Brasil falha em enfrentar privilégios do 1% e redistribuir renda, diz Pedro F. de Souza

Em episódio da série especial do podcast, sociólogo diz que desigualdade não deve ter queda acentuada na próxima década

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paraisópolis, em primeiro plano, e o bairro do Morumbi, em São Paulo Lalo de Almeida - 30.mai.19/Folhapress

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

O futuro da desigualdade no Brasil é o tema do quarto episódio da série especial do Ilustríssima Conversa que discute o que vem pela frente em questões importantes da conjuntura atual.

Desde agosto, o podcast está recebendo intelectuais e pesquisadores para discutir, em um episódio extra por mês, o que eles veem como tendências em suas áreas de atuação nas próximas décadas. As conversas com autores que estão lançando obras de não ficção continuam a ser publicadas normalmente a cada duas semanas.

O convidado deste episódio, Pedro H. G. Ferreira de Souza, é doutor em sociologia pela UnB (Universidade de Brasília) e autor de "Uma História da Desigualdade: a Concentração de Renda entre os Ricos no Brasil (1926-2013)" (Hucitec), vencedor de dois prêmios Jabuti em 2019 (Melhor livro do ano e Melhor livro na categoria humanidades).

A obra, resultado de sua tese de doutorado, jogou um novo olhar sobre a fatia da renda nacional apropriada pelos mais ricos e causou surpresa ao apontar que, desse ponto de vista, não houve grandes transformações nas últimas décadas.

Pedro H. G. Ferreira de Souza, doutor em sociologia pela UnB, durante mesa-redonda da Feira do Livro, no estádio do Pacaembu, em São Paulo - Bruno Santos - 9.jun.22/Folhapress

Na entrevista, o pesquisador diz que houve aumento da desigualdade de renda durante as ditaduras que o país viveu, mas que os períodos democráticos não tiveram eficácia semelhante na direção contrária, falhando em enfrentar a concentração de renda no topo da pirâmide.

O convidado também apontou medidas que podem contribuir para o Brasil ser menos desigual e discutiu os entraves políticos que dificultam o combate dos privilégios do 1% ou do 5% mais rico do país.

O Brasil não é o Brasil por acaso. Não é à toa que a desigualdade é alta aqui há tanto tempo. Muita coisa diferente tem que acontecer para que o Brasil possa um dia chegar onde a França está: ter uma população muito mais educada, com certeza, mas várias políticas públicas têm que ser diferentes e vários privilégios têm que ser eliminados. Qualquer mudança que a gente fizer, a gente basicamente vai estar dando um passo na margem, fazendo uma melhora que não vai ser estrondosa, mas vai ser positiva. [...] Se a gente tiver muita sorte e conseguir impedir contra-ataques e o toma lá dá cá, natural de toda democracia, talvez daqui a muito tempo a gente consiga estar bem melhor

Pedro H. G. Ferreira de Souza

doutor em sociologia pela UnB (Universidade de Brasília)

Para se aprofundar

Artigos citados no episódio

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Os episódios da série especial do Ilustríssima Conversa

Podcast discute o que vem pela frente em questões importantes da conjuntura atual

  1. O futuro da globalização, com Oliver Stuenkel

    Professor de relações internacionais diz que relação entre EUA e China vai piorar bastante

  2. O futuro da política ambiental do Brasil, com Suely Araújo

    Ex-presidente do Ibama afirma que reeleição de Bolsonaro será caos para o meio ambiente

  3. O futuro da Amazônia, com Ane Alencar

    Geógrafa destaca mercado ilegal de terras como motor do desmatamento

  4. O futuro da desigualdade no Brasil, com Pedro Ferreira de Souza

    Sociólogo diz que Brasil falha em enfrentar privilégios do 1% mais rico e redistribuir renda

Já participaram do Ilustríssima Conversa Celso Rocha de Barros, que falou sobre a história e os desafios futuros do PT, Christian Lynch, autor de livro sobre Bolsonaro e o populismo, Juliana Dal Piva, repórter que vem investigando suspeitas de corrupção da família Bolsonaro, Viviane Gouvêa, que discutiu a história da violência estatal contra grupos marginalizados, Esther Solano, socióloga que discutiu o que pensam as mulheres bolsonaristas moderadas, Vagner Gonçalves da Silva, antropólogo que pesquisa as mitologias de Exu, Marcos Nobre, que denunciou o projeto golpista de Bolsonaro, Jean Marcel Carvalho França, pesquisador da história da maconha no Brasil, Vincent Bevins, autor de livro sobre massacres da esquerda durante a Guerra Fria, Rodrigo Nunes, que discutiu as raízes do bolsonarismo, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.