Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
Comentários dos leitores
giovane miranda (17) 01/10/2007 06h44
giovane miranda (17) 01/10/2007 06h44
me lembro a alguns anos atras quando a comunidade aeronautica clamava para que o controle da aviação civil passasse a ser controlada pelos civis,a causa era justa,agilizar o sistema,desburocratizar,não ficar dependendo da boa vontade dos militares,poder fazer mudanças de acordo com o desenvolvimento da aviação,só esqueceram que estamos no Basil,pais do jogo politico,pais da famosa"peixada",da corrupção edeu o q está aí,e agora ficamos com a opresssão dos militares ou com a desorganização dos civis? 7 opiniões
avalie fechar
Maria Edson (7) 01/10/2007 00h21
Maria Edson (7) 01/10/2007 00h21
ESTOU ESPERANDO O COMENTÁRIO DE MINHA COLEGA ESPECIALISTA EM AERONAUTICA APARECER AQUI.É UM PAÍS IMPRESSIONANTE! - ÓTIMO PARA OS AEROS! ALTOS GANHOS.- A AVIAÇÃO É CIVIL E MILITAR, GENTE!
KARLA HOFF.- SAO PAULO-SP.
29 opiniões
avalie fechar
Meire Santos (1) 30/09/2007 23h53
Meire Santos (1) 30/09/2007 23h53
A única certeza que se pode ter com a volta (ou a permanencia) dos militares no comando da aviação civil, é a desarnaquisação, visto a ANARQUIA q virou o antigo DAC . Que sejam bem vindos os militares!! 53 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Paranaíba (1) 30/09/2007 23h50
Reinaldo Paranaíba (1) 30/09/2007 23h50
CAMPO GRANDE / MS
É impressionante as besteiras que as pessoas falam. Um procedimento de arremetida é um procedimento totalmente normal e ainda atesta ainda mais a segurança das tripulações envolvidas no evento (piloto da GOL). Quem é piloto sabe muito bem disso... É normal e esperado as dúvidas de tal procedimento por pessoas não profissionais da área, mas quando vemos "profissionais" questionando tal procedimento me vem o questionamento da capacidade deste individuo. Quanto a próxima assunção dos cargos da ANAC e INFRAERO digo que as coisas sempre podem e DEVEM ser melhoradas, mas o requisito básico de uma administração é capital. Óbvio, também tem a parte da boa aplicação de recursos, mas digo algo com toda a minha certeza: Os militares faziam milagres. Sou militar, por isso não vou fundamentar os meus argumentos, pois aquele que testifica de si mesmo o seu testemunho não é válido. Recomendo aos entusiastas da aviação que leiam a matéria de um CIVIL que muito criticou os militares e hoje reconheceu a administração feita: o comandante Décio Correa. A aqueles que criam alarde para aparecer, um conselho: Pensem antes de se manifestar e o façam com decência 87 opiniões
avalie fechar
Maria Edson (7) 30/09/2007 23h48
Maria Edson (7) 30/09/2007 23h48
MAX VOCÊ DISSE TUDO. OS AEROS É ISSO MESMO!
OS OUTROS MILITARES SÃO BEM DIFERENTES.
MARIA EDSON-EUA.
3 opiniões
avalie fechar
Ricardo Vasconcelos (2) 30/09/2007 22h07
Ricardo Vasconcelos (2) 30/09/2007 22h07
Há comentários condenando a nomeação de um brigadeiro para uma função na ANAC. Mas a ANAC como estava, estava fazendo muita coisa errada, como por exemplo, viagem ao exterior com passagens de cortesia, diárias e etc. Não vejo, então, como resolver o problema. Não há em quem confiar. É lastimável. 4 opiniões
avalie fechar
guilherme maximilian (7) 30/09/2007 10h27
guilherme maximilian (7) 30/09/2007 10h27
RIO DE JANEIRO / RJ
É preocupante...Segundo noticiado, quem irá assumir uma das direções da ANAC é, simplesmente, o linha dura hitlerista Maj-Brig. Allemander do extinto DAC. Com certeza será a volta do campo de concentração nazista, tendo o valoroso militar no comando. Como sempre, os militares, para não perder a única oportunidade de somar na sua rentável e garantida vida boa, o polpudo soldo mensal de militar reserva, acumulando também uma considerável quantia, concedida a diretores, superintendentes, gerentes, etc,. Para isso, fazem um tremendo lobby, sob a fachada de que são imprescindíveis para a aviação civil e que somente eles conhecem o assunto.
Dessa maneira, esperam eles voltar ao estado anterior do cabide de emprego do ex-DAC, firmada pela tirânica administração militaresca para quem estiver sob suas ordens, garantindo para eles (os militares) e para alguns simpatizantes, vantagens, como viagens para o exterior por meio de passes livres, diárias em dólares e euros, lobby com as cias aéreas, e por aí vai.
Seria uma vitória da ditadura velada do sec XXI?
