Leitores se dividem quanto à possibilidade de prisão de Bolsonaro

Jornal estreia a interação com leitores 'Minha Folha Favorita'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bolsonaro e o regime fechado
É revoltante ver como o cara e seus mandados deixaram morrer milhares sem oxigênio (com direito a piada em vídeo), fizeram motociatas e prevaricaram no cargo, mas até hoje só avançou o roubo de joias ("Investigação das joias caminha para crimes que podem levar Bolsonaro a regime fechado", Política, 20/8). Quando chegarem a outras acusações, que peguem 500 anos ou mais.
Maria Isabel Castro Lima (Florianópolis, SC)

O ex-presidente Jair Bolsonaro, antes de evento em Goiânia (GO)
O ex-presidente Jair Bolsonaro, antes de evento em Goiânia (GO) - Ueslei Marcelino - 18.ago.23/Reuters

Que o público fique preso no sensacionalismo do vai prender ou não vai prender até se compreende. O curioso é ver a imprensa presa na mesma bobagem. Nunca vi tanto empenho em exigir provas de culpa. A polícia terá de provar que a mais recôndita intenção do ex-presidente era enriquecer, encontrar o bilhete em que manda vender o Rolex, assinado e com firma reconhecida.
Alberto Melis Bianconi (Taubaté, SP)


Morte de torcedores
Triste notícia ("Ônibus de torcedores do Corinthians capota deixa sete mortos em MG", Cotidiano, 20/8). Durante anos saía do interior de MG, em ônibus especial, para em BH ver jogos do meu Cruzeiro, e a rotina era mesma: busão sempre caindo aos pedaços e que vivia quebrando, e as viagens que deveriam durar 4 h duravam 10 h. A verdade é que empresa nenhuma aluga ônibus bom para a torcida organizada.
Riler Barbosa Scarpati (Ipatinga, MG)

Bombeiros em resgate de ônibus com torcedores do Corinthians que capotou e deixou sete mortos em Igarapé, Minas Gerais
Bombeiros em resgate de ônibus com torcedores do Corinthians que capotou e deixou sete mortos em Igarapé, Minas Gerais - CBMMG/Divulgação

Produção de leite do MST
Todo apoio ao MST ("Maior que a líder Piracanjuba no leite, MST diz que não precisa de supermercado", Painel S.A., 20/8)! Quem produz para alimentar gado chinês e europeu não paga imposto e tem, há décadas, subsídios de empréstimos às nossas custas; já quem produz para matar a fome de irmãos brasileiros, não.
Rafael Pimenta (São Paulo, SP)

Homem com barba, Diego Moreira, dirigente de produção nacional do MST, fala ao microfone em um evento
Diego Moreira, dirigente de produção nacional do MST - Divulgação

Uma comparação infeliz: "Se o MST fosse uma empresa de leite, seria 50% maior que a Piracanjuba". Deveria complementar com que é a produção de 500 mil famílias. Certeza de que essa empresa estaria falida.
João Alberto Alves (Araguari, MG)


Nosso Estranho Amor
Comovente e linda história de amor e superação ("Sobre morrer e renascer na pandemia", Milly Lacombe, Folha Corrida, 20/8)! No meio do caos, o milagre das vidas; acho que o universo nos retribui de algum jeito.
Marenildes P. da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Pai e mãe usam as mãos em volta dos pés de um bebê para fazer um coração
Pais e filho - Andreas Wohlfahrt por Pixabay

Eleições no Equador
Se não tivéssemos estancado a sangria direitista nas últimas eleições, o Brasil estaria no rumo do Equador ("Equador elege presidente no ‘pleito do colete à prova de balas’ após assassinato", Mundo, 20/8). Prova disso é deputada empunhando arma contra um indivíduo em local público às vésperas do pleito. Felizmente aqui, o bom senso falou mais alto e a justiça será feita.
Rosana Brito (Curitiba, PR)


