Descrição de chapéu
mostra de cinema

Mostra na Cinemateca registra os diferentes cinemas do ano de 1973

Retrospectiva celebra os 50 anos de produções do começo da década de 1970, de clássicos mundiais a pérolas nacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 1973, Geraldo Sarno dirigiu pela primeira vez um filme de ficção, com produção de Thomaz Farkas: "O Picapau Amarelo". O filme não foi bem recebido, talvez porque Sarno e Farkas fossem especialistas, até então, em documentários. Mas como seria revê-lo, para os que o viram então? E como seria vê-lo pela primeira vez, 50 anos depois?

Nesse meio tempo, entre outras, Monteiro Lobato passou de maior escritor infantil brasileiro a ser discutido como um infame racista. E Sarno fez outras incursões importantes no campo ficcional. Como avaliar ou reavaliar seu primeiro trabalho?

Cena de 'O Exorcista', presente na mostra '1973' da Cinemateca Brasileira - Acervo Cinemateca Brasileira/Divulgação

"O Anjo Loiro", ao contrário, fez barulho. O segundo filme de Alfredo Sternheim, um dos primeiros a lançar Vera Fischer, o anjo da história, como atriz, transpunha o clássico "O Anjo Azul", que lançara Marlene Dietrich em 1931. Como será revisto em 2023? E a "Super Fêmea", de Anibal Massaini, que fez fortuna usando a fama —e o corpo, claro— da ex-miss Brasil?

Cada filme da mostra "1973 – 50 Anos Depois", na Cinemateca Brasileira, pode ter uma história semelhante. São no total 40 filmes, sendo 18 estrangeiros e 22 brasileiros —o que inclui quatro curtas— selecionados pelo curador Paulo Sacramento, menos com o objetivo de buscar "os melhores" do ano do que oferecer uma amostra das diversas maneiras de produzir e entender o cinema na época.

No setor brasileiro, ninguém deve esperar uma obra-prima de "A Virgem e o Machão". Seu diretor, J. Avelar, não é outro senão José Mojica Marins, impedido pela censura da época de fazer filmes de seu Zé do Caixão. Mas Mojica é sempre Mojica e, apesar do deslocamento, pode-se esperar um filme surpreendentemente vivo.

Em um momento em que os filmes populares brasileiros já começavam a se afirmar, duas mulheres surgiam na direção: Teresa Trautman, com o ousado "Os Homens que Eu Tive" e Lenita Perroy com "Mestiça".

Entre as comédias, nenhuma se destacou mais que "Vai Trabalhar, Vagabundo, de Hugo Carvana. A sexualidade já era uma questão que chegava às camadas populares de espectadores, como atesta "Sob o Domínio do Sexo", de Tony Vieira. Mas também já se aproveitavam as rebarbas do faroeste spaghetti, como atesta "Trindad É Meu Nome", de Edward Freund.

O setor estrangeiro sugere encontros ou reencontros com obras-primas até hoje incontestáveis, como o espanhol "O Espírito da Colmeia", de Victor Erice, ou, um pouco menor, o "Ana e os Lobos", de Carlos Saura.

Outros filmes darão lugar a revisões. Afinal, "O Exorcista", de William Friedkin, continua sendo a maravilha de horror que aterrorizou as pessoas em 1973? E "Caminhos Perigosos", que —com modéstia— abriu passagem para Martin Scorsese se afirmar como um dos grandes de sua geração?

George Roy Hill não teve a mesma sorte. Embora "Golpe de Mestre" tenha sido saudado como uma grande comédia de seu tempo e lhe valido o Oscar de melhor direção, o conjunto de sua carreira não chegou a produzir uma obra regular ou um olhar pessoal.

Talvez seja importante notar que, no setor externo, observava-se um mundo em plena crise —com a guerra no Vietnã dando as cores. Filmes como "O Exorcista", "Caminhos Perigosos", "Golpe de Mestre", respondem, de maneiras diferentes, a essa crise nos Estados Unidos.

Na Europa, a Espanha de Erice e Saura é um país que ainda trata as feridas da Guerra Civil e já anuncia o fim da ditadura franquista.

Mas "A Comilança", de Marco Ferreri, não daria conta de um mal-estar que também assola a Europa? Ressurgindo depois de alguns projetos fracassados, Orson Welles questionava o ilusionismo cinematográfico em "É Tudo Verdade".

Já François Truffaut o punha em destaque e de certo modo fazia do cinema uma espécie de oásis liberto dos problemas do mundo. Uma briga violenta provocada por Jean-Luc Godard a propósito deste filme separaria até a morte dos amigos inseparáveis dos tempos da nouvelle vague. Já "Amarcord" será ainda outra manifestação do "universo felliniano" de memória e fantasia.

Certamente não são apenas esses os filmes interessantes de uma programação que segue de 26 de julho a 6 de agosto, com filmes de quarta a domingo.

Convém, no entanto, chamar a atenção para o curta "A Alma do Olho", de Zozimo Bulbul, surpreendente e talvez pioneira manifestação do cinema negro no Brasil, realizado pelo importante ator, que será exibido numa sessão de curtas com trabalhos, também, de Ugo Giorgetti, Jairo Ferreira e Antonio Manuel.

É de notar que, nos filmes brasileiros, a política é sempre, no máximo, uma presença lateral. 1973 foi um desses anos de ouro da ditadura brasileira, com censura, tortura, repressão em geral dando o tom.

A sala de cinema não deixava de ser um bom modo de escapar do chumbo grosso dessa era. A sala da Cinemateca não deixará de ser um bom lugar para exorcizá-la com a mesma veemência como o exorcista de Friedkin expulsa seus demônios.

1973 - 50 Anos Depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.