77 opiniões
avalie fechar
guilherme maximilian (7) 30/09/2007 09h28
guilherme maximilian (7) 30/09/2007 09h28
RIO DE JANEIRO / RJ
Questionamentos sobre a gestão da ANAC.
Durante todo o transcorrer da CPI, a despeito da ex-diretora, que é uma civil, a maior parte dos integrantes de postos de direção, de superintendências e de gerências dessa agência são militares. Quem elaborou a IS? Um militar da reserva. Quem é superintendente de segurança operacional? Um militar da reserva. E o que a gestão dele contribuiu para que os acidentes fossem evitados?! NADA!
Interessante é que todos se dizem fazer parte do valoroso staff técnico do militaresco ex-DAC. Sob essa fachada, lá permanecem, firmes e fortes, fazendo um maior lobby de que a permanência militar é imprescindível, tentando, desesperadamente, convencer gregos e troianos, da necessidade de que o setor aéreo precisa continuar a ser militarizado.
Afinal, que ninguém os ouça, mas, qual será a real intenção desse convencimento? Quantos nesse país se aposentam na faixa dos 50 anos, isto é, passam para a reserva remunerada e, ainda têm sorte de poderem acumular seus polpudos soldos, com a remuneração de diretores, de superintendentes, de gerentes, etc, provenientes dos cofres públicos, sem fazer qualquer esforço?! Creio que, infelizmente, os militares estão convencendo até mesmo o Ministro da Defesa. A prova disso está na indicação do retorno nada mais, nada menos de um major-brigadeiro da reserva do ex-DAC, considerado um verdadeiro linha dura hitlerista, para ser um dos diretores da ANAC. Isso contribui para arrastar a ANAC a verdadeiro caos.
73 opiniões
avalie fechar
José Rodrigues Rodrigues (47) 29/09/2007 18h42
José Rodrigues Rodrigues (47) 29/09/2007 18h42
A deficiência desse ridículo devia na boca, pois só assim ele deixava de conversar asneiras. Pois bem, asneira vem de "asno". 29 opiniões
avalie fechar
Mauro Framke Cappellano (40) 29/09/2007 18h27
Mauro Framke Cappellano (40) 29/09/2007 18h27
SAO PAULO / SP
Puxa! Aeroporto em Cabo Frio! Uma coisa super necessária. Será que o dinheiro para os hospitais da Baia, terra onde obteve muitos votos, não é prioridade para o nosso presidente. Na realidade não, ele prefere inaugurar um aeroporto numa cidade litorânea, onde a maioria dos freqüentadores são de classe alta e o turismo é considerado de alto nível. Aproveitou e fez a sua palanquagem habitual. E lá se foram mais vários milhões gastos em obras de segunda nescessidadde! Fora os milhares de reais gastos na viajem com seu (nosso!) avião presidencial. 35 opiniões
avalie fechar
julimont Monteiro (41) 29/09/2007 18h25
julimont Monteiro (41) 29/09/2007 18h25
Pelo visto o Lula não está nem ai com o povo que usa a malha malhada aérea no Brasil. Lula para de falar asneira que você só faz se complicar, ao invés de fazer comentários desse tipo, procura melhora em 100% a aviação no Brasil. 24 opiniões
avalie fechar
Marilice Hashimoto (73) 29/09/2007 17h21
Marilice Hashimoto (73) 29/09/2007 17h21
MANAUS / AM
Interessante o Lula falar sobre a segurança de seu avião quando lamentamos o aniversário de um ano da queda do vôo da Gol e ainda choramos pelas vítimas do avião da TAM. Coincidência ou não, Lula demonstra seu caráter, sua covardia ao afirmar que o Aerolula (o avião "dele", comprado com o nosso dinheiro) pousa em local seguro. Sorte que todas essas pessoas que se foram por conta da ingerência do governo petista não tiveram. Mas, presidente, cuidado com as suas palavras, do jeito que o senhor gosta de viajar, dia desses a sorte poderá fazer uma pausa e "seu" avião chegar ao destino que o senhor merece e sob meus aplausos. Arrogante! 52 opiniões
avalie fechar
Esteves I.A. (4) 29/09/2007 16h19
Esteves I.A. (4) 29/09/2007 16h19
Nós nos unimos a dor dos familiares dos que morreram nos acidentes.
Ficamos sempre no desejo e na oração para que os brasileiros pensem um pouco mais e tenha um pouco mais de caráter e deixem de lado a tal da lei de gerson que só tem feito a nação como um todo pior e tratada como um País de sem vergonhas por todo o mundo, inclusive pelos países subdesenvolvidos. Os acidentes, comprovaram de todas as formas que a culpa não foram das intempéries e nem dos dispositivos de infraestruturas. O que ocorreu foi exatamente a tal da lei de gerson. Não se observou as limitações dos recursos existentes que atendem e atenderão plenamente qualquer situação, desde que os homens que fazem parte desse sistema tenham caráter e responsabilidade e não fiquem procurando levar vantagens aproveitando-se de alguma situação. Este foi o fato que realmente contribuiu para a duas catástrofes que infelizmente ceifaram tantas vidas e estão causando tantos sofrimentos.