Colonialismo
Uma lucidez animadora, mesmo sendo utópica ("Estado e partidos são colonialistas, diz quilombola Antônio Bispo", Ilustríssima, 20/8). O modelo vigente não tem remédio. De qualquer modo, é preferível a utopia à distopia que inunda a sociedade preenchendo todas as frestas cibernéticas. Mais que colonialismo, há o monarquismo dissimulado em partidos. O poder não é consanguíneo, mas político-partidário. Direitos constitucionais escritos em 88 tornaram-se privilégios de uma minoria colada em políticos de uma corte ampla. É impossível reformar. O jeito é viver.
Antonio Neto (São Paulo, SP)

O escritor Antônio Bispo dos Santos, autor de "A Terra Dá, a Terra Quer
O escritor Antônio Bispo dos Santos, autor de "A Terra Dá, a Terra Quer - Alexia Melo/Divulgação

Ao ouvir o Antônio Bispo me dá cansaço de existir nesse padrão civilizacional com tudo o que gera lixo e contamina ares, terras e águas, polui nossa audição, visão, tato, olfato e outros sentidos. Competição, egoísmo. Geramos problemas para tentar resolvê-los. E é esse cansaço que nos faz prestar atenção ao notório saber de descendentes de populações colonizadas, escravizadas, violentadas. Sabemos filtrar poluição e excessos, nossos e dos outros?
Paloma Fonseca (Brasília, DF)


Tributação sobre herança
Taxar só por taxar não justifica ("Famílias antecipam heranças e doações para fugir de tributação maior após reforma", Mercado, 18/8). Controle popular das contas públicas é muito mais urgente. Chega de farra sem responsabilidade e punição!
Lineu Raymundo Graeff (Caxias do Sul, RS)

Governo paulista encontra irregularidade em 895 doações feitas por empresários a seus herdeiros
Governo paulista encontra irregularidade em 895 doações feitas por empresários a seus herdeiros - Gabriel Cabral/Folhapress

Lugar de fala
Quando se fala de algo, dá-se sua visão, que será alvo de crítica ("Tiro no pé", Antônio Prata, 20/8). Só isso. Essa é a beleza da liberdade de expressão, informação e diálogo social. Em vez de escolher quem fala, melhor incentivar que todos falem, principalmente a fala crítica.
Marcos Cesar Moraes (Maringá, PR)

A ilustração de Adams Carvalho, publicada na Folha de São Paulo no dia 19 de Agosto de 2023, mostra o desenho de um homem vestindo um brilhante capacete de astronauta, semelhante à uma redoma de vidro, em uma paisagem abstrata.
Ilustração de Adams Carvalho para coluna de Antonio Prata - Adams Carvalho/Folhapress

Assino embaixo. Concordo com a coluna inteira. E sou feminista.
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Enxerga o problema do "lugar de fala", mas continua incapaz de renegar o identitarismo, raiz do problema. Toda essa questão é um desdobramento lógico e inevitável do identitarismo, ideologia nefasta. Lembra o pessoal que ainda defende o comunismo e, quando confrontado com o fato de nunca ter funcionado, responde: "É porque o comunismo real nunca existiu de verdade".
Pedro Luis S. C. Rodrigues (São Paulo, SP)


Messi
Messi vale cada centavo da fortuna que ganha, pelo orgulho e títulos que dá à torcida, seja em que time for ("Messi leva Inter Miami a seu primeiro título, com decisão por pênaltis", Esporte, 20/8). Neymar bem que poderia dar esse orgulho, mas ele nem liga para isso.
Ricardo S. Reis (Rio de Janeiro, RJ)

Messi celebra seu décimo gol nos Estados Unidos
Messi celebra seu décimo gol nos Estados Unidos - USA TODAY Sports via Reuters Con - 19.ago.23

MINHA FOLHA FAVORITA

O leitor Flavio Padilha de Moraes, de Curitiba (PR)
O leitor Flavio Padilha de Moraes, de Curitiba (PR) - Arquivo pessoal

“Compro a Folha desde 1996, quando me mudei do RJ para SP. Estava determinado a passar no vestibular, mas as minhas notas em redação não ajudavam. À época, meu professor recomendou a leitura de uma revista semanalmente. Fui à banca e levei a Folha. Precisava ler todos os dias! Fui aprovado no vestibular e nunca mais deixei de acompanhar esse jornal. Faz parte da minha vida! Tenho a edição da data do meu nascimento pendurada na parede."

Flavio Padilha de Moraes

(Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.