detalhes do episódio, porém, continuam obscuros.

Após o motim, o Kremlin anunciou que o Grupo Wagner deixaria de receber fundos públicos e não poderia trabalhar na Rússia, mas que poderia manter seus contratos em outros países. Em vídeo divulgado um dia antes da queda do avião, Prigojin aparentava estar na África e falava do orgulho de levar a força da Rússia para o continente, embora não tenha deixado clara a data da gravação.

Na última sexta, Peskov rebateu as acusações de que o governo russo planejou o assassinato do mercenário, descrevendo-as como falsas. "Há muita especulação em torno deste acidente de avião e das trágicas mortes dos passageiros, incluindo Prigojin. É claro que, no Ocidente, toda a especulação é apresentada de um ângulo bem conhecido", disse. "Tudo isso é uma mentira [...]. Precisamos nos basear em fatos. Ainda não há muitos fatos. Eles precisam ser apurados no decorrer das ações investigativas."

Antes, na quinta (24), Putin havia feito um pronunciamento sobre a queda do avião, durante o qual ofereceu condolências, mas disse que Prigojin havia "cometido sérios erros". Na sexta, o Kremlin publicou uma ordem para que os combatentes mercenários assinem um juramento de lealdade ao Estado russo.

Autoridades da Rússia iniciaram uma investigação sobre o incidente com o avião, mas ainda não informaram as suspeitas sobre os motivos da queda repentina. O governo dos Estados Unidos descartou que a queda tenha sido causada por um míssil lançado do território russo. A partir da análise de dados de navegação e de um vídeo mostrando parte do incidente, porém, especialistas apontam um evento catastrófico a bordo, que avariou severamente a aeronave ainda em voo.

O jato executivo Embraer Legacy 600 que transportava os mercenários voava normalmente de Moscou a São Petersburgo até os 32 segundos finais da rota, em que a aeronave ficou instável e caiu na região de Tver, 160 km a noroeste da capital russa.

O Legacy 600 é um avião considerado muito seguro, e este foi o primeiro incidente com mortos a bordo de um desses modelos em mais de 20 anos de uso e quase 300 unidades fabricadas. Antes, um jato comprado por americanos colidiu no ar com um Boeing-737 da Gol sobre a Amazônia brasileira em 2006, causando a queda do avião comercial e a morte de 154 passageiros —o Legacy conseguiu pousar.

A apuração da queda poderia envolver a Embraer, que de todo modo não prestava serviço à aeronave desde que ela entrou numa lista de sanções americanas em 2019. Só que a Rússia ainda não fez uma comunicação, que deveria ser de praxe, ao governo brasileiro pedindo a assistência.

O Grupo Wagner chegou a ter 50 mil soldados durante a Guerra da Ucrânia, segundo líderes da organização. Os mercenários foram responsáveis pela tomada da cidade de Bakhmut, no leste ucraniano, após conflitos sangrentos que duraram meses. Depois, o Ministério da Defesa da Rússia emitiu uma ordem para enquadrar os grupos mercenários a serviço do país sob seu controle. Na ocasião, o Wagner recusou os contratos formais e abriu uma nova crise com a pasta comandada por Serguei Choigu.

Conhecido como "chef de Putin", por ter fornecido serviços de alimentação ao governo russo, Prigojin comandava o Grupo Wagner desde 2014. A organização atuou na anexação da península da Crimeia e passou a vender seus serviços a diversos países africanos e à Síria. Em 2022, na Guerra da Ucrânia, os contratos oficiais do grupo chegaram a US$ 1 bilhão (R$ 4,87 bilhões na conversão atual), segundo Putin.

Prigojin ficou conhecido pela crueldade e tinha como marca uma marreta usada para executar inimigos e desertores. Também se notabilizou pelo uso de documentos falsos e de vários disfarces, expostos de maneira um tanto cômica pela imprensa estatal russa após o motim fracassado.

O Wagner aumentou seu contingente empregando condenados. O recrutamento de detentos, interessados em indultos, é criticado por organizações de direitos humanos, mas foi essencial para a estratégia de Moscou na guerra. As vitórias, porém, tiveram um custo para o presidente Putin, que viu o antagonismo entre a sua cúpula de Defesa e o líder mercenário se acentuar cada vez mais.

Prigojin dizia que os mercenários eram boicotados pela cúpula militar russa e, com frequência, divulgava vídeos em que fazia cobranças e críticas pesadas. Em maio, ele divulgou uma gravação em que aparecia cercado de cadáveres e alertava para as baixas sofridas pelo grupo, o que definiu como "sem sentido" e "injustificadas".

"Choigu! Gerasimov! Onde está a merda da munição?", grita ele na gravação, referindo-se ao ministro da Defesa, Choigu, e ao chefe do Estado-Maior, Valeri Gerasimov. A crise culminou no motim de junho.

Questionado após a queda do avião sobre o futuro do Wagner, que ainda tem uma série de contratos na África, o porta-voz do Kremlin, Peskov, foi conciso. "Não posso contar nada agora, não sei", disse ele.

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.