Basta ver algumas partes do relatório já conhecidos, como no caso da Gol, em que os controladores ficaram mais de uma hora sem falar com o avião Legacy e, no caso da TAM, em congonhas, a declaração do responsável técnico da TAM dizendo que viu no manual que é permitido voar com um dos reversos travados (sem funcionar) mas, esqueceu-se de ver em que condições seria essa operação! Tudo com fundamentos na porcaria da lei de gerson. É muito lamentável, que com tanta tecnologia e recursos aconteçam essas barbaridades!
24 opiniões
avalie fechar
Wander lourenco (16) 29/09/2007 15h35
Wander lourenco (16) 29/09/2007 15h35
Eu fico lendo os comentarios, como este do Filipo, aceito porque estamos em um pais democratico..Ele como todas as demais pessoas entenderam bem o que o presidente quiz dizer, mas como este pais nao pode dar certo de forma alguma, tem que ter uma grande polemica.....O Brasil da era Lula melhorou e muito, tem muita coisa para melhorar ainda mas se nos que somos brasileiros nao ajudarmos e acreditarmos nao iremos a nenhum lugar...Alguem ja viu italiano falar mau da Italia, e voces sabem como e este pais?????Eu sei que e dificil acreditar porque temos politicos corruptos mas nao e so no Brasil nao, quase em todo o mundo......as pessoas dizem la fora isto nao acontece..nao e verdade acontece e como.....Bom, fica aqui o meu comentario mesmo sabendo que o Brasileiro e convinto que nasceu para sofrer e isto sera muito dificil mudar.....WANDER LOURENCO 24 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (165) 29/09/2007 15h02
Ronan Aguiar Cordeiro (165) 29/09/2007 15h02
Esse tal de Lula, entre outras coisas é um grande mentiroso. O Filho da mãe jamais trabalhou 27 anos como afirma. Agora (...) a Bolsa brasileira bate recorde todo dia e toda hora. Por quê? Porque eu aprendi em 27 anos dentro de uma fábrica que quando a gente recebe salário e é sério a gente não gasta o dinheiro jogando sinuca antes de chegar em casa."
A quem ele quer enganar? Só se for para engar Petista fanatico.
24 opiniões
avalie fechar
Milton Hashimoto (76) 29/09/2007 14h53
Milton Hashimoto (76) 29/09/2007 14h53
LONDRINA / PR
O cinismo desse homem é de causar espanto, até parece que ele está zombando dos familiares das vítimas dos acidentes. 18 opiniões
avalie fechar
Felipe Godoy Barradas (11) 29/09/2007 12h31
Felipe Godoy Barradas (11) 29/09/2007 12h31
Qua Beleza, o avião do Sr. Lula só pousa em local seguro, enquanto o "resto" dos brasileiros tem que correr o risco. Essa frase só podia ter sido dita pelo Lula mesmo. Esse já perdeu a vergonha na cara. 37 opiniões
avalie fechar
joão heinz (7) 29/09/2007 00h49
joão heinz (7) 29/09/2007 00h49
A melhor coisa que poderiam fazer por nossa aviação e consequentemente segurança, é extinguir órgãos como INFRAERO e ANAC, só servem para interesses políticos e empregos seguros para militantes de partidos. Vamos deixar a AERONÁUTICA cuidar deste setor, ela é a instuição mais especializada e indicada para esta função, e isto ninguém pode negar, e em caso de desastres, erros ou omissões, só teríamos um órgão para responsabilizar, não teriam os famosos "empurra-empurra". 42 opiniões
avalie fechar
Mauro Framke Cappellano (40) 29/09/2007 00h33
Mauro Framke Cappellano (40) 29/09/2007 00h33
SAO PAULO / SP
Bom o resultado de investigação e CPI é que ninguém foi responsável. Botaram a culpa nos pilotos e nos controladores. É a famosa falha humana! Dois aviões moderníssimos e um contrôle de tráfego aéreo que segundo o governo é de qualidade internacional.
Então dois aviões se chocam na mesma altitude e num espaço aéreo monstruosamente enorme.
É....a culpa foi de São Faznadio!
24 opiniões
avalie fechar
Luiz de Carvalho Ramos (37) 27/09/2007 09h21
Luiz de Carvalho Ramos (37) 27/09/2007 09h21
SALVADOR / BA
É por essas e outras que assistimos, impotentes e injustiçados, o avanço dos "mais ricos". Nunca vimos, com tanta rapidez, o aumento de patrimônio de "políticos", ou "encargados". Pior, o sujeito que nada possuía, passa, ostensivamente, a levar uma vida de nababo, com lastro no exterior, mansões, carrões, festanças, bacanais, o diabo... E o mais grave: descaracterizados, ímprobros, descompromissados com a nacionalidade. Uma coisa é certa e inafastável: o preço que pagaremos pelas nossas absurdidades. 19 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (340)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página