Siga a folha

Leitora critica truculência do agronegócio no marco temporal

Política da seca, morte de botos e festa de Barroso estão entre os temais comentados na Folha

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Truculência do agronegócio
Lógica do agro: se é inconstitucional, mas nos favorece, mudamos a lei para nos beneficiar ("Ala ruralista prepara reação a vetos no marco temporal", Cotidiano, 30/9). Quanto ao povo... Que povo? Bolsonaro foi marionete nas mãos deles, por isso muitos ruralistas estão envolvidos com a tentativa de golpe. Agora querem impor na base da truculência.
Erica Luciana de Souza Silva (Juiz de Fora, MG)

Indígena em frente ao Congresso Nacional - Ueslei Marcelino - 20.set.2023/Reuters

Política da seca
Tenho certeza de que Elmar Nascimento é um político de muita sorte. Saiu de advogado de "porta de cadeia" em Campo Formoso para liderar esquema nunca visto na Codevasf ("Emenda parlamentar amplia abismo no acesso a água com abandono e desperdício", Política, 30/9). Conheço de perto as agruras que o povo passa com a manipulação pelos políticos dos recursos das emendas parlamentares. Elmar perdeu a eleição apoiando Bolsonaro, mas ganhou o controle da Codevasf com os esquemas articulados por Arthur Lira.
Paulo Jatoba (Salvador, BA)


Árvore ícone do Reino Unido
Me lembrou o caso recente de uma imbuia de mais de 500 anos derrubada em Santa Catarina para fazer cerca ("Polícia prende 2º suspeito de derrubar a árvore mais famosa do Reino Unido", Mundo, 29/9).
Victor Henriques (Belo Horizonte, MG)

Vista aérea do sicômoro derrubado no norte da Inglaterra - Lee Smith/Reuters

Liberdade de imprensa
Se juízes ganham acima do teto constitucional, e conseguiram dados públicos provando-o, isso é um fato ("STF forma maioria para extinguir ações de juízes contra jornalistas no PR", Política, 30/9). Ameaçar jornalistas é típico de criminosos ou regimes autoritários, não de juízes em democracia.
Ediney Fortes do Prado (São Paulo, SP)

Plenário do STF, em 13 de setembro - Pedro Ladeira - 13.set.23/Folhapress

Morte de botos no Amazonas
"Mais de cem botos morrem em lago superaquecido no Amazonas" (Ambiente, 29/9). E continuam com blá-blá-blá em discursos, enquanto a expectativa é explorar petróleo até exaurir, inclusive na foz do rio Amazonas, e destruir o que resta do ambiente, tudo para manter o consumo desenfreado e alimentar o capitalismo. A inteligência humana só trabalha em prol do lucro.
Graça Almeida (Belo Horizonte, MG)

Boto vermelho morto no lago Tefé, no Amazonas - André Zumak/Instituto Mamirauá

Concentração de riquezas
Nada justifica tanto dinheiro na mão de poucos, e ainda por cima dinheiro parado em paraísos fiscais, fruto de sonegações, apropriações indevidas. Passou da hora de transformar isso em desenvolvimento, afinal toda riqueza tem origem no povo e a ele deve voltar ("Família real mais rica da Europa tem império financeiro de US$ 300 bi", Mercado, 30/9).
João Guedes Braz (Cuiabá, MT)

Príncipe de Liechtenstein, Hans-Adam 2º - Reprodução/Hoover Institution

Conselho Tutelar
É preciso haver modos de fiscalização do trabalho desses conselheiros e mecanismos de efetiva recepção das demandas da sociedade, pois os canais que temos em geral não funcionam ("Conselho Tutelar será definido neste domingo (1º)", Cotidiano, 30/9). Nossas mensagens ora são enviadas a outras regionais, ora nem são respondidas, se perdem, e a questão fica sem solução. O Conselho necessita de gente preparada, para não ser cabide de emprego.
Neide Luzia de Rezende (São Paulo, SP)

Em 2022, Fortaleza inaugurou o primeiro centro integrado de órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente após uma portaria do Ministério dos Direitos Humanos. A casa reúne órgãos como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Conselho Tutelar e Polícia Civil para acelerar a investigação de casos de violência - Jarbas Oliveira - 24.mar.23/ Folhapress

Corte
A colunista usou bem o termo: a corte ("Festa de Barroso teve fila por Moraes e Zanin e flamenguista rejeitando fama de ministra", Mônica Bergamo, 29/9). E é isso. A grande corte faz a festança, enquanto o populacho fica do lado de fora, envolvido com as agruras do cotidiano.
José Felipe Ledur (Porto Alegre, RS)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas