Descrição de chapéu achados do streaming

Veja filmes e séries com babás em ação no streaming

Com final da série Servant, edição da newsletter Maratonar relembra boas produções com cuidadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Nesta sexta-feira 13, estreia o primeiro episódio da quarta e última temporada de "Servant", série da Apple TV+ produzida e com alguns episódios dirigidos por M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido", "Sinais") — entre eles, o piloto, no qual conhecemos a babá religiosa e misteriosa que dita o rumo da trama.

Com isso em mente, a edição desta semana relembra outras babás marcantes do cinema, de Mary Poppins a Mrs. Doubtfire, passando por algumas mais sinistras. Veja a lista abaixo.

Uma Babá Quase Perfeita

Robin Williams usa seu arsenal de imitações, caras e bocas nesta divertida comédia familiar. Ele é Daniel, ao mesmo tempo um pai presente e carinhoso e um adulto irresponsável, cuja mulher (Sally Field) pede o divórcio. Desesperado com a ideia de perder o contato diário com os três filhos, ele se transforma na babá inglesa Mrs. Doubtfire, e engana não só a mulher como os filhos. Venceu o Globo de Ouro de melhor comédia e ator cômico em 1994.

Disponível na Disney+ (125 min.)

O Diário de uma Babá

Bem antes de ser a Viúva Negra, Scarlett Johansson fez bico de babá em "O Diário de uma Babá", produção de 2007. Ela é Anne, jovem recém-formada em antropologia, que tem dificuldade para encontrar seu lugar no meio da sociedade capitalista. Nesta jornada de autoconhecimento, acaba aceitando o emprego de babá de uma rica família nova-iorquina quase como uma experiência antropológica. Sessão da tarde indolor com elenco renomado, incluindo Laura Linney, Paul Giamatti e Chris Evans (o Capitão América, grande parça da Viúva).

Disponível na HBO Max e Lionsgate+ (106 min.)

A Família Addams 2

Foram dois filmes nos anos 1990 e o segundo é ainda melhor, com o casal afiado formado por Raul Julia (Gomez) e Anjelica Huston (Morticia). Também acerta ao dar mais espaço para Christina Ricci e sua maravilhosa Wandinha, que é obrigada a ir a um acampamento de férias com o irmão e toca o terror. Mas a novidade desta sequência é a ardilosa e sensual babá interpretada por Joan Cusack. Ela chega para cuidar/proteger o bebê recém-nascido, mas, na verdade, quer conquistar tio Fester (Christopher Lloyd) para ficar com a fortuna da família. Bom para rever em tempos em que a série "Wandinha" está bombando na Netflix.

Disponível no Paramount+ (94 min.)

Christina Ricci em cena de "A Família Addams 2"
Christina Ricci em cena de "A Família Addams 2" - Divulgação

A Mão que Balança o Berço
Neste bom suspense de 1992 dirigido por Curtis Hanson ("Los Angeles - Cidade Proibida"), uma mulher grávida (Annabella Sciorra) é molestada pelo médico durante um exame e resolve denunciá-lo, o que provoca o suicídio do abusador. Quando o bebê nasce, ela procura uma babá e quem aparece é a prestativa Peyton (Rebecca de Mornay). O que ela não sabe é que Peyton era mulher do médico que a molestou, e está em busca de vingança. É ainda uma das primeiras aparições no cinema de Julianne Moore, em papel pequeno, porém, relevante.

Disponível no Star+ (104 min.)

Mary Poppins / O Retorno de Mary Poppins

Provavelmente a babá mais conhecida do cinema, Mary Poppins (Julie Andrews, vencedora do Oscar) chega com seu guarda-chuva voador a Londres de 1910 para ajudar a cuidar dos filhos de um banqueiro rígido. Com poderes mágicos e muita música, ela transforma a rotina da família. O filme de 1964 ganhou uma sequência em 2018, "O Retorno de Mary Poppins", com Emily Blunt no papel da governanta mágica, e ainda cantante. Na continuação, ela ajuda os filhos de Michael Banks, personagem que era uma das crianças no original.

Para completar a fartura relacionada à trama, há também na mesma Disney+ "Walt nos Bastidores de Mary Poppins", drama que mostra como Walt Disney (Tom Hanks) convenceu a escritora P.L. Travers (Emma Thompson) a autorizar uma adaptação para sua história, que tem tons autobiográficos.

Disponível na Disney+ ("Mary Poppins", 139 min; "O Retorno de Mary Poppins", 130 min; e "Walt Disney nos Bastidores de Mary Poppins", 125 min.)

Nanny (novidade)

Com toques de terror, este filme que chegou diretamente no streaming em dezembro tem como protagonista Aisha (Anna Diop), uma imigrante senegalesa que vai trabalhar de babá para uma rica família de Nova York. Enquanto tenta juntar dinheiro para trazer seu filho, que está na África, ela começa a ser afetada por uma espécie de força maligna.

Disponível no Prime Video (99 min.)

A atriz senegalesa, Anna Diop, durante a estreia de "Nanny", em 2022. Diop é uma mulher negra retinta e está usando um vestido de festa na cor rosa. O cabelo dela está liso e ela sorri ao lado do cartaz de divulgação do filme.
A atriz senegalesa, Anna Diop, durante a estreia de "Nanny", em 2022 - Valerie Macon/AFP

Servant (novidade, 4ª temporada)

A série começa com um casal da Filadélfia enfrentando uma tragédia pessoal, a morte do filho recém-nascido, Jericho. Sem aceitar a perda, Dorothy (Lauren Ambrose), a mãe, cria um boneco como se ainda fosse o filho vivo. Para ajudar a mulher, o marido embarca no jogo. Eles contratam então a jovem religiosa e misteriosa Leanne (Nell Tiger Free) como babá. Ainda no primeiro episódio, um bebê ressurge inexplicavelmente no lugar do boneco, alimentando suspeitas do marido e do cunhado (Rupert Grint, o amigão do Harry Potter) em relação à babá. A segunda temporada dá uma guinada e elementos de fanatismo religioso e até bruxaria entram em cena. A nova temporada terá um episódio lançado por semana e termina só em março.

Disponível na Apple TV+ (4 temporadas, 40 episódios)

Tully

O filme resgata a parceria do diretor Jason Reitman com a roteirista Diablo Cody (mesma do sucesso "Juno") para contar a história de uma mãe de dois filhos que acaba de dar à luz ao terceiro. Sugada pelo cotidiano e sem ajuda do marido simpaticão (que trabalha de dia e joga videogame à noite), ela recebe um presente do irmão endinheirado, uma babá noturna. A ideia esquisita aos poucos faz reacender o brilho da mãe.

Disponível na HBO Max (96 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.