Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Carille neutraliza ofensivo Santos de Sampaoli

Corinthians pouco foi ameaçado pelo melhor ataque do Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais uma vez o treinador Fábio Carille mostrou suas armas.

Era improvável não ser agredido pelo Santos e o Corinthians praticamente não foi, exceção feita aos derradeiros minutos.

Mesmo com um estonteante erro de Cássio, o goleiro dos jogos decisivos, que deu o empate ao Santos logo no sétimo minuto de jogo depois de Manoel ter aberto o placar aos três, o time de Jorge Sampaoli não conseguiu agredir a defesa rival e, ao contrário, passou por diversos maus momentos atrás.

 

Verdade que também o segundo gol corintiano nasceu de erro crasso do zagueiro Luis Felipe, mas é inegável que o Corinthians foi superior e até fez por merecer um placar de 3 a 1, que praticamente valeria a classificação.

Está tudo aberto, porque o Pacaembu santista pode fazer a diferença que a Arena Corinthians com 40 mil torcedores acabou por fazer.

Carille acertou essencialmente ao optar por Sornoza no lugar de Jadson, diferentemente do que fizera contra a Ferroviária.

Mas quem acertou mesmo foi o Twitter oficial do Corinthians ao lembrar da Democracia Corinthiana no dia do aniversário do golpe de 1964, no que foi acompanhado por um grupo de torcedores que abriram a velha faixa símbolo do movimento dos anos 1980: "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia".

Mesmo que tivesse perdido o jogo, o Corinthians teria vencido pelo campeonato da cidadania e, mais uma vez, deu orgulho aos corintianos amantes da liberdade.

Choque-Rei

São Paulo e Palmeiras deixaram para o jogo da volta a decisão da vaga, quando, em casa, o alviverde terá tudo aos seus pés para chegar às finais.

O simples fato de a garotada são-paulina ter saído aplaudida do Morumbi no sábado (30), permite pensar em novo bom clássico no domingo (7).

Mas como o Palmeiras chama o campeonato de Paulistinha só da boca para fora, a ponto de escalar seus titulares mesmo às vésperas de enfrentar o San Lorenzo, na Argentina, pela Libertadores, dá para imaginar a casa verde lotada numa pressão para amadurecer ou fazer tremer a meninada.

Variaram

Deliraram nossos comentaristas de arbitragem ao considerar que fez mal o apitador de São Paulo x Palmeiras ao consultar o VAR e voltar atrás na marcação do pênalti assinalado com tanta convicção.

Em nome da autoridade, muitas vezes mera arbitrariedade, houve quem considerasse ser melhor errar convictamente a acertar com o uso do VAR.

Escolham a rara leitora e o raro leitor o nome para isso: corporativismo ou insanidade?

Fiascos

No Campeonato Sul-Americano sub-20, disputado em fevereiro no Chile, o time da CBF não conseguiu classificação para o Mundial da categoria, na Polônia, em maio, ao ficar em quinto lugar no hexagonal final. Quatro times se classificaram.

Agora, no Peru, no torneio continental sub-17, nem sequer conseguiu vaga no hexagonal final, eliminado pela Argentina ao perder por 3 a 0 --e foi pouco.

A seleção nacional só disputará assim mesmo o Mundial porque o Brasil será a sede, em outubro.

As duas seleções mostraram em comum falta de talento, nenhuma filosofia de jogo e descontrole emocional.

Some os insucessos da seleção principal aos da base e tenha o retrato da incompetência do comando.

O futebol brasileiro virou saco de pancadas.

O Marco Polo não viaja, mas segue produzindo estragos por meio de seus comandados.

O golpe Caboclo só não é pior que o de 1964.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.