O personagem


AP
Carlos Ríos (esq.)


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 8 de setembro de 2000

Cabelos grisalhos

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


‘‘Da última vez que nos vimos eu já tinha cabelos brancos?’’ Foi o que perguntou Zac Pomilio, um dos responsáveis por selecionar adversários para Acelino Freitas, o Popó, ao comentar de forma bem-humorada, no início da semana, o fato de até então o rival de Acelino Freitas, o Popó, não estar definido.

O drama de Pomilio, que conheci ao cobrir a última luta de Popó, em junho, terminou anteontem, quando a rede de TV a cabo Showtime definiu o argentino Carlos Ríos para ser o oponente do baiano no próximo dia 23, conforme esta Folha noticiou ontem.

Pomillio, que à época ainda não tinha cabelos grisalhos, explicou que uma das maiores dificuldades para encontrar e definir adversários para o brasileiro é o fato de haver uma multidão de pessoas envolvidas na carreira de Popó, que tem dois promotores (Arthur Pelullo e Frank Warren), um agente internacional (Ricardo Maldonado) e dois empresários (Ruy Pontes e Geraldo Brandão).

Para complicar mais ainda a situação, as redes de TV a cabo (HBO, no passado, e Showtime, agora) que negociam com o boxeador também têm o poder de vetar ou indicar adversários.

‘‘É uma loucura, tenho de satisfazer todas as partes interessadas! Se arrumo um que agrada Pelullo, vem o Maldonado e veta o ‘candidato’, ou vice-versa. Se agrada aos dois, é a vez de a TV não aceitar’’, reclama Pomilio.

Vale lembrar que o relacionamento entre os envolvidos na carreira do brasileiro não é o mais amistoso. Após o pugilista baiano ganhar notoriedade no torneio internacional Boxcino, Pontes e Pelullo brigaram. Pontes alegou que Pelullo abandonou Popó até meses antes da disputa do cinturão da Organização Mundial.

O norte-americano, por sua vez, alegou que Pontes teria exigido que os cheques pelos combates fossem nominais a ele, e não a Popó, que ficaria sem saber quanto estava ganhando de bolsa.

Resultado: Pontes não conversa mais com Pelullo. Para fazer o meio-campo, entraram na história Maldonado e Warren.

Quer dizer, todas as decisões têm de passar por pelo menos seis pessoas antes de chegar ao pugilista (executivos das TVs norte-americanas-Pelullo-Warren-Maldonado-Pontes-Brandão-Popó), uma baita burocracia.

A lentidão na troca de informações explica, em parte, o fato de a transmissão da luta de Popó com Ríos ter de ficar perdida em meio à programação olímpica, um desastre de marketing, que não deve ter agradado à Globo. Segundo esta coluna apurou, a emissora teria até aconselhado Pontes a programar a apresentação para antes ou para após os Jogos.

O próprio Pontes chegou a considerar a possibilidade, mas teve de voltar atrás. É bem provável que ao tentar intervir a decisão já estivesse definida no exterior.

E isso não é bom para ninguém. Ríos terá só duas semanas para treinar, o público não vê o melhor espetáculo possível, Pontes perde agilidade para acomodar os interesses locais e os cabelos de Pomilio vão embranquecendo.


NOTAS

Passado
Eder Jofre será um dos campeões homenageados na convenção do Conselho Mundial de Boxe, em outubro.

Presente 1
O retorno de Edson do Nascimento, o Xuxa, aos ringues foi antecipado para a próxima quinta-feira, no Guarujá (SP). Na mesma programação, Alexandre Silva tenta o título latino da OMB contra o argentino Rafael Martínez.

Presente 2
A edição de setembro do ranking independente feito por jornalistas (e que compara os campeões das diferentes entidades) está disponível na versão on line desta coluna.

Futuro
Por causa da Olimpíada, a versão impressa desta coluna só retorna em quatro semanas. Nesse período ela estará acessível só na versão on line.



E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

1º/09/2000 Sem-cabo-2
25/08/2000 Xadrez e damas
18/08/2000 Toque final
11/08/2000 Título desvalorizado
04/08/2000 Adeus a Chaves
28/07/2000 Menu de Popó
21/07/2000 Os rivais
14/07/2000 Inversão
07/07/2000 Sopa de letrinhas
30/06/2000 Tyson e o vento
23/06/2000 Arquivo X
16/06/2000 O dono da rua
09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade