Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Lula

TCU diz que programa de Lula que saiu do ar há cinco meses tem falhas

Ministros demonstraram desconhecer fim de atração, que dava traço de audiência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou na quarta (10) a regularidade do programa Conversa com o Presidente, lançado para que Lula (PT) apresentasse as realizações do governo. Detalhe: a live deixou de ser veiculada há quatro meses.

Durante o debate, nenhum ministro citou o fim do programa. Nem demonstrou saber que ele está fora do ar.

Lula conversa com jornalista Marcos Uchôa em frente às Cataratas do Iguaçu para o programa Conversa com o Presidente - Ricardo Stuckert-04.07.2023/Divulgação-Planalto

É compreensível. A audiência da atração era ínfima: em 20 edições, só 117,5 mil pessoas assistiram às transmissões em tempo real. O governo decidiu então suspendê-la para reavaliar o formato.

Na sessão, o ministro do TCU Walton Alencar Rodrigues, relator da representação que questionava o uso do programa Conversa com o Presidente como propaganda pessoal de Lula, afirmou que houve "falhas" em sua produção. Mas decidiu que apenas a comunicação delas ao governo será suficiente para sanar o problema.

O voto dele foi aprovado por unanimidade pelo colegiado do tribunal.

A mesma representação questionava o lançamento do Programa Farmácia Popular. O ministro Walton Rodrigues afirmou que, neste caso, era "forçoso reconhecer que as imagens utilizadas para anunciar o lançamento" tinham sido "irregulares".

A utilização das imagens, segundo ele, "era desnecessária para os fins pretendidos e feriu a legislação acerca da vedação de promoção pessoal dos agentes públicos".

Os ministros decidiram aprovar, também neste caso, o envio de recomendações ao governo.


FOLHETIM

Andrea Beltrão, uma das protagonistas de "No Rancho Fundo", e as atrizes Mariana Lima e Ju Colombo, que também integram o elenco da trama, marcaram presença na festa de lançamento da nova novela das seis da Globo. O autor do folhetim, Mario Teixeira, o diretor Allan Fiterman e a atriz Déborah Bloch prestigiaram o evento, que foi realizado na segunda (8), nos Estúdios Globo, no Rio. Os atores Thardelly Lima, Haroldo Guimarães e Welder Rodrigues passